Introdução
Se você teve a ideia de criar um marketplace próprio, provavelmente surgiu a dúvida: quem vai desenvolver essa plataforma? Será que existe uma plataforma de marketplace pronta para me ajudar?
Isso acontece porque a maioria dos empreendedores não são desenvolvedores, e nem precisam ser. O seu foco deve estar na estratégia e execução do negócio, e não no desenvolvimento da tecnologia.
Ou seja, criar uma plataforma do zero não é a melhor opção. Afinal, não vale a pena gastar tempo e dinheiro para reinventar a roda. O custo de desenvolvimento varia, mas pode ultrapassar R$60 mil e durar pelo menos seis meses.
Por isso, é muito mais vantajoso você usar uma plataforma de marketplace pronta e lançar rápido, com um investimento mais acessível.
Neste artigo, vamos te mostrar quais são as principais plataformas de marketplace do mercado. Você vai conhecer os pontos positivos e negativos de cada uma, para escolher a que se encaixa melhor no seu negócio.
Perfis de cliente em um marketplace
Antes de escolher a sua plataforma de marketplace, você precisa saber qual tipo de marketplace deseja criar. Para isso, o primeiro passo é definir qual será o seu mercado ou perfil de cliente. Vamos lá?
Marketplace B2C
A plataforma de marketplace B2C, ou Business to Consumer, é o tipo mais comum do mercado. Nele, as transações acontecem de empresas direto para os consumidores finais.
Por exemplo, Americanas, Magazine Luiza e Dafiti utilizam esse modelo. Além disso, marketplaces de serviços bem populares, como Airbnb e Uber, usam a lógica B2C.
A vantagem desse modelo é suprir a demanda de nichos de mercado que não estão sendo bem atendidas. Para isso, é preciso focar na experiência do cliente e na confiança.
Mas, as plataformas de marketplace B2C geralmente apresentam um ticket médio mais baixo. Ainda, enfrentam uma concorrência acirrada, por causa das grandes plataformas já consolidadas.
Marketplace B2B
No marketplace B2B, ou Business to Business, as transações são realizadas de empresa para empresa. Por exemplo, como fazem o Elo7 e o Alibaba.
Inclusive, há muito espaço para empreender nesse ramo no Brasil! Em dois anos, o número de startups B2B dobrou, segundo a ABStartups.
A grande vantagem do modelo é o ticket médio alto. Isso porque as empresas normalmente têm mais orçamento do que pessoas físicas. Além disso, por ser um nicho mais específico, é possível fazer ações de marketing e vendas mais assertivas.
Marketplace C2C
Em uma plataforma de marketplaces C2C, as transações ocorrem de consumidor para consumidor. Mercado Livre, Enjoei e OLX são alguns casos de sucesso desse ramo.
Geralmente, as plataformas C2C oferecem produtos usados. Dessa forma, qualquer pessoa física pode empreender online, com base na Economia Compartilhada.
Esse modelo tem uma boa adesão, mas exige um investimento mais elevado. Porém, no longo prazo, uma plataforma de marketplace C2C pode ser bastante rentável.
Esses são os perfis de clientes mais comuns em um marketplace. Porém, ainda existem vários tipos, como B2E (Business to Employee) ou B2B2C (Business to Business to Consumer).
Dica: Conheça todos os perfis de cliente para marketplaces neste artigo aqui.
Modelos de negócios para marketplace
Depois de escolher qual perfil de cliente você irá atender, é hora de definir o seu modelo de negócios.
Basicamente, existem marketplaces de produtos e marketplaces de serviços. Dentro dessas duas categorias, há diferentes modelos de negócios.
1. Marketplace de produtos
Os marketplaces de produtos são os mais comuns. Inclusive, muitos dos grandes varejistas brasileiros atuam com esse modelo. Via Varejo e B2W Digital são alguns exemplos.
Marketplace de produtos físicos
Tais plataformas de marketplace oferecem produtos físicos. Então, mesmo que a negociação aconteça online, os itens são entregues aos clientes presencialmente.
Marketplace de produtos digitais
Existem também plataformas que vendem apenas produtos virtuais. Por exemplo, games, e-books ou cursos à distância.
2. Marketplace de serviços
Já os marketplaces de serviços conectam clientes com prestadores de serviço. Como exemplo, podemos citar as plataformas Uber, Airbnb e GetNinjas.
Marketplace de serviços por orçamento e negociação
Nesse modelo de marketplace o prestador de serviços cadastra seu perfil e portfólio. Quando ele recebe o contato de um possível cliente, é feita uma negociação para acertar detalhes como orçamento, prazo e preço.
Marketplace de agendamento de serviços
Nesse modelo de marketplace, o cliente agenda um um horário para receber o serviço. Isso gera praticidade para os consumidores em diversos nichos, desde o mercado da beleza até a área da saúde, por exemplo.
Marketplace de aluguel de espaços ou produtos
Uma plataforma de marketplace de aluguel usa os princípios da Economia Compartilhada. Ela também pode ser utilizada em vários nichos, como o aluguel de equipamentos, máquinas, espaços físicos, brinquedos ou jogos.
Marketplace de venda de leads
Nesse modelo, o prestador de serviços adquire um pacote de créditos. Tal pacote corresponde a uma quantidade de leads (contato com potenciais clientes) que o vendedor quer obter. Após usar os créditos, os contatos da pessoa são liberados, para o vendedor entrar em contato e tentar realizar uma venda.
Principais exemplos de plataforma de marketplace
Ideia no Ar
O Ideia no Ar é uma solução completa, que permite lançar de forma simples, rápida e escalável. A empresa oferece diferentes tipos de plataforma para todos os nichos de mercado. Olha só:
Vantagens:
- Ideal para qualquer modelo de marketplace, seja B2C, B2B, B2C ou C2C.
