Ideia no Ar
  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Quem somos
Agendar reunião
✕
  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Quem somos
Agendar reunião E-mail:
[email protected]
intraempreendedorismo

Intraempreendedorismo: como ser empreendedor mantendo o emprego

Por: Carol Kuviatkoski . Publicado em: 3 de janeiro de 2022

  • Empreendedorismo
  • Home
  • > Blog
  • > Empreendedorismo

É possível empreender mesmo já atuando dentro de um empreendimento? Na verdade, não só é possível, como é extremamente positivo que isso aconteça. Estamos falando do intraempreendedorismo. Já tinha ouvido falar sobre este conceito e sabe o que ele representa?

Neste conteúdo iremos falar sobre o intraempreendedorismo, entender como ele pode ser aplicado, suas principais características e compreender também seus efeitos sobre as empresas e o mercado como um todo. Se você está interessado neste assunto, acompanhe conosco até o fim! 

O que é Intraempreendedorismo

O termo Intraempreendedorismo é derivado do inglês “intrapreneur” que, por sua vez, é uma abreviação da expressão “intracorporate entrepreneuring”. Essa noção foi criada por Gifford Pinchot III em 1985. 

O intraempreendedorismo significa a prática de empreender dentro de uma empresa, enquanto colaborador. Pode parecer uma ideia contraditória, mas trata-se de utilizar os princípios do empreendedorismo para apoiar o crescimento de uma organização já existente.

Ou seja, os intraempreendedores são profissionais criativos, persistentes e inquietos. Estas são apenas algumas das habilidades de empreendedores de sucesso. Em suma, tais pessoas têm um mindset de crescimento. Isso significa que elas buscam aprendizados constantes e não desistem diante dos desafios. 

Assim, os intraempreendedores atuam como se fossem donos do negócio. No sentido de melhorar os processos internos, zelar pelo ambiente de trabalho e gerar inovações. Em vez de apenas fazer suas atividades de forma mecânica e acrítica, eles pensam sobre as ações e se questionam como é possível fazer melhorias. 

Hoje, o intraempreendedorismo está sendo cada vez mais valorizado pelas empresas. Afinal, um ambiente de colaboração permite inovar aspectos do negócio, o que é fundamental para o crescimento, principalmente no mercado atual, que muda de maneira constante.

Por isso, diversas empresas, principalmente startups, investem em ações para incentivar o intraempreendedorismo. Por exemplo, por meio da promoção de uma cultura de inovação ou de uma gestão horizontal, além de hackathons, brainstorms e projetos intersetoriais.

Diferença entre Empreendedorismo e Intraempreendedorismo

O intraempreendedorismo é a prática de atuar de forma empreendedora dentro de uma empresa. Já o empreendedorismo é identificar oportunidades e criar soluções, seja na forma de projetos, negócios ou até a partir da sua postura diante da vida.

Há mais semelhanças do que diferenças entre os dois conceitos. Ambos envolvem um posicionamento inquieto, proativo, criativo, flexível, curioso e persistente. Porém, no intraempreendedorismo o profissional continua em um emprego, tendo que responder aos seus gestores. Portanto, ele terá seus resultados cobrados e suas ações geralmente precisam passar pela aprovação dos superiores.

Já quem empreende por conta própria pode ter mais autonomia nas decisões, flexibilidade de horários e possibilidade de inovação. Mas, a desvantagem é que não há tanta segurança, pois nem sempre você possui uma renda fixa e previsível, principalmente no início do negócio.

Tipos de Intraempreendedorismo

Quando se trata de intraempreendedorismo, nós temos principalmente dois principais tipos de novos negócios: o intraempreendedorismo de valor agregado e os spin-offs. Entenda agora as principais características de cada um e suas diferenças:

Intraempreendedorismo de valor agregado

Neste tipo de intraempreendedorismo, a equipe se envolve em novos projetos, mas que ainda estão dentro do escopo original do modelo de negócio da empresa. É um intraempreendedorismo que vai agregar ainda mais valor aos produtos e serviços que a organização já oferece. Isso acontece por meio de processos de inovação.

Isso aconteceu com a Google. Uma empresa que sempre foi associada à ideia de geração de informações e conhecimento digital. Começaram com uma ferramenta de buscas e hoje contam com todo um hub de serviços digitais voltados à informação. Mas nos negócios tradicionais isso também acontece: quando montadoras de veículos se aventuram em uma nova categoria (por exemplo montadoras de automóveis a combustão que passam a apoiar carros elétricos). 

