Ilustração de sacola e dinheiro na tela de um computador

Habilidades de Marketing Digital para Começar um Negócio na Internet

Por: Letícia Siqueira . Publicado em: 20 de outubro de 2017

Esse artigo é para você que está começando, ou está pensando em colocar seu negócio na internet, ou desenvolver um novo negócio na internet, ou você é apenas curioso para saber quais habilidades e competências são necessárias para se abrir um negócio digital, esse artigo também é para você.

Você deve estar esperando que eu te diga para você construir um blog, criar artigos e gravar vídeos isso é importante mas se você quer ter um negócio de sucesso você tem que ter que ir mais além.

Quem deseja começar um negócio digital hoje encontra tudo “mastigado”. Mas 3 habilidades são essenciais para começar empreender na rede: Manejar Ferramentas, Gerar Conteúdo, e Encontrar Tráfego Qualificado.

1. Habilidade para Manejar Ferramentas

Hoje para você ter qualquer tipo de negócio digital, você precisa ter uma ferramenta que te proporcione construir páginas e um site, além de auxiliar você na hora de enviar emails para seus possíveis clientes.

As páginas servem para que você possa capturar o email desses possíveis clientes, além de informações necessárias para conseguir contato com essa pessoa que está interessada no seu serviço ou nos seus produtos.

A partir do momento que você capturou os dados desse possível cliente, você começa a se comunicar com ele via email. Servidores gratuitos como Gmail, Hotmail e Yahoo são gratuitos portanto não suportam uma carga grande de emails por dia.

Se você quer fazer um trabalho de larga escala você precisa de ferramentas que te possibilitem mandar mais de 1000 emails por dia , não é difícil hoje o mercado está bem variado de ferramentas.

CMS (Sistema Gerenciador de Conteúdo

Hoje em dia já temos os CMS (Sistema Gerenciador de Conteúdo) que é nada menos que um conjunto de funções utilizadas para facilitar a vida dos criadores de sites. O propósito deste tipo de aplicação é permitir que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, consiga publicar um site e administrá-lo, inserindo e atualizando qualquer conteúdo dentro da plataforma. Embora o nome pareça referenciar a uma única ferramenta,  esses Sistemas de Gestão de Conteúdo (SGC) são o conjunto de ferramentas para criação/edição de conteúdo na internet.

Principais nomes do ramo oferecem seus recursos sem cobrar nada do usuário,como por exemplo o WordPress que é uma ferramenta de publicação de blogs e sites mais popular da internet atualmente. A plataforma é usada em mais de 26% de todos os sites no mundo, estando presente em mais de 60 milhões de websites pelo globo. 

Fácil, atual e em constante evolução, assim o WordPress se coloca no mercado. É claro que existem incontáveis outras maneiras de criar e manter projetos na web, e também vários outros Sistemas Gerenciadores de Conteúdo como :

    • Joomla – Ele também se destaca pelas inúmeras aplicações que podem incrementar o funcionamento e os recursos de uma página, além de armazenar conteúdos em diversas linguagens distintas. O Joomla é um dos CMS mais avançados disponíveis hoje e, assim como o WordPress, também é open source, gratuito e baseado em PHP.
    • Drupal – Ele funciona com base em vários módulos que podem ser plugados entre si para colocar uma página e seu conteúdo no ar. Além disso, se destaca pela forma como gerencia múltiplos níveis de conteúdo, permitindo um alto nível de personalização conforme as necessidades de quem o utiliza. Além disso, ele também se destaca pela ampla e atuante comunidade, algo sempre útil na hora de resolver problemas.
    • TextPattern – O TextPattern é uma ótima opção para quem prima pela simplicidade, sendo uma escolha bastante popular entre designers. Isso significa que as criações feitas com este sistema de gerenciamento de conteúdo são bastante leves e carregam rapidamente, características cada vez mais convenientes em tempos de internet móvel.
  • Radiant – O Radiant é um tema baseado em Ruby e altamente indicado para projetos menores. Ele conta com uma linguagem própria para a criação de templates, algo bastante semelhante ao HTML, e oferece uma quantidade bem interessante de plugins, extensões e layouts, criando um ambiente fértil para a criação de páginas na web.
Automação de Marketing

Boas estratégias de marketing ajudam o seu negócio a gerar mais receita e para isso você precisa atrair visitantes para o seu site, convertê-los em leads, nutri-los, então convertê-los em clientes e depois em defensores da sua marca. O que a automação de marketing faz é tornar esse processo mais ágil, aumentar a efetividade dele e aprimorar as conversões.

