Plataforma de Marketplace: Como escolher a melhor para o seu negócio

Por: Luis Ribeiro . Publicado em:19/10/2018

Marketplace

Introdução

Se você teve a ideia de criar o seu próprio Marketplace, provavelmente surgiu a dúvida: quem vai desenvolver essa plataforma? Será que existe uma plataforma de marketplace pronta para me ajudar?

Isso acontece porque a maioria dos empreendedores não são desenvolvedores, e nem precisam ser. O seu foco deve estar na estratégia e execução do negócio, e não no desenvolvimento da tecnologia.

Ou seja, criar uma plataforma do zero não é a melhor opção. Afinal, não vale a pena reinventar a roda e gastar muito tempo e dinheiro desenvolvendo do zero. O custo de desenvolvimento varia, mas pode ficar mais de R$60 mil, durando pelo menos 6 meses. 

Sabendo de tudo isso, é muito mais vantajoso você usar uma plataforma de marketplace pronta e pagar um investimento acessível, não é mesmo?

Por isso, neste artigo vou te mostrar quais são as principais Plataformas de Marketplace do mercado. Você vai conhecer os pontos positivos e negativos de cada uma, para escolher a que se encaixa melhor no seu negócio.


Qual Tipo de Marketplace você quer lançar?

Primeiramente, você precisa saber qual tipo de marketplace quer criar. Defina se será um marketplace de produtos ou de serviços. Depois, é necessário decidir se o mercado será:

Também é importante avaliar a viabilidade do negócio, para estimar o potencial de rentabilidade. Assim, você saberá se definiu um bom nicho de mercado.

Depois de muita experiência lançando negócios digitais, nós vimos que o Marketplace de Serviços tem um potencial de retorno sobre o investimento em menor tempo. Esse mercado é um oceano azul, isto é, tem baixa concorrência, pois existem poucos negócios desse tipo.

Além disso, se você já tem uma empresa ou experiência em vendas, considere abrir um Marketplace B2B. Normalmente, esse público tem um ticket médio mais alto e maior frequência de compras. Em busca dos melhores fornecedores, as empresas também precisam de agilidade na comparação de orçamentos. E tudo isso pode ser oferecido por um Marketplace B2B.

Agora que você já definiu o seu modelo de negócios, vamos às opções de Plataforma de Marketplace.

Ideia no Ar 

Se você decidiu abrir uma Plataforma Marketplace de Serviços ou uma Plataforma Marketplace B2B para Orçamento e Negociação de Produtos, a solução do Ideia no Ar é a opção que melhor se encaixa, pois se especializou nesse tipo de marketplace.

Vantagens:

Desvantagens:

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SMPlaces e N2NVirtual

As plataformas da SMPlaces e N2NVirtual tem características muito similares, e por isso podem ser comparadas em conjunto.

Essas são soluções indicadas para quem busca empreender um Marketplace de Produtos B2C ou C2C. Isso porque são plataformas que nasceram do e-commerce tradicional, que vende produtos físicos.

Dessa forma, as duas plataformas são boas opções se você busca retorno a longo prazo. E, se tem experiência e fluxo de caixa para lidar com os desafios do e-commerce de produtos. Por exemplo, gerenciar os riscos de fraude, chargeback e devolução de produtos, que exige altos custos de investimento na sua operação.

Vantagens:

Desvatangens:

ToroMarketplace e Flexy

As plataformas da Toro Marketplace e da Flexy também são similares, tanto no preço quanto nas funcionalidades.

Do mesmo modo que a N2NVirtual e a SMPlaces, elas foram criadas do e-commerce tradicional. A Toro é baseada em Magento, que é uma plataforma open source de e-commerce. Já a Flexy é focada em comércio eletrônico de produtos.

Vantagens: 

Desvantagens:

Conclusão

Neste artigo, citamos as principais Plataformas de Marketplace do mercado. Ainda, explicamos que em vez de desenvolver uma plataforma do zero, é mais eficaz usar uma plataforma de marketplace pronta

Isso porque tal tipo de solução já oferece todas as funcionalidades que você precisa. Assim, a tecnologia fica nas mãos de quem é especialista, enquanto você foca em conquistar clientes e fazer o negócio crescer. 

Uma dica final é: analise se o seu mercado trará rentabilidade no tempo desejado. Avalie se vale a pena permanecer neste nicho ou optar por um Marketplaces de Serviços ou Marketplaces B2B. Essas duas alternativas são um oceano azul, e possuem potencial maior de faturamento em menos tempo. 

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