Spin-off

O intraempreendedorismo de spin-off, por sua vez, acontece quando a empresa se lança em uma jornada de empreender em um modelo de negócio, produto ou serviço totalmente diferente do qual a empresa está acostumada a trabalhar.

Um dos exemplos mais bem sucedidos de spin-offs é o PlayStation, um projeto da Sony. A linha de videogames PlayStation não era apenas um produto da gigante japonesa, mas a criação de uma nova equipe dentro da empresa dedicada apenas ao desenvolvimento dos consoles. À época, a empresa tinha como carro chefe TVs e equipamentos de som. 

O Mercado Pago (instituição financeira) também é um exemplo de spin-off lançado pelo Mercado Livre (marketplace). Os bancos tradicionais também se viram obrigados a lançar spin-offs à medida que as startups e fintechs começaram a morder uma parcela cada vez maior do mercado financeiro de varejo. É o caso da linha Itaú Iti (conta similar às contas digitais). 

Qual é a importância do Intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo tem benefícios evidentes para o colaborador. Ao ter uma postura ativa, ele se desenvolve profissionalmente e pode ser mais reconhecido dentro e fora da empresa. Ainda, há diversas vantagens para o próprio crescimento do negócio:

Mais produtividade e satisfação dos colaboradores

Uma empresa que permite e fomenta o empreendedorismo contribui para a melhoria da satisfação e da produtividade dos funcionários. Afinal, a motivação no trabalho e a produtividade estão intimamente relacionadas. 

Pelo intraempreendedorismo, a equipe pode se envolver em projetos e causas internas que verdadeiramente despertam o seu interesse. Com isso, é mais provável que o trabalho seja feito com qualidade e eficiência. Isso porque, nessas oportunidades, o intraempreendedor reconhece que está tendo um desenvolvimento amplo de carreira. 

Além disso, se a empresa der abertura, o profissional consegue se destacar cada vez mais, aperfeiçoando habilidades como criatividade e liderança. Porém, para que tudo isso aconteça, é importante levar em conta as responsabilidades da empresa. Nesse sentido, é preciso valorizar e recompensar o trabalho dos intraempreendedores. Isso pode ser feito, por exemplo, via participação nos lucros, comissões ou até a criação de um novo CNPJ.

Retenção de talentos

Os profissionais de hoje, sobretudo os “millenials”, têm um grande interesse pelo empreendedorismo. Além disso, eles buscam conciliar suas paixões com a profissão, isto é, trabalhar com propósito. Tais fatores são fundamentais para que os profissionais permaneçam em uma empresa por longos períodos. Contudo, 64% dos negócios têm dificuldade na retenção de colaboradores (Fonte: HayGroup). 

Essas características reforçam ainda mais a importância do intraempreendedorismo. Afinal, por meio dele é possível reconhecer, engajar e manter os talentos internos. Isso reduz a rotatividade e pode diminuir custos e melhorar o desempenho da empresa.

Inovar processos internos

Com a transformação digital e a economia compartilhada, não adianta achar que uma empresa consolidada vai permanecer assim para sempre. É fundamental acompanhar as mudanças do mercado e inovar constantemente. 

Portanto, o intraempreendedorismo pode ser um ótimo diferencial competitivo, pois possibilita uma experimentação muito grande. Com uma equipe engajada e persistente, fica mais simples reconhecer processos internos que possam ser otimizados para ampliar o desempenho do empreendimento.

Dica: acesse já o e-book gratuito sobre como crescer e inovar o seu negócio!

Aumento e diversificação das fontes de receita

Quando os intraempreendedores ganham autonomia e conseguem gerenciar projetos internos, há diversas possibilidades de crescimento da empresa. Dessa forma, o negócio pode criar novos produtos, serviços, processos, e até mesmo novas empresas. Por exemplo, é possível lançar uma spin-off, que é um novo negócio derivado de uma empresa já existente. 

Diante disso, a empresa consegue aumentar sua receita e diversificar seu nicho de mercado. Ter diferentes fontes de receita é uma maneira de garantir segurança à organização

Como ser um intraempreendedor?

Se a empresa onde você atua oferece abertura para a inovação, fica mais simples aplicar o intraempreendedorismo. Mas, mesmo que ela seja mais tradicional, é possível tentar ser um intraempreendedor no cotidiano. Confira como fazer isso:

Seja um bom executor e gestor

Primeiro, antes de buscar novas responsabilidades, é indispensável que você cumpra as suas funções com destreza. Ainda, bons empreendedores são executores, pessoas que colocam a mão na massa. Por isso, busque resolver problemas, aprender novas habilidades e não desistir quando não sabe exatamente como fazer alguma tarefa. 

