Como aumentar a receita dos seus Cursos usando um Marketplace

Por: Luis Ribeiro . Publicado em:26/10/2018

Marketplace

Você é uma escola técnica, ou simplesmente atua de alguma maneira na sua empresa formando alunos através de cursos presenciais, cursos online, ou algum tipo de treinamento e capacitação de profissionais?

Provavelmente esses alunos saem muito mais preparados para atender os clientes deles depois de adquirir todo o conhecimento e prática que você ensina nas suas formações, correto? Ou caso seu foco sejam colaboradores de empresas, ou profissionais buscando uma vaga no mercado de trabalho, esses alunos saem mais qualificados para serem contratados, concorda?

Mas será que esses profissionais estão conseguindo alcançar esses potenciais clientes? As pessoas e empresas estão conhecendo os seus alunos? Se os alunos que você formou não tiverem contato com o mercado, a sua formação pode não ser aplicada da maneira como você gostaria, e todo o aprendizado adquirido pode ser inclusive perdido.

Agora imagine reunir todos os seus alunos em um único lugar online, prontos para serem contratados por clientes, sejam empresas ou pessoas físicas, dispostas a pagar para ter o serviço que você ensinou os seus alunos a aprimorarem. Ou um lugar onde empresas podem selecionar profissionais qualificados para suas vagas de emprego.

Esse lugar online que pode agrupar todos os seus alunos de forma única como uma vitrine de profissionais, e facilitar a contratação dos potenciais clientes se chama Marketplace de Serviços, que é o mesmo modelo de negócios usado pelo Uber, Airbnb, GetNinjas, e que agora pode ser aplicado na sua empresa.

E o mais interessante desse modelo é que ele pode ser uma nova estratégia de monetização, aumentando o faturamento da sua empresa. Ficou curioso? Então acompanhe o raciocínio.

Obs: caso ainda não saiba como funciona um Marketplace, clique aqui.

 

Como organizar seus alunos em um Marketplace

Sabe aqueles murais de vagas colados na sua escola técnica, ou aqueles anúncios de oportunidades de negócios que você divulga pontualmente, de forma manual e pouco estruturada para os seus alunos, quando um potencial cliente te procura?

Então, esse processo não precisa mais ser manual, demorado e ainda apenas um custo de tempo seu e da sua equipe. Você pode monetizar essas oportunidades de negócios e demandas de potenciais clientes que já procuram a sua escola ou curso, usando uma plataforma de marketplace exclusiva para a sua empresa.

Nesse marketplace, cada aluno formado poderá cadastrar seu perfil, suas habilidades, seu portfólio, e sua agenda se for o caso de uma prestação de serviços que exige uma reserva de horário, e com isso, divulgar seus serviços e experiência para potenciais clientes ou empresas dispostas a contrata-lo.

É como se a sua empresa estivesse criando um LinkedIn do seu nicho de mercado, ou um GetNinjas, específico para contratar os profissionais que você já forma, e que agora querem alcançar novas oportunidades de negócios e de trabalho.

E o interessante é que você já tem o acesso aos contatos de todos os alunos que formou, e a confiança deles, não é verdade? Então basta convidá-los a aderir a sua própria plataforma de Marketplace, que pode ser lançada de forma simples e rápida.

Caso tenha interesse em saber como criar seu próprio Marketplace, agende uma conversa com um consultor especialista do Ideia no Ar.

Pronto. Agora que os alunos já estão cadastrados na sua plataforma de Marketplace, você já tem a oferta. Agora você precisa apenas atrair a demanda de potenciais clientes para esse lugar único, onde eles vão encontrar seus alunos.

Como você já tem reconhecimento no seu nicho de mercado, e potenciais clientes já te procuram para contratar seus alunos, fica mais fácil atrair a demanda de clientes. Você pode comunicar via e-mail marketing, Facebook, e até mesmo incluir links no seu site e blog que levem potenciais clientes para o seu Marketplace de alunos formados. Mas caso queira descobrir mais ideias de como atrair clientes veja esse artigo aqui.

 

Como monetizar a sua rede de alunos formados com o Marketplace

Agora que você já entendeu como organizar os seus alunos formados em um Marketplace, e tem a estratégia de como atrair clientes finais, só falta entender como isso tudo fará sua empresa aumentar a receita e monetizar essa base de alunos formados.

Para isso, tem algumas formas que são possíveis nesse tipo de negócio e mercado:

Cobrança de Mensalidade do Profissional: Como a sua plataforma de Marketplace será um lugar onde seus alunos poderão receber oportunidades contínuas de novos clientes buscando os serviços deles, ou de empresas buscando contrata-los, é possível você cobrar uma mensalidade acessível, como R$29 à R$79 por mês, para que esse profissional tenha acesso à essas oportunidades e visibilidade da sua experiência e portfólio.

O interessante desse modelo é que você já cobra uma mensalidade para seus cursos correto? Então agora poderá continuar cobrando uma mensalidade mesmo após a conclusão do curso, por esse benefício extra que será ofertado de maneira contínua.

Presumindo que você forme dezenas (ou centenas) de novos alunos por mês, conseguiria alcançar uma nova receita potencial no seu negócio, de forma escalável.

Comissão sobre Contratações dos Serviços: Outra forma é você cobrar uma comissão sobre cada contratação que acontecer através do seu Marketplace de alunos. Imagine que você forma por exemplo profissionais de marketing digital, e o cliente faz o orçamento e contratação online de um serviço de redes sociais no valor de R$1.000. Como o pagamento pode acontecer online pela plataforma, com o uso de um Gateway com Split de Pagamento integrado, você pode reter uma comissão de 15% à 25% sobre esse valor transacionado, ficando com R$150 à R$250 por negócio intermediado.

Agora multiplique esse valor médio de contratação e de comissão recebida pela quantidade de alunos que você já formou, estimando que eles sejam contratados ao menos 1 vez por mês usando a sua plataforma de Marketplace. Viu quanto de receita potencial você pode gerar com pouco esforço?

Essas são as formas mais comuns de monetizar o seu Marketplace de alunos, mas existem outras como Publicidade ou então cobrar uma mensalidade do contratante, caso seja uma empresa que precisa encontrar novos profissionais para as suas vagas de emprego de maneira constante e rápida.  

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Como implantar uma Plataforma de Marketplace no meu Curso

Bem, nesse ponto do artigo acredito que você entendeu o tamanho da oportunidade que é monetizar a sua base de alunos formados, para continuar agregando valor para eles, fazendo com que a sua formação seja ainda mais útil na vida profissional deles, e por consequência, gerar mais receita para a sua empresa.

Caso tenha visto que a sua empresa se encaixa nesse modelo de negócios, e queira receber uma ajuda gratuita de um dos nossos consultores especialistas para implantar um Marketplace no seu negócio, marque uma reunião aqui.

Luis Ribeiro

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