Negócios digitais podem ter muito mais oportunidades ao atacarem um nicho de mercado específico. Embora pareça contraditório, pode ser mais lucrativo tornar o seu negócio mais direcionado do que abrangente. E neste conteúdo, nós iremos explicar a você porque isso acontece.
Quer entender melhor? Então, venha saber mais sobre nicho de mercado com a gente. Se você tem um negócio digital, esse conteúdo vai ser bastante útil para a realização do seu planejamento estratégico. Por isso, vem com a gente!
Sumário
1- O que é nicho de mercado?
2- Qual a importância de definir bem o nicho de mercado?
3- Tipos de nichos de mercado
4- Tendências de nicho de mercado digital em 2022
5- Como descobrir o seu nicho de mercado: passo a passo
6- Perguntas para encontrar o seu nicho de mercado
7- Como avaliar ideias de nicho de mercado
8- Cuidados ao escolher um nicho de mercado
9- Ferramentas para te ajudar a identificar seu nicho de mercado
10- Exemplos de nicho de mercado
11- Como dominar seu nicho de mercado e se tornar uma autoridade
12- Por que criar um marketplace de nicho?
13- Conclusão
O que é nicho de mercado?
Nicho de mercado nada mais é do que um segmento do mercado. Ou seja, um recorte dentro da totalidade do grupo de consumidores. Bem simples, né? Mas existem diversos fatores que são muito importantes na definição e na delimitação de um nicho de mercado.
É a razão do recorte que faz dos nichos de mercado algo muito estratégico. Diferentes empresas atacam nichos distintos, mas é muito comum que um mesmo consumidor faça parte de diversos nichos de mercado ao mesmo tempo.
Qual a importância de definir bem o nicho de mercado?
Mas você pode estar se perguntando: por que eu iria especificar o meu público-alvo? Não seria melhor simplesmente vender de tudo e considerar todas as pessoas como clientes em potencial? Na verdade, não, porque é impossível. Mesmo os maiores sites de vendas do mundo não conseguem cativar todos os nichos de mercado existentes.
A verdade é que o mercado consumidor é sempre muito plural. As pessoas são diferentes e é simplesmente impossível contemplar as necessidades de todos. Vamos ver mais a fundo:
Reduz a concorrência
Esse é um aspecto super importante. Quando você recorta um nicho de mercado para sua empresa, você reduz consideravelmente o número de empresas que disputam o mesmo mercado que você. E isso é importante porque pode aumentar o seu market share, trazendo mais oportunidades de venda. Em um mercado saturado de concorrência, o cliente sente-se confuso e pode se dissipar em diversas opções de oferta.
Traz um público mais qualificado
Esse também é um detalhe de grande relevância. Quem ataca um nicho de mercado, ao mesmo tempo, traz para si um público mais qualificado. Ou seja: pessoas dispostas a comprar mais vezes e a gastar mais dinheiro na sua empresa. Por serem muito abrangentes, muitos negócios acabam perdendo oportunidades de vendas de clientes que, apesar de estarem ali, não estão realmente interessados em fazer negócio.
Melhorar o ROI
Logo, se você passa a vender mais e gasta menos dinheiro de maneira desnecessária, isso aumenta o seu Retorno Sobre Investimento (ROI). Seu negócio se torna mais lucrativo e obtém mais chances de crescimento de maneira sustentável.
Tipos de nicho de mercado
Porém, como exatamente definir um nicho de mercado? Existem alguns critérios que podem ser bastante úteis. Veja só:
1. Nicho de mercado geográfico
Esse é fácil. O recorte geográfico de um nicho de mercado diz respeito ao local onde os clientes vivem. Se você opera em um marketplace de deliveries local de São Paulo capital, é muito improvável que seu negócio também atenda clientes no Rio. Mas mesmo alguns negócios digitais podem ter nicho geográfico. Por exemplo, um e-commerce de artigos de tradição gaúcha tem sua imensa maioria de clientes no sul do país.