Mas, além de executar bem e entregar resultados concretos, um intraempreendedor precisa ter habilidades gerenciais e estratégicas. Então, desenvolva sua capacidade analítica, sua comunicação e sua visão de mercado.

Tenha uma atitude proativa

Bons empreendedores muitas vezes são conhecidos por ter boas ideias. Mas, é essencial ter atitude para tirá-las do papel. Dentro de uma empresa, é importante saber até que ponto você como colaborador consegue inovar. Então, seja proativo mas de maneira realista. Afinal, é necessário avaliar quais meios e recursos você possui à disposição. Tente antever problemas, oferecer ajuda e assumir novas responsabilidades

Estruture suas ideias

Se os seus gestores derem abertura, você pode criar e gerenciar projetos de inovação na empresa. Pode ser um produto diferente, um incremento nos serviços que o negócio já oferece, ou até uma spin-off, na forma de um marketplace, por exemplo.

De qualquer forma, você precisa organizar e mostrar o valor das suas ideias. Para isso, a ferramenta de canvas pode ajudar. Ela permite sintetizar em uma página o seu modelo de negócios. Outras ações como definir um nicho específico e fazer pesquisa de mercado são importantes para provar o valor do seu projeto.

Inove e gere resultados

Por fim, essa é a hora de realmente botar a mão na massa. Com o intraempreendedorismo, suas ações devem ser inovadoras e ágeis. Assim, pode ser útil aplicar métodos como o Lean Startup, realizar testes e criar um MVP. 

Mas, lembre-se, enquanto colaborador você será cobrado pelos seus resultados. Portanto, crie hipóteses e verifique se as métricas se cumprem na prática. Caso contrário, não tenha medo de fazer ajustes ou reformular o modelo de negócios.

Como incentivar o intraempreendedorismo na sua empresa?

Dentro de uma organização o intraempreendedorismo não poderá “nascer da noite para o dia”. É muito importante criar um ambiente que incentive e estimule o desenvolvimento de novas jornadas de inovação e empreendedorismo dentro da empresa. Veja como você pode cultivar este ambiente: 

Fomente a inovação

A inovação é condição indispensável para a execução de projetos de intraempreendedorismo. Por isso, uma ação muito importante para incentivar este ambiente é proporcionar condições favoráveis à inovação. Isso pode ser feito por meio de desafios de inovação aberta, hackathons, brainstorms e outras ações que incentivem a interação da equipe e a reflexão sobre inovação. 

Incentive a colaboração e horizontalidade

Times altamente hierarquizados e verticalizados não combinam com o intraempreendedorismo. A ordem engessada de trabalho na equipe faz com que os colaboradores não se sintam à vontade o suficiente para se envolver com projetos empreendedores – ou até mesmo não sintam o estímulo, haja vista que a subordinação pode ser vista como um fator de estagnação na companhia.

Por isso, crie times colaborativos e horizontais. Isso não significa extinguir a hierarquia da empresa, mas sim dar aos colaboradores liberdade o suficiente para se envolver de fato com a causa da empresa e auxiliar em novos projetos sem medo de represálias.  

Desenvolva lideranças

Estes times flexíveis e horizontais precisam de boas lideranças. Líderes que saibam desenvolver pessoas e encontrar dentro de cada colaborador o que há de melhor em seu potencial, mantendo o time coeso e feliz, estimulado a performar cada vez melhor.

Líderes assertivos são firmes, mas se envolvem pessoalmente com os objetivos da empresa e têm uma postura sempre humana em relação à sua equipe e aos demais times da organização. Tenha sempre isto em mente ao promover ou contratar novos líderes.  

Eventos e palestras

Eventos e palestras são oportunidades para despertar na equipe a vontade e boas ideias para atuar em projetos de intraempreendedorismo. Realize workshops, oficinas, webinars ou proporcione momentos de aprendizado por meio de palestras, coachings e projetos similares.

Além de estimular o intraempreendedorismo, este tipo de evento também pode ajudar a melhorar o clima organizacional do time e estimular os resultados da equipe de maneira geral.

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas é fundamental para fomentar um ambiente de intraempreendedorismo na sua organização. Fuja da gestão tradicional, que apenas gerencia os recursos humanos de forma meramente burocrática. A ideia aqui é entender como as pessoas se sentem, compreendem suas dificuldades e potencializam suas capacidades.

Uma gestão humanizada e personalizada que permite aos colaboradores terem o seu melhor desempenho sempre. Invista em técnicas modernas de recrutamento e seleção. Não deixe também de acompanhar os indicadores de pessoas para entender a sua taxa de rotação e valorizar a retenção de talentos. 

