Por que nichar? Como escolher o Nicho de Mercado ideal?

Por: Carol Kuviatkoski . Publicado em:12/07/2018

Negócio digital

Introdução

Você decidiu que vai vender online. Mas percebeu que terá que competir com gigantes do mercado como Netshoes, Magazine Luiza, Airbnb, Uber, etc? Descubra neste artigo porque escolher um nicho de mercado é a solução para seu problema e como fazer isso, na prática, dentro do seu negócio digital.

O que é Nicho de Mercado?

Nicho de mercado é um recorte da área de atuação de uma empresa. Enquanto a área ou segmento é algo mais abrangente, como saúde ou moda, o nicho do negócio é uma delimitação mais específica, por exemplo, culinária vegana ou roupas infantis.

De forma geral, um nicho de mercado é composto por clientes que possuem um perfil semelhante. Por causa disso, eles têm potencial para se interessar por um produto ou serviço em particular.

Muitas vezes, escolher um bom nicho consiste em oferecer soluções a públicos cujas necessidades são pouco atendidas pelo mercado atual. Ou seja, a estratégia de segmentação permite que o empreendedor se especialize e compreenda profundamente as necessidades de um determinado grupo de consumidores.

Dessa forma, isso acaba sendo uma grande vantagem competitiva, principalmente para donos de pequenas e médias empresas. Continue lendo para entender o porquê.

Em suma, definir um nicho de mercado para atuar significa escolher dentre as várias possibilidades de mercados e clientes. Trata-se de ter foco e direcionar melhor todos os seus processos, desde a produção, distribuição, vendas, marketing até o atendimento.

Exemplos de Nicho de Mercado

Um exemplo de marketplace de nicho é o Airbnb. A plataforma opera no nicho de aluguel de quartos e imóveis para viajantes. O público são pessoas que buscam aluguéis com valores mais acessíveis em comparação aos oferecidos por hotéis tradicionais. 

Outros possíveis exemplos de nicho de mercado para marketplaces são: aluguel de salas de consultório para médicos, serviços e produtos da área hospitalar, negociação de resíduos, alimentação saudável sob demanda, entre outros.

“Eu não vou estar perdendo clientes fazendo isso?”

Pode parecer contra-intuitivo, mas o que diversos casos de sucessos nos mostram é que não. Fazendo isso você conseguirá vender muito mais pela internet. Para entender isso, precisamos perceber como o ambiente online é diferente das lojas físicas tradicionais.

Um negócio local que venda um tipo de produto tão específico ou atenda somente um nicho de clientes, provavelmente não teria sucesso. Afinal, dentro da cidade ou nas proximidades da loja, existiria uma porção de clientes muito pequena interessada no serviço.

Entretanto, a história é outra quando falamos de empreendedorismo digital. O ambiente online nos permite ter acesso a um número infinitamente maior de compradores. Conseguimos encontrar e atender clientes espalhados pelo Brasil todo. Com isso, a opção de focar em um nicho específico se torna possível e muito mais atrativa. 

Quais são os benefícios de nichar o meu negócio?

1. Menos Concorrência

Optar por um nicho de mercado é sinônimo de menos concorrência. Quanto mais amplo o mercado, maior é o número de empresas atuantes no ramo, certo? Já optar por um público mais segmentado geralmente quer dizer atender um mercado pouco explorado e insatisfeito.

Portanto, isso quer dizer menos custos com Marketing Digital. Um problema comum de se vender online é a concorrência injusta com grandes players (Netshoes, Magazine Luiza, Americanas, etc.). Essas empresas fazem investimentos milionários em marketing todos os meses.

Para desbancá-las, então, você possui duas opções:

A não ser que você tenha alguns milhões esperando para serem gastos com estratégias de marketing digital, eu escolheria a segunda opção.

2. Mais Qualidade

Por meio de tal estratégia é possível compreender melhor as necessidades do seu público e oferecer atendimento exclusivo e de máxima qualidade. Isso é fundamental no mercado de hoje, em que os consumidores buscam soluções únicas e personalizadas.

3. Domínio do Mercado

Tal contexto permite que você se torne autoridade na área com muito mais facilidade. Trata-se da oportunidade de ser pioneiro e atender um segmento totalmente novo, baseado em alguma necessidade que ainda não é suprida pela concorrência.

É justamente isso que as empresas mais inovadoras fazem: criam nichos transformadores. Saiba mais sobre isso no nosso artigo sobre Inovação Disruptiva.

Resumindo, segmentar seu negócio é selecionar um perfil de clientes, compreender suas demandas e produzir soluções direcionadas. É ser muito mais assertivo nas ações de comunicação, na criação de produtos e em todas as funções e etapas da sua empresa.