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2. Nicho de mercado demográfico
Esse é um nicho de mercado baseado em características demográficas das pessoas. Elas podem compreender características como:
- Gênero
- Idade
- Classe socioeconômica
- Orientação sexual
- Profissão
- Grau de escolaridade
- Estado civil
3. Nicho de mercado psicográfico
A segmentação psicográfica do nicho de mercado tem mais a ver com a personalidade, os sentimentos e os pensamentos dos clientes. Apesar de bastante subjetivas, essas características também podem ser consideradas em grupos:
- Tipos de estilo de vida
- Personalidades
- Opiniões, interesses e atividades
- Atitudes
- Estilo de vida e status social
- Estado de espírito
4. Nicho de mercado por comportamento de consumo
Eis aqui um nicho de mercado também bastante pragmático em sua divisão. Tentamos cativar os clientes com base em seus hábitos de consumo. De certa forma, todos somos consumidores. Mas a maneira que consumimos é diferente. Olha só alguns nichos de mercado por comportamento de consumo:
- Clientes que compram com cartão
- Compradores que só compram a vista
- Clientes que contraem dívidas/endividados
- Compradores recorrentes
- Clientes de comportamento impulsivo
- Clientes austeros e planejados
5. Nicho de mercado por canal de consumo
Além do comportamento de compra em si, a segmentação de nicho por canal de compra também é muito útil. Veja os exemplos a seguir:
- Clientes que só fazem compras em lojas físicas
- Clientes que apenas compram pela internet
- Compradores que preferem o delivery à compra presencial
- Clientes que só utilizam serviços digitais
- Consumidores que vão a bancos e lotéricas e não usam fintechs
Tendências de nicho de mercado digital em 2022
Agora que você já sabe o que é nicho de mercado, a importância de ter um e os tipos existentes, chegou a hora de saber quais estão em alta (2022) e valem o seu investimento. Separamos os 5 principais nichos que estão decolando neste ano.
1- Bem-estar
A preocupação com a saúde aumentou significativamente nos últimos 2 anos, por conta da pandemia. Abaixo trouxemos algumas ideias para você investir nesse nicho:
- Exercício físico em casa;
- Gastronomia para quem tem restrições alimentares ou desejam ter uma alimentação mais saudável;
- Meditação, yoga, entre outras formas de cuidar do corpo e da mente.
2- Pets
Em 2021, esse nicho teve uma taxa de crescimento de 17,8% no Brasil, o que representa um faturamento de aproximadamente 32 bilhões de reais, segundo a pesquisa publicada no Monitor Mercantil. A expectativa é que em 2022 esse setor siga crescendo e, pensando em te ajudar, apresentamos algumas ótimas opções de investimento:
- Alimentação natural para pets;
- Adestramento;
- Acessórios personalizados.
3- Lazer
Em um mundo cada vez mais acelerado, com vários compromissos de trabalho, as pessoas estão sempre buscando formas de aliviar o estresse e curtir a vida. Veja alguns nichos que pode colocar os seus recursos:
- Produtos eletrônicos e acessórios;
- Massagens relaxantes e revitalizantes;
- Viagens.
4- Hobbies
Assim como o nicho de lazer, os hobbies são importantes para que as pessoas tenham momentos relaxantes e de descontração no dia a dia. Você, empreendedor(a) digital, pode ajudar as pessoas nesse quesito. Veja algumas opções para investir:
- Instrumentos musicais;
- Utensílios para cozinha;
- Materiais para pintura e artesanato.
5- Qualificação profissional
Cada vez mais estamos vendo empresas colocando seus conhecimentos à disposição das pessoas de forma online, para que seja mais fácil encaixar o consumo desses conteúdos no dia a dia. Você sabia que, em 2021, as matrículas de cursos presenciais caíram 8,9%, enquanto as EAD subiram 9,8%?
Esses dados são do Semesp e provam que as pessoas estão fazendo o movimento das salas de aula presenciais para virtuais, pois assim fica mais fácil conseguir dar prosseguimento na qualificação profissional.
Separamos algumas possibilidades de nichos de mercado dentro dessa área:
- Cursos e workshops de organização e planejamento;
- Cursos focados em gestão de profissionais;
- Planilhas especiais para facilitar o dia a dia.