Algumas das ferramentas para a automação de marketing são pagas já outras você consegue encontrar gratuitamente na web.

RD STATION

Existem várias ferramentas de marketing digital que precisamos usar para fazer um trabalho efetivo. O Software RD Station reúne todas em um único lugar, tornando o trabalho mais rápido e prático

As principais funcionalidades do RD Station são:

  • Automação de Marketing / Nutrição de Leads
  • Landing Pages e Geração de Leads
  • Email Marketing
  • Otimização para Buscadores (SEO)
  • Mídias Sociais
  • Gestão de Contatos e Lead Scoring
  • Monitoramento de Leads
All IN

A plataforma nasceu como um disparador de email mas tem evoluido muito e visa se tornar a maior plataforma de automação e relacionamento no e-commerce brasileiro. Desde que foi comprada pela Locaweb, a empresa vem apostando em ferramentas de automação e segmentação.

Infusionsoft

Esta ferramenta de automação de marketing e vendas tem como slogan: fazemos pequenos negócios crescerem. Suas ferramentas vão desde capturar mais leads e melhorar taxas de conversão até a integração de CRM especializada para e-commerces.

Selecionar a plataforma que melhor se encaixa com o seu modelo de negócio e o primeiro passo. O maior desafio e do usuário ter capacidade de usar a plataforma de forma estraté
gica.


A automação é a melhor forma de aumentar as vendas do seu negócio e é essencial para a sua estratégia de marketing. Trabalhando de maneira estratégica e bem pensada, a área de marketing consegue gerar resultados significativos para seu negócio.

2. Habilidades para a Criação de Conteúdo

Produzir conteúdos de qualidade é uma obrigação para quem quer fazer sucesso online. Conteúdos atraem, engajam e fidelizam o seu público.

Também pode despertar interesse, manter contato, oferecer soluções ao problema do cliente, criar reputação e ser referência sobre um assunto.

Os conteúdos são, portanto, um dos fatores que mais chama a atenção do público, deixando-o curioso para saber mais sobre sua empresa,produto ou serviço.

Produzir conteúdos de qualidade é uma obrigação para quem quer fazer sucesso online, pois assim você conquista o cliente antes mesmo de oferecer seu produto á ele. Conteúdos atraem, engajam e fidelizam o seu público.

O segredo para ter sucesso em um negócio na internet é escrever bons conteúdos e se comprometer a publicá-los com uma frequência relevante para o seu público-alvo.

A criação do conteúdo vai muito além de produzir artigos para blogs, redes sociais e sites. É preciso ter um planejamento para distribuir o conteúdo, é importante além da habilidade de criação de conteúdo, você conhecer seu público alvo e usar as palavras corretas para se comunicar com ele.

Escrever não é simples, mas há formas de facilitar esse trabalho.

SEO

Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de técnicas e métodos aplicados em um site que irá permitir alcançar posições mais elevadas nos buscadores.

São diversos os fatores que influenciam no SEO de um site entre eles: URL amigável, design responsivo, tags, link building e as palavras-chaves.

As palavras-chaves são as repostas. Através delas as ferramentas são capazes de sintetizar o conteúdo de um site ou blog e assim relacioná-los com os termos buscados.

Fazer uma pesquisa de palavras chaves antes da criação do conteúdo é essencial, algumas ferramentas te ajudam a fazer essa pesquisa antes da criação do conteúdo.

Keyword Tool

É gratuito, fácil de usar e dá resultados de primeira qualidade.