- Oferece tanto plataformas de produtos quanto de serviços, incluindo todos os modelos de negócios (venda de produtos, serviços por orçamento, agendamento de serviços, aluguel de produtos/espaços, venda de leads).
- Além da plataforma, o Ideia no Ar oferece o serviço de Sucesso do Cliente, com consultorias personalizadas para impulsionar a estratégia do seu negócio.
- WebApp, que permite aos usuários acessar o marketplace como um aplicativo no celular.
- Painel de customização, para a personalização da sua plataforma, permitindo que você possa lançar seu marketplace mais rápido, em menos de 1 mês.
- Pagamento em garantia, ou seja, repasse do pagamento ao vendedor apenas após a entrega do serviço ou produto.
- Central de suporte com atendimento para a resolução de problemas, e conteúdos exclusivos para os empreendedores aumentarem suas chances de sucesso.
- Serviço de Implantação, que ajuda o cliente em todas as etapas do lançamento do marketplace, sem depender de programadores, designers e nenhum conhecimento técnico.
- Oferece como opção um plano de aquisição da plataforma, com licenciamento do código fonte. Assim, o(a) empreendedor(a), principalmente de startup, tem autonomia total na plataforma.
- Especialista em atender empreendedores que buscam expandir seus negócios de forma escalável. Ou, empresas que desejam criar uma spin-off e inovar o seu modelo de negócios usando o marketplace como estratégia.
Desvantagens:
- Não é indicada para empreendedores que desejam apenas criar um MVP da sua startup, e validar uma ideia de negócio em fase inicial. Afinal, existem até soluções gratuitas para esse objetivo.
- Tem um contrato mínimo, no caso de aluguel da plataforma. Ou, um investimento único para aquisição, no caso de compra da plataforma. Isso porque fornece um serviço diferenciado de implantação e acompanhamento do sucesso do cliente.
- Tem como pré-requisito você ter planejado minimamente o seu modelo de negócios, para que possa aproveitar ao máximo a plataforma de marketplace.
- Exige uma reunião de análise inicial do seu negócio. Nela, o seu modelo de negócios é avaliado, e é feito um orçamento personalizado, conforme sua necessidade.
- Resumindo, se você empreendedor(a) quer lançar uma plataforma de marketplace e expandir a sua operação, sem se preocupar com a tecnologia, o Ideia no Ar é a escolha mais adequada.

SMPlaces e N2NVirtual
As plataformas SMPlaces e N2NVirtual têm características muito similares, e por isso a analisamos em conjunto.
Elas são indicadas para quem quer empreender um Marketplace de Produtos B2C ou C2C. Isso porque são plataformas que nasceram do e-commerce tradicional, que vende produtos físicos.
Apesar do preço acessível, elas não conseguem oferecer acompanhamento e suporte tão constantes.
Vantagens:
- Mensalidade acessível
- Não há fidelidade ou um período mínimo de contrato
- Indicadas para empreendedores que desejam criar um MVP rápido e barato.
Desvatangens:
- Não há auxílio para você implantar sua plataforma. Então, se é a sua primeira plataforma de marketplace, você pode cometer alguns erros, que poderiam ser evitados com a orientação de um especialista.
- O preço baixo não permite um suporte técnico ou acompanhamento próximo do cliente. Por isso, caso tenha problemas, dúvidas ou sugestões, o atendimento é menos personalizado.
- O foco são apenas marketplaces de produtos. Não são especializadas em outros modelos de negócio, como marketplaces de serviços ou B2B para orçamento/negociação de Produtos.
- Cobram uma porcentagem sobre as suas transações e faturamento, além da taxa que você já tem que pagar para o Gateway de Pagamento. Ou, cobram por quantidade de visitantes/vendedores/produtos cadastrados.
ToroMarketplace e Flexy
As plataformas Toro Marketplace e Flexy também são similares, tanto no preço quanto nas funcionalidades.
Do mesmo modo que a N2NVirtual e a SMPlaces, elas foram criadas do e-commerce tradicional. A Toro é baseada em Magento, que é uma plataforma grátis e open source de e-commerce. Já a Flexy é focada em comércio eletrônico de produtos.
Vantagens:
- Maior personalização do layout, pois pode ser criado do zero
- Suporte mais próximo, pois tem um investimento mensal mais alto.
- São especialistas em plataforma de marketplace de produtos físicos para B2C e C2C.
Desvantagens:
- Não são recomendadas para marketplace de serviços ou de produtos B2B por orçamento/negociação.
- Tem um contrato mínimo e uma taxa mais alta de implantação, porque o layout é criado do zero.
- O prazo para implantação é mais alto, pois o layout e outras configurações podem demorar para serem concluídas.
- Cobram uma porcentagem sobre as suas transações e faturamento, além da taxa que você já tem que pagar para o Gateway de Pagamento. Ou, cobram por quantidade de visitantes/vendedores/produtos cadastrados.
Conclusão
Neste artigo, citamos as principais plataformas de marketplace do mercado. Ainda, mostramos as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
Na hora da escolha, é importante avaliar o suporte, as ferramentas, os preços e taxas, e os modelos oferecidos.
Além disso, a melhor escolha é optar por alguma plataforma pronta, em vez de contratar um programador para desenvolver o marketplace do zero.
Isso porque tal tipo de solução já oferece todas as funcionalidades que você precisa. Assim, a tecnologia fica nas mãos de quem é especialista, enquanto você foca em conquistar clientes e fazer o negócio crescer.
Quer entender melhor como funciona uma plataforma de marketplace? Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.
