Quase todas as maiores e melhores empresas do mundo possuem uma característica em comum: investem pesado em inovação. Uma das melhores estratégias a qual as organizações podem recorrer para inovar de maneira assertiva são projetos de Open Innovation.
Neste conteúdo, vamos falar sobre Open Innovation. O que é isso, como funciona, quais as suas vantagens e que passos precisam ser dados para que uma empresa possa investir em inovação aberta. Para ficar por dentro, acompanhe conosco!
Sumário
1- O que é Open Innovation?
2- Diferença entre inovação aberta e inovação fechada
3- Princípios da Inovação Aberta
4- Vantagens da Open Innovation
5- Como aplicar a Open Innovation?
6- Exemplos de Open Innovation
7- Open Innovation e Marketplaces
8- Conclusão
O que é Open Innovation?
Open Innovation (Inovação Aberta em Português) é um modelo de negócios em que uma empresa se une e colabora com terceiros, como clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes, para desenvolver e comercializar novos produtos e serviços.
A Inovação Aberta se baseia na crença de que a inovação não se limita aos recursos e capacidades internos de uma empresa que ideias e conhecimentos externos podem ser aproveitados para agregar valor à companhia e aos seus stakeholders. A inovação aberta pode assumir várias formas, que descreveremos ao longo deste conteúdo.
As startups são uma parte importante do ecossistema de inovação que envolve Open Innovation. Essas empresas, focadas em inovação, crescimento rápido e disrupção, são grandes candidatas para parcerias com grandes corporações.
Diferença entre inovação aberta e inovação fechada
Na inovação fechada, uma empresa conta com seus recursos internos e expertise própria para desenvolver novos produtos, tecnologias ou serviços. A equipe de pesquisa e desenvolvimento da empresa trabalha isoladamente, além disso, a organização comercializa suas próprias inovações.
Por outro lado, a inovação aberta envolve colaboração com partes externas, como clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes, para desenvolver novos produtos e serviços. Na inovação aberta, uma empresa pode alavancar conhecimento, experiência e recursos externos para acelerar a inovação de maneira mais eficiente.
Em síntese, a principal diferença entre inovação aberta e fechada é que a inovação aberta envolve colaboração com partes externas, enquanto a inovação fechada é focada em recursos e capacidades internas. Com isso, a inovação aberta permite que uma empresa acesse um conjunto mais amplo de ideias, perspectivas e habilidades, enquanto a inovação fechada pode limitar a capacidade de inovação de uma empresa, contando apenas com recursos internos, porém, tendo maior controle sobre o processo.
Princípios da Inovação Aberta
Atrelados a conceitos de constante aprimoramento, cooperação entre pares, desenvolvimento mútuo e evolução sustentável, a inovação aberta parte de alguns princípios:
- Olhar além da sua empresa: busque ideias e tecnologias fora da sua empresa, pois elas podem agregar e muito nos projetos de inovação.
- Use fontes externas de conhecimento: faça parcerias com organizações externas, incluindo clientes, fornecedores, universidades e instituições de pesquisa. Mesmo concorrentes diretos ou indiretos podem ser parceiros em projetos de inovação aberta com joint ventures.
- Seja flexível com a propriedade intelectual: desenvolva uma estratégia de gerenciamento de propriedade intelectual que permita colaborar com parceiros externos, mas sem deixar de proteger seus próprios interesses.
- Colaborar com outras pessoas: trabalhar com partes interessadas internas e externas para desenvolver soluções que atendam às necessidades de todas as partes.
- Crie uma cultura de inovação: é preciso desenvolver uma cultura de inovação entre a sua equipe. Promova uma cultura de inovação em sua companhia que incentive os funcionários a compartilhar ideias e assumir riscos.
- Esteja disposto a correr riscos: é impossível desenvolver inovação sem correr riscos. Abrace a experimentação e esteja disposto a correr riscos para criar inovações revolucionárias, mas com exposição calculada.
- Fique de olho nas tendências: mantenha-se atualizado com as tendências emergentes em seu setor e esteja aberto a novas ideias e abordagens.
- Medir e rastrear resultados: inovação aberta, para dar certo, precisa ser mensurável. Use métricas para rastrear o sucesso de suas iniciativas de inovação aberta e refinar sua abordagem ao longo do tempo.
Vantagens da Open Innovation
A inovação aberta tem várias vantagens que se aplicam tanto para grandes empresas, como para startups:
Para as grandes empresas
A inovação aberta fornece às grandes empresas acesso a conhecimento, experiência e recursos externos que talvez não tenham dentro de sua organização. Além disso, ao colaborar com parceiros externos, as grandes corporações compartilham os custos de P & D e reduzem suas despesas gerais de pesquisa e desenvolvimento.
Outra vantagem é que a inovação aberta pode ajudar grandes empresas a acelerar seu processo de inovação e trazer novos produtos e serviços ao mercado mais rapidamente, reduzindo o período de time-to market. Tudo isso ao mesmo tempo em que cria produtos e serviços inovadores que podem proporcionar uma vantagem competitiva no mercado.