Como descobrir o seu nicho de mercado: passo a passo
Agora, que já conhecemos os principais tipos de nicho de mercado, como você pode definir o da sua empresa com precisão? Olha só as nossas dicas:
1. Pesquise sobre o mercado que você quer atuar
Empreender exige saber, exige estudo. O primeiro passo é entender a fundo o mercado no qual você pretende atuar. Qual o tamanho, quem são os clientes, quais os desafios e potenciais. Além disso, compreender também quem são seus concorrentes, as parcelas do mercado de cada um e os hábitos de consumo dos seus clientes. Todos esses dados podem ser captados fazendo uma pesquisa de mercado própria ou consultando as que já existem no mercado, que são feitas por grandes instituições, como SEBRAE.
2. Identifique um problema a ser solucionado
Uma das melhores formas de vender muito é sanar a dor dos seus clientes. Mesmo em um nicho com bastante concorrência, ainda pode haver problemas a serem atacados e que não foram sanados por outros players. Busque maneiras de solucionar estes problemas de uma forma melhor e, preferencialmente, mais barata do que a concorrência.
3. Analise a concorrência do seu nicho de perto
Se você entendeu como solucionar a dor do seu cliente, é preciso entender os acertos e erros dos seus concorrentes. Inspire-se nos acertos e evite os erros. Mas, acima de tudo, entenda como a sua empresa pode se diferenciar em relação à concorrência naquele nicho. Quem é “mais do mesmo” pode acabar se perdendo diante da variedade de opções no mercado.
4. Teste e refine sua estratégia
É a hora de definir sua estratégia: Como você irá vencer sua concorrência? Sendo mais moderno? Mais inovador? Tendo o menor preço? Melhores condições de pagamento? Oferta de produtos em destaque? Marketing agressivo? Tudo isso junto?
Perguntas para encontrar o seu nicho de mercado
Para encontrar o nicho de mercado certo, você precisa se fazer alguns questionamentos. Só assim é possível obter as informações necessárias para alcançar o sucesso e definir o melhor nicho para atuar.
Abaixo você vai encontrar perguntas-chave para conseguir encontrar o nicho de mercado ideal:
1- Por que eu quero trabalhar nesse mercado?
Comece sempre pelo porquê, ou seja, descubra qual é a sua motivação para abrir o seu negócio dentro de um determinado nicho. Para fazer isso, liste as suas habilidades técnicas e comportamentais que podem ajudar a ter sucesso no nicho que você deseja atuar. Também coloque o que te falta para ser excelente no nicho desejado.
Em seguida, faça uma análise e veja se há mais pontos pró do que contra. Assim, você saberá exatamente as razões que te levaram a trabalhar no mercado X ao invés do Y.
2- Qual benefício você pode oferecer às pessoas?
Na hora de escolher o seu nicho de mercado é fundamental levar em consideração se você tem algo a oferecer diferente do que já é feito por outras empresas. Se você, empreendedor(a), fez uma pesquisa de mercado, desenhou sua Matriz SWOT e viu que há uma necessidade que está sendo mal solucionada ou que não tem ninguém atendendo, meus parabéns, invista no desenvolvimento de um produto/serviço de qualidade para resolver essa dor de mercado.
3- Quantas pessoas precisam do meu negócio?
Agora que você já viu que tem algo diferente a oferecer, precisa focar em saber quantas pessoas precisam da sua solução. Na hora de escolher o seu nicho de mercado, veja qual é o potencial consumidor, ou seja, quantas pessoas podem vir a comprar com você.
Isso pode ser descoberto analisando pesquisas de mercado e também usando ferramentas de tendências, como o Google Trends, que mostra como está sendo a busca por determinados assuntos. Mais adiante, vamos falar um pouco mais sobre essa ferramenta e outras que podem te ajudar na hora de escolher o nicho de mercado.
4- Quais são os principais interesses do meu potencial cliente?
Na hora que estiver definindo o seu nicho de mercado, veja se conhece bem quem são as pessoas com potencial de compra do seu produto ou serviço. É fundamental saber não só gênero, localidade, faixa etária, mas também precisa ter em mente o que seu potencial cliente ouve, fala, faz, pensa, dores e sonhos para saber exatamente como se comunicar com ele.