Nichos Lucrativos para você se inspirar

Existem inúmeras opções de nichos de mercado para atuar. Para escolher o seu é fundamental levar em conta fatores como a sua experiência na área e também a lucratividade do setor. Por isso, confira abaixo alguns exemplos de nichos lucrativos para empreender na internet:

1. Moda

É uma das áreas com maior volume de faturamento no meio digital. Além disso, é o segmento que mais tem volume de pedidos durante o ano na internet. Algumas empresas que se destacam são a Dafiti, a Netshoes e também a Enjoei. Todas elas são marketplaces que sabem muito bem como conectar oferta e demanda por meio de soluções simples e práticas.

Apesar de ser uma categoria bastante disputada, ainda há brechas e nichos a serem ocupados. Alguns exemplos são a moda plus size, gestante e brechós.

2. Saúde e bem-estar

Esse é um dos mercados mais promissores da atualidade. O aumento da expectativa de vida, o incentivo ao esporte e a adoção de hábitos alimentares saudáveis geraram o aumento da demanda no setor. 

Tal segmento engloba diversas oportunidades, desde a área médica, de esportes, alimentação e até beleza. Para se ter uma ideia do tamanho da oportunidade, o Brasil é um dos maiores mercados fitness do mundo (Fonte: Exame).

3. Serviços

O setor de serviços também apresenta alto potencial de crescimento nos negócios online. Cada vez mais as pessoas buscam não somente produtos, mas experiências de compra diferenciadas. A prestação de serviço possui essa característica, oferecendo alternativas especializadas e até customizadas.

Por exemplo, o Getninjas é um marketplace que facilita a contratação de prestadores de serviço. Nele é possível pedir orçamento para diaristas, professores, cabeleireiros e DJs do no Brasil todo.

Descubra mais exemplos de nichos de Marketplaces brasileiros neste infográfico que preparamos para você:

O Passo a Passo para escolher seu nicho ideal

Não há dúvida de que definir um nicho de mercado é importante para o sucesso do seu negócio. Mas como fazer a segmentação de forma prática? Confira o passo a passo que preparamos para você:

PASSO 1: Pense em áreas que você domina

Primeiramente, nada impede que você entre em um mercado totalmente novo. Mas, começar com algo que você já conhece torna as coisas muito mais fáceis. Liste seus interesses, experiências, aprendizados e conquistas no ramo desejado. Caso você possua um negócio físico que está dando certo, nada melhor do que expandi-lo para o digital.

PASSO 2: Escolha como nichar

Existem alguns caminhos para segmentar seu negócio. Por exemplo, você pode fazer isso geograficamente, oferecendo seus serviços somente em uma região. Porém, os caminhos mais comuns consistem em nichar seu negócio  pela oferta ou pela demanda.

PASSO 3: Conheça o mercado

Conhecer o setor em que vai empreender é indispensável. Para isso, avalie a concorrência, procure públicos que não estão sendo bem atendidos e outros vácuos no mercado que possam destacar o seu negócio.

Além disso, conhecer as tendências pelas quais estamos passando pode ajudar. O Google Trends é uma ferramenta que poderá te ajudar muito nesse processo.

PASSO 4: Conheça o público

Focar e compreender a fundo um público influencia todas as suas decisões estratégicas. Para isso, é útil criar uma persona, ou seja, uma representação do seu cliente. Essa tática te ajuda a obter um diagnóstico das necessidades e desejos do consumidor, permitindo que você crie produtos, serviços e ações de marketing certeiras e eficazes.

PASSO 5: Aproveite a sua rede de contatos

A maneira mais eficiente de escolher um nicho de mercado é utilizando os recursos que você já possui. Talvez você tenha trabalhado em uma área específica por anos e conheça vários profissionais dentro dela, talvez você já tenha um negócio e possua uma grande lista de fornecedores e clientes. Todos esses contatos são recursos que podem ser utilizados para crescer o seu negócio.

Conclusão

Definir um nicho de mercado para o seu negócio é fundamental para atingir bons resultados e ter sucesso empreendendo online. Isso porque delimitar um público permite entendê-lo melhor, transmitir confiança e oferecer soluções específicas e assertivas. Segmentar também é sinônimo de custos de investimento menores e pouca concorrência.

Isso contribui para que o seu negócio se torne uma referência na área. De modo prático, é necessário conhecer bem o mercado e nichar pela oferta ou pela demanda. Escolher um bom nicho de mercado é uma decisão estratégia que você tomará agora e pagará dividendos por toda a vida do seu negócio.

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Carol Kuviatkoski

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Carol Kuviatkoski

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