Para as startups
Se as grandes empresas buscam ideias e recursos, as startups podem alavancar a inovação aberta para atrair financiamento de investidores externos e parceiros corporativos. Nessa troca de esforços entre startups e corporações, a inovação aberta fornece às startups acesso a expertise e recursos externos que podem ajudá-las a desenvolver seus produtos e expandir seus negócios.
Tudo isso sem falar que a colaboração com grandes empresas pode ajudar as startups a ganhar visibilidade e exposição no mercado. Programas de inovação aberta permitem às startups escalar para desenvolver e lançar novos produtos/serviços mais rapidamente, o que pode ajudá-las a se firmar no mercado e, quem sabe, se tornarem unicórnios.
Como aplicar a Open Innovation?
Para aplicar a inovação aberta, é muito importante que a sua empresa siga estas etapas:
- Identifique o problema ou a oportunidade: identifique a área de atuação da empresa na qual deseja concentrar seus esforços de inovação aberta.
- Defina o escopo da colaboração: determine o tipo e o nível de colaboração que deseja ter com parceiros externos, como clientes, fornecedores e instituições de pesquisa. É importante que tudo isso seja devidamente documentado.
- Identifique parceiros em potencial: identifique parceiros em potencial que tenham experiência, recursos e capacidades necessários para a colaboração. Isso pode ser feito por meio de parceiros de matchmaking, hubs de inovação ou editais abertos a interessados.
- Desenvolva uma estratégia de colaboração: desenvolva uma estratégia que descreva as metas, objetivos e resultados da colaboração, bem como as funções e responsabilidades de todas as partes envolvidas.
- Estabeleça canais de comunicação e colaboração: estabeleça canais de comunicação e colaboração com seus parceiros externos, como plataformas online, reuniões regulares e workshops conjuntos.
- Medir e rastrear resultados: use métricas para medir o sucesso de suas iniciativas de inovação aberta e refinar continuamente sua abordagem ao longo do tempo.
- Promova uma cultura de inovação: crie uma cultura de inovação em sua empresa que incentive os funcionários a compartilhar ideias e colaborar com parceiros externos para desenvolver novas soluções de forma orgânica.
Exemplos de Open Innovation
Veja aqui três bons exemplos de inovação aberta que podem servir de inspiração:
– LEGO Ideas: é uma plataforma online onde os fãs de LEGO podem enviar seus próprios designs para novos conjuntos de LEGO. Os conjuntos mais votados pela comunidade são considerados para produção pela LEGO. Esse é um caso no qual o parceiro de inovação aberta é o próprio cliente.
– Centro de Inovação Aberta da Samsung: é uma plataforma que conecta startups com as unidades de negócios da Samsung para desenvolver novas tecnologias e produtos. As startups podem alavancar os recursos e conhecimentos da Samsung, enquanto a Samsung obtém acesso a novas ideias e inovações.
– Connect + Develop da Procter & Gamble (P & G): O programa Connect + Develop da Procter & Gamble é uma plataforma de inovação aberta que convida parceiros externos a colaborar em novos produtos e tecnologias. O programa levou a várias colaborações bem-sucedidas, incluindo o desenvolvimento do Tide Pods, um produto popular de sabão em pó nos Estados Unidos, mas que também é vendido no Brasil.
Open Innovation e Marketplaces
Empresas de e-commerce e marketplaces usam a inovação aberta para desenvolver novos negócios e aprimorar seus resultados. Veja algumas formas pelas quais marketplaces podem usar Open Innovation de forma assertiva:
– Brainstorms: os marketplaces podem usar a inovação aberta para fazer brainstorm de novas ideias de produtos ou recursos de sua comunidade de usuários. Isso pode ajudar o mercado a entender melhor as necessidades e preferências de seus clientes, desenvolver produtos e recursos adaptados às suas necessidades.
– Parceria com fornecedores: marketplaces podem fazer parceria com fornecedores para desenvolver novos produtos ou melhorar os existentes. Ao colaborar com os fornecedores, os marketplaces podem acessar sua experiência, conhecimento e recursos para criar melhores produtos e serviços, além de aprofundar uma boa relação com os parceiros.
– Colaboração com startups: os marketplaces podem colaborar com startups para desenvolver novas tecnologias e modelos de negócios. As startups podem trazer novas ideias e perspectivas para o mercado e ajudar a impulsionar a inovação e o crescimento. Foi a partir de parcerias como essa, por exemplo, que o Mercado Livre foi desenvolvendo novas ferramentas, como o Mercado Pago e o Mercado Envios.
– APIs abertas: plataformas de marketplace podem fornecer APIs abertas que permitem aos desenvolvedores criarem aplicativos e serviços que se integram a elas. Isso pode ajudar a expandir o ecossistema dos marketplaces, além de criar novas oportunidades de inovação e crescimento para ambos os envolvidos.
Dica: Quer saber como criar um marketplace para qualquer modelo de negócio? Temos um e-book que vai te ajudar!
Conclusão
A Inovação Aberta é uma das formas pelas quais a sua corporação pode escalar o crescimento, desenvolver novos e melhores produtos ou serviços, aprimorar processos internos e estabelecer parcerias extremamente estratégicas. Toda empresa deveria, em alguma medida, investir em Open Innovation. Além de fazer bem aos envolvidos diretos, a inovação aberta também beneficia o ecossistema dos negócios.
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