Faça uma pesquisa de clima organizacional

Também relacionada à gestão de pessoas está o clima organizacional. Um clima sem coesão e recheado de pessimismo não é nada favorável ao desenvolvimento de projetos de intraempreendedorismo. Porém, é preciso compreender os feedbacks dos seus colaboradores para saber o que deve ser melhorado.

Há diversas ferramentas online que podem ser utilizadas até mesmo sem custos para a realização de uma pesquisa de clima organizacional. 

Dica: assista ao webinar sobre como usar a Economia Colaborativa para empreender um negócio de sucesso!

Exemplos de intraempreendedorismo

Veja alguns exemplos de intraempreendedorismo que resultaram em casos de grande sucesso. Você provavelmente conhece estes exemplos, mas talvez não tenha se dado conta que se trata de intraempreendimentos bem sucedidos. Veja:

Facebook

O Facebook teve um crescimento exponencial desde a sua fundação. Mas muito do seu sucesso não veio das fusões e aquisições realizadas ao longo do tempo, mas sim de iniciativas de intraempreendedorismo. Com a realização frequente de hackathons desde que a empresa foi fundada, diversas melhorias foram realizadas na plataforma.

Uma delas parecia banal, mas revolucionou a empresa foi o botão “curtir”. Ele foi desenvolvido durante um dos hackathons da companhia pois o time queria encontrar formas mais rápidas e eficientes de incentivar a interação entre os usuários da rede. Um bom exemplo de intraempreendedorismo de valor agregado. 

Intel

A Intel é uma marca que dispensa apresentações. Seus cases de intraempreendedorismo são diversos e a empresa evoluiu muito desde o lançamento de seus primeiros chips até os produtos e sistemas de hoje.

Contudo, este case, em específico, foi executado pela subsidiária da companhia na Índia, totalmente atenta às necessidades do mercado local. Aqui, a empresa desenvolveu um projeto de automação para os pequenos varejistas locais, o que reduziu severamente custos operacionais, manteve os comerciantes competitivos e trouxe grande reconhecimento de marca para a corporação.

Gmail

O Gmail também é outro caso muito conhecido – e possivelmente o mais expressivo da história – de intraempreedorismo que agregou valor à marca. O Gmail foi um dos primeiros produtos que o Google ofereceu após se consolidar enquanto uma eficiente ferramenta de busca na internet.

A ferramenta foi super bem recebida pois ela reuniu, na mesma solução, uma plataforma de e-mail melhor do que as presentes no mercado à época junto à própria ferramenta de buscas, o que facilitou encontrar mensagens específicas em um mercado cada vez mais específico. Foi também o primeiro e-mail a oferecer 1GB de armazenamento aos usuários.

Mas fica evidente que um dos fatores mais importantes para os projetos de intraempreendedorismo do Google é a sua cultura de valorização ao time. Os profissionais têm até 20% de tempo livre na jornada para dedicar a seus projetos pessoais, dentre outros benefícios.

Conclusão

Iniciativas de intraempreendedorismo não precisam necessariamente transformar uma empresa de ponta a ponta. Toda evolução é bem vinda e isso exige o engajamento direto da sua equipe. Portanto, vale muito a pena incentivar um ambiente de inovação e preparar também a sua empresa para empreender em projetos de grande valia. 

Quer lançar o seu marketplace? Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.

consultoria gratuita sobre marketplace wordpress ou magento
Publicado por:

Carol Kuviatkoski

Veja também

Homem escrevendo um fluxo de emails em uma lousa

Automação de marketing digital: a melhor maneira de garantir o sucesso do seu marketplace

Foto em que aparedce uma mão mexendo em um laptop e na tela do computador um fundo azul escuro com um símbolo de link. Ao lado do computador, temos um xícara branca.

Backlinks: o que são e porque usar no seu negócio digital

Dafiti marketplace: a receita para o sucesso da plataforma

  • Empreendedorismo
  • Marketplace
  • Negócio digital

Acompanhe nossos materiais e conteúdos, para aprender tudo sobre como criar seu próprio marketplace de nicho, seja para escalar sua empresa ou monetizar sua base de vendedores e clientes

Quero me inscrever gratuitamente

Ideia no Ar

  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Blog
  • Materiais Educativos
  • Quem somos
  • Trabalhe Conosco

Links

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • Linkedin
  • Empreendedorismo
  • Marketplace
  • Negócio digital

Entre em Contato

E-mail: [email protected] Entrar em contato

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para criar uma melhor experiência de navegação e personalizar nossa publicidade. Você concorda com as Políticas de Privacidade se continuar a usar este site.

Ideia no Ar - Plataforma de marketplace
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.