Nossa recomendação é escolher um nicho de mercado que você já tenha familiaridade com o público comprador, pois vai facilitar na hora de comunicar, seja no marketing ou nas vendas. Caso contrário, vai precisar partir do zero, para conhecer o público e vai precisar fazer um investimento maior, a fim de conseguir atrair as pessoas certas até o seu negócio.
Dica: Quer conhecer melhor o seu cliente em potencial? Temos uma ferramenta de persona para te ajudar!
Como avaliar ideias de nicho de mercado
Depois de fazer as perguntas acima e conseguir boas respostas para cada uma delas, você pode passar para o passo seguinte que é buscar formas de avaliar as ideias de nicho de mercado, se de fato são ou não lucrativas. Separamos algumas maneiras de avaliar sua ideia de nicho de mercado:
1- Crie um MVP
Você já ouviu falar de MVP? Em português claro significa mínimo produto viável e é uma forma de testar uma ideia usando o mínimo de recursos possíveis. Para isso, é desenvolvido um produto com as principais funcionalidades com o objetivo de coletar feedbacks a respeito dele. Fazendo isso, é possível saber o que precisa ser melhorado ou descartado para oferecer o melhor produto ao mercado, quando for lançado.
2- Investigue profundamente
Pesquise as palavras-chave mais comuns do seu nicho e depois coloque-as em ferramentas de pesquisa, como blogs e redes sociais, para entender melhor sobre a área que pretende atuar. Assim, vai conseguir ver se o problema que pretende solucionar no seu negócio é recorrente ou não e de que forma as pessoas desejam que as suas dores sejam resolvidas.
Além disso, nossa recomendação é que, enquanto estiver pesquisando, faça uma lista com os principais temas abordados. Isso vai servir de guia para você na hora que estiver criando os conteúdos do seu negócio. Por fim, lembre-se de estar sempre pesquisando assuntos relevantes para a sua audiência e busque se aprofundar, para que o seu conteúdo seja bem qualificado.
3- Esteja por dentro das tendências de consumo
É fundamental estar por dentro de todas as notícias que acontecem no nicho que você escolheu. Nós recomendamos que esteja sempre atento(a) a pesquisas de consumo de instituições como a Nielsen, que vai ajudar você a entender os problemas, anseios e tendências dos consumidores.
Além disso, uma outra forma de ficar bem informado(a) a respeito do seu nicho de mercado é configurando o Alertas do Google. Por meio dele, você vai conseguir monitorar palavras-chave relacionadas ao seu produto, para entender o que está sendo falado pelas pessoas a respeito do seu nicho.
Cuidados ao escolher um nicho de mercado
Toda decisão precisa ser minimamente calculada, para não haver prejuízos futuros. Separamos algumas dicas de cuidados que precisa ter na hora de escolher o seu nicho de mercado. Confira abaixo:
1- Estude o produto
Depois de seguir as nossas dicas de validação da ideia, analise cada característica do seu produto e veja quais recursos serão necessários para oferecer uma boa experiência aos clientes. Por exemplo: se o seu produto for frágil, como uma escultura, vai ser preciso pensar em uma embalagem que mantenha a integridade da peça sem causar grandes custos para o seu orçamento, o que tornaria inviável seguir com o nicho de mercado escolhido.
2- Não seja generalista
Muitos empreendedores cometem o seguinte erro: não ser específico na hora da escolha do nicho de mercado. Por exemplo: escolhem vender refeições congeladas, mas o certo seria focar em algo mais específico como pratos vegetarianos. Assim, é possível otimizar os recursos da operação, conhecendo melhor a persona do negócio e tendo consequentemente uma comunicação mais assertiva, oferecendo uma melhor experiência.
3- Tenha em mente quanto deseja ganhar
Trace um objetivo financeiro para criar estratégias que te levem até ele. Se pergunte: O quanto quero ter de lucro nos próximos 6 meses, 1 ano, 5 anos? Tendo essa resposta, você, empreendedor(a), vai ter um norte e fará com que cada setor trabalhe em cima desse objetivo, buscando otimizar o máximo possível dos recursos, para ter o seu lucro desejado.