A função mais interessante dessa ferramenta é sua habilidade de pesquisar palavras-chave a partir de diversas fontes, incluindo:

  • Google
  • Bing
  • Amazon
  • YouTube
  • App Store


Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é gratuito, e por isso você só precisa de alguns segundos para começar. Com dados sobre palavras-chave, você estará pronto para tomar decisões informadas e cheias de confiança. E isso é exatamente o que o seu novo negócio precisa ter.


Long Tail Pro

Se você quer pesquisar palavras-chave pouco concorridas, que terão um grande impacto em seu negócio, o Long Tail Pro é uma das melhores ferramentas disponíveis. Há outras opções, mas o grande número de usuários do Long Tail Pro mostra que ele merece muita confiança de muitos empreendedores.

Copywriter

Copywriter é escrever com foco na conversão.

Dominar a habilidade de escrever conteúdos de qualidade já não é tão simples, escrever conteúdos com foco na conversão já é mais complicado, mas nada impossível.

Todos esses elementos textuais precisam funcionar para otimizar as conversões, seja através de um artigo, de uma página de vendas ou do roteiro para seu vídeo com a função de vender. Não tem segredo, você basicamente precisa de um computador e uma conexão com a internet, boa escrita e, principalmente, vontade de aprender e se desenvolver na área. Quanto mais interessado no assunto você for, maiores suas chances de ser bem sucedido no meio.

3. Habilidade para Encontrar Tráfego Qualificado

Tráfego é o público que irá chegar até o seu negócio. Se você domina as ferramentas e consegue colocar um conteúdo de qualidade dentro dela, o seu próximo passo é gerar tráfego, e buscar através de redes sociais como Facebook, Youtube, Twitter, Instagram , portais de conteúdo, onde seu público alvo está.

Público alvo seria a pessoa que precisa do seu produto ou , aquela pessoa que precisa mas não está procurando seu produto, e também aquela pessoa que não sabe que precisa do seu produto, mas  quando ela enxergar ela vai se identificar com você que é o produtor, seja seu produto físico ou de informação. Para identificar seu público alvo você pode fazer uma breve pesquisa e depois criar uma persona.

Persona

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela deve ser criada utilizando os dados reais sobre demografia e comportamentos dos seus clientes. Você já pode encontrar alguns modelos de persona prontos na internet, então basta adicionar os dados coletados na sua pesquisa e então começar a se basear nessas personas para produzir seu conteúdo.

O objetivo é mapear desafios, sonhos e obstáculos e propor como a sua empresa pode solucionar

Depois que você identificar seu público alvo, você vai conseguir seus primeiros clientes.

Quando você descobre onde está e qual é seu público alvo , você começa a gerar tráfego qualificado para o seu negócio, trazen
do audiência para você, depois que essa audiência tiver um contato frequente com você através de otimos conteudos ela vai se interessar, assim comprando seu produto.

Não basta achar tráfego qualificado é importante que você monitore ele, para você saber se seu conteúdo está gerando resultado até mesmo para ver se sua estratégia de marketing está dando certo. Através do Google Analytics você consegue monitorar seus visitantes.

Google Analytics

É com base nas informações coletadas através do Google Analytics que você pode analisar se os visitantes do seu site estão tendo o comportamento esperado como resposta a uma determinadas campanha de marketing.

Conclusão

Hoje em dia existe muito material mastigado além de cursos ótimos para ajudar aqueles que querem abrir um negócio digital sem entender de tecnologia.

Se você tem um negócio digital e ainda não domina essas habilidades, está na hora de começar a investir tempo e de certa forma dinheiro nisso. É fundamental dominar essas habilidades, não basta ter um produto ou serviço de qualidade, é fundamental que seus clientes entendam que eles tem um problema e que você pode ajudá los a resolver, manejar ferramentas, criar conteúdo e encontrar tráfego qualificado faz com que seus clientes cheguem ao seu produto realmente interessado nele. Isso são métodos de marketing essenciais para quem quer ter um negócio digital de impacto. No momento que você domina essas 3 habilidades você está apto ter sucesso no seu negócio digital.

Veja na nossa página alguns negócios digitais que deram certo.

Publicado por:

Letícia Siqueira