Ferramentas para te ajudar a identificar seu nicho de mercado
Nesse contexto é muito importante que você não atue de maneira intuitiva. Baseie seu empreendimento em dados. Algumas ferramentas podem te ajudar a tomar decisões melhores. Veja:
O bom e velho Google. Aqui você encontra de tudo, inclusive informações mais profundas sobre os nichos de mercado que deseja investir. Busque por artigos, indicadores, notícias e toda informação que dê indícios de tendências sobre o seu nicho de mercado.
Buzzsumo
O Buzzsumo é uma ferramenta onde você poderá ver os assuntos mais comentados e compartilhados na internet. Tudo bem que quantidade de engajamento não é a única variável a se considerar. Mas os conteúdos do Buzzsumo merecem a sua atenção, nem que seja para servir de benchmark.
Google Trends
O Trends é uma ferramenta bem útil do Google. Embora você não tenha acesso ao número total de buscas, você pode entender quanto o número de buscas sobre determinado assunto está subindo ou descendo. Tudo isso com gráficos detalhados e fáceis de usar. Serve para perceber tendências, com base em palavras-chave de busca.
SEMRush
O SEMRush é usado principalmente para planejamento de SEO. Entretanto, ele também mostra as tendências de pesquisa e das palavras-chave que podem dar melhores resultados pela falta de concorrência na sua região. Use no seu planejamento estratégico!
Planejador de Palavras-chave do Google
O Planejador de Keywords do Google também pode ser aproveitado para pesquisar nicho de mercado. Ele mostra as palavras-chave mais quentes do momento, comparadas de diferentes maneiras. Traz indícios de tendências de assuntos, produtos e serviços mais desejados. O legal da ferramenta é segmentar também as características demográficas do público.
Você pode monitorar a sua concorrência com o Facebook, ou acompanhar tendências de nichos de mercado em grupos e fanpages. Ou, ainda, utilizar as métricas do Facebook Business para entender qual tem sido o grau de sucesso das suas campanhas na rede social.
Exemplos de nicho de mercado
Olha alguns exemplos de nicho de mercado que tem sido aproveitados com bastante sucesso:
- Geográfico: marketplaces e e-commerces que se especializaram em vender para o norte e o nordeste, locais com baixa cobertura de transportadoras do sudeste.
- Demográfico: empresas especializadas em vender produtos para aposentados e pensionistas do INSS.
- Psicográfico: marketplaces especializados no delivery de bebidas alcoólicas. A comunicação é voltada a um público “boêmio”.
- Comportamento de consumo: gateways de pagamento que oferecem taxas mais baixas de parcelamento no crédito, para cativar empresas que vendem a clientes “parceladores”.
- Canal de consumo: marketplaces que só realizam vendas por meio de apps e não possuem e-commerce em seus sites.
Dica: Agora que já sabe em qual nicho atuar, está na hora de testar a sua ideia. Nosso e-book de MVP pode te ajudar!
Como dominar seu nicho de mercado e se tornar uma autoridade
Feita a avaliação e tomados os devidos cuidados, temos certeza que conseguirá escolher o nicho de mercado certo para investir o seu dinheiro/tempo. Então, chegou o momento de pensar em estratégias para dominar o seu nicho de mercado e se tornar uma referência! Separamos algumas ações que devem ser realizadas, para o seu negócio ser visto como uma autoridade.
1- Invista em produção de conteúdo
Essa estratégia é conhecida como marketing de conteúdo, que consiste em pegar temas relevantes para o seu público-alvo e produzir materiais úteis, como e-books, posts, artigos, webinars, entre outros. Ao fazer isso, a médio e longo prazo, você será lembrado pelas pessoas como uma empresa de credibilidade, o que as deixará mais seguras em comprar dentro do seu negócio.
2- Ofereça o melhor atendimento
Hoje, com tanta oferta no mercado, as pessoas estão buscando não somente uma empresa que ofereça o produto/serviço desejado por elas. Mas sim um negócio que seja capaz de oferecer uma experiência de compra única.
Para isso, você deve implementar no seu negócio um atendimento personalizado. Por exemplo, chame as pessoas pelo nome e coloque palavras que mostrem que seus textos não são genéricos. Além disso, invista em ferramentas, como CRM, para poder monitorar melhor a jornada do cliente independente do canal que ele estiver.
Você também deve pedir solicitações de feedbacks, para entender como está sendo a experiência de cada um dos clientes, quais pontos podem ser melhorados e o que é necessário implementar. Assim, você conseguirá ser mais do que uma empresa de produtos e serviços, vai ser uma empresa de experiências que transformam vidas.
3- Monitore as métricas de suas ações
O digital oferece a possibilidade de extrair informações de todas as ações de forma minuciosa. Cada ação de marketing e venda gera um volume gigantesco de dados que servem para nos ajudar a entender se estamos próximos ou não de atingir os objetivos das nossas estratégias, nos permitindo recalcular a rota e fazer ajustes, sempre que necessário.
Porém, como tudo na vida, há um ponto negativo. O digital oferece um grande volume de dados, o que pode acabar deixando você perdido(a). Para que isso não aconteça, nossa recomendação é que todas as suas ações tenham um KPI, ou seja, uma métrica principal que vai indicar se está perto ou não de alcançar o seu objetivo. Esses dados vão te ajudar a dominar o mercado, pois deles é possível tirar as informações necessárias, para estar sempre investindo em ações que te levem ao topo.
Por que criar um marketplace de nicho?
Apesar do mercado de marketplaces estar crescendo, já existem grandes empresas consolidadas, como a Amazon, Mercado Livre e Americanas SA. Para conseguir o seu espaço, é necessário que você escolha um nicho para focar no seu shopping virtual. Veja alguns motivos para investir no marketplace de nicho:
1- Otimização dos recursos
Criando um marketplace de nicho, você consegue ter um uso mais eficiente do seu tempo e dinheiro, pois é muito mais fácil falar e criar uma conexão com um público com interesses similares do que falar para uma multidão com grande diversidade de pessoas.
Quando for criar um anúncio para redes sociais, conseguirá segmentar por faixa etária, gênero, localização e gostos, o que fará você atingir pessoas mais qualificadas, ou seja, com maior potencial de compra. Assim, ao ter um marketplace de nicho, você consegue criar uma comunicação mais personalizada, o que ajuda a se conectar com as pessoas mais facilmente e isso gera vendas, com um gasto bem menor comparado a marketplaces não nichados.
2- Maior facilidade em se destacar no mercado
Ao escolher um nicho específico, você sai da multidão de marketplaces e cria o seu próprio espaço ou passa a dividir um espaço com bem menos empresas. Por exemplo: você quer vender produtos variados para casa, lazer, comida, como uma Americanas ou como uma grande loja de departamento. Seu negócio será apenas mais um e precisará enfrentar uma concorrência com anos de experiência no mercado.
Agora, se você decidir vender itens para decoração, especificamente, de sala de estar. Pronto, acabou de se destacar pela sua originalidade e pela raridade que é ter um negócio focado em apenas um cômodo da casa. Assim, quando você deixa de pensar em vender muitos itens diferenciados e foca em apenas um tipo de produto, consegue desgrudar da multidão de marketplaces, ficando mais fácil criar o seu público.
3- Operação e atendimento facilitados
Quando você abre um marketplace de nicho, precisa lidar apenas com um perfil de cliente. Isso possibilita que o seu negócio se especialize e entenda ao máximo as dores e sonhos dos compradores. Além disso, essa estratégia permite que a sua empresa se torne referência na área.
Quando há vários produtos sendo ofertados, há muitos tipos de pessoas que podem comprar. Não tem como dar conta de entender profundamente todos os perfis, o que vai render um atendimento razoável.
Mas quando estamos trabalhando com um marketplace de nicho, conseguimos nos especializar no produto e comunicar isso de forma bem alinhada com as necessidades das pessoas.
Assim, ao focar em um nicho de mercado, conseguimos entender a melhor forma de ajudar o outro, oferecendo a nossa melhor solução para cada um, o que gera uma experiência única.
Conclusão
Nichos de mercado ajudam empresas a vender mais. Simplifica a comunicação e facilita o posicionamento da marca. Ao empreender em um novo negócio, você realmente deveria segmentar o seu público. Leve em conta todos esses fatores que mencionamos neste conteúdo!
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