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Estratégias de marketing digital: como atrair clientes para um Marketplace

Por: Carol Kuviatkoski . Publicado em:20/08/2019

Marketplace

Introdução

Depois de criar um marketplace, é importante saber qual é a melhor forma de conseguir clientes. Para isso, você deve conhecer as principais estratégias de marketing digital que podem ser usadas.

Para te ajudar, preparamos esse artigo com o passo a passo para atrair clientes em um marketplace. Separamos aqui as melhores dicas e exemplos práticos para expandir a sua plataforma online. Também vamos te explicar como aplicar as estratégias de maneira eficiente e assertiva.

Porque usar estratégias de marketing digital no seu marketplace?

O marketing é uma área essencial para qualquer negócio. As grandes empresas possuem um setor todo voltado para isso e os pequenos empreendimentos também devem investir na área. Além disso, para um marketplace, conhecer e aplicar estratégias de marketing certeiras é ainda mais fundamental.

No mundo online, qualquer negócio enfrenta uma grande concorrência. Afinal, a internet já é comum em quase todo o globo. Por isso, de nada adianta simplesmente criar um marketplace e não investir em marketing. Certamente, podem aparecer clientes espontaneamente. Mas, é necessário realizar técnicas para atrair sempre mais consumidores. 

Em um negócio digital, um dos pontos principais é ter um nicho de mercado específico e focar nesse público. Ainda, você pode começar com técnicas simples como oferecer cupons de desconto ou melhorar seu networking em eventos.

Porém, mais do que isso, você precisa conhecer estratégias de marketing digital. Isso é essencial para melhorar o tráfego e a conversão das vendas do seu marketplace. Muitas estratégias você pode aplicar sozinho(a) e outras podem exigir um profissional especializado.

Passo a passo para atrair clientes para o seu marketplace

Agora, vamos explicar como você pode colocar em prática estratégias de marketing digital eficientes. 

1. Cobrar mensalidade dos sellers para investimento em marketing

Você pode cobrar uma mensalidade dos vendedores cadastrados e em troca oferecer benefícios de marketing para eles. Ou seja, a mensalidade atua como um investimento em marketing. Sabe por que isso é tão vantajoso? Porque se o lojista contratar uma agência de marketing digital, provavelmente o custo vai ser bem maior e os resultados não serão tão assertivos.

Afinal, muitas agências não possuem um conhecimento específico sobre o nicho de materiais de construção, ao contrário da equipe do marketplace. Assim, fazendo o marketing por meio da mensalidade da plataforma, a chance de conversão e tráfego é mais alta.

2. Investir em mídia paga

Mais uma das estratégias de marketing digital é fazer anúncios pagos. Esse tipo de ação é interessante para melhorar a visibilidade da marca e alcançar mais pessoas. Além disso, a mídia paga pode gerar um bom tráfego para os varejistas da plataforma. 

Ainda, a conversão desse canal  é alta, pois você pode segmentar o público. Também, ter uma quantidade grande de acessos no seu marketplace mostra que o seu site é popular. Isso, por sua vez, melhora o rankeamento da sua plataforma no Google. 

Podem ser feitas campanhas de links patrocinados pelo Facebook e Instagram Ads. Uma dica é focar nos produtos e ofertas dos varejistas, para chamar a atenção do consumidor e direcioná-lo ao marketplace. 

Além disso, é possível segmentar o público por interesses. Por exemplo, interesse por construção ou vestuário. Nesse sentido, outra possibilidade é adicionar a segmentação por geolocalização. Isso pode ser útil se o seu marketplace atender apenas uma cidade ou região específica. Ainda, pode ser interessante se a sua plataforma for Omnichannel.

Essa estratégia consiste na convergência de todos os canais usados por uma empresa. Assim, há uma integração muito forte entre o mundo online e o offline. Resumindo, o omnichannel integra os clientes tanto com as lojas físicas quanto com as virtuais. 

Se quiser saber mais sobre como funcionam as mídias pagas nas redes sociais, veja essa aula gratuita aqui.

3. Fazer marketing de conteúdo

Produzir conteúdo relevante para o seu público é uma forma eficaz de se tornar referência no seu nicho. Ou seja, além dos produtos, é necessário produzir posts que agreguem valor aos seus clientes. Existem vários formatos: posts no Facebook ou Instagram, vídeos no Youtube, textos no blog, e-books ou infográficos.

Ou seja, divulgue dicas de como usar os produtos e tutoriais sobre a área. Por exemplo, o Uber tem um blog com informações sobre restaurantes, parques e shoppings em grandes cidades.

Além da mídia paga nas redes sociais, você pode usar essas mídias de maneira orgânica. Isto é, postando no seu feed normalmente. Porém, tenha em mente que essa é uma das estratégias de marketing digital de médio e longo prazo. Para medir a eficiência das suas ações, você pode usar ferramentas como o Google Analytics. 

4. Fidelizar clientes com e-mail marketing

Muitas pessoas acham que o e-mail é coisa do passado. Mas essa ainda é uma das estratégias de marketing digital mais confiáveis para conquistar e fidelizar clientes. Porém, para aplicar a estratégia de e-mail marketing você precisa construir um bom mailing. Ou seja, uma lista de contatos estratégicos. 

Por exemplo, você pode obter contatos de leads (possíveis clientes) por meio de uma newsletter no seu marketplace. Ou até mesmo participando de eventos da sua área e trocando cartões. 

Também é importante ter conteúdo relevante para veicular no e-mail marketing. Você pode usar depoimentos de clientes satisfeitos, dicas ou ofertas atrativas. Além disso, escolha bem a linguagem a ser usada e seja objetivo.

Outra dica é usar softwares de automação de marketing, para que o disparo dos emails não precise ser feito de forma lenta e manual. Um exemplo é o RD Station, que permite a gestão e segmentação de contatos, a nutrição dos leads, a criação de landing pages e e-mail marketing, e até a otimização de busca (SEO). A plataforma MailChimp é outra opção, que inclusive oferece planos gratuitos. 

5. Melhorar a posição no Google com SEO (Search Engine Optimization)

Pense só: quantas vezes você já foi até a segunda ou terceira página ao pesquisar por um termo no Google? Provavelmente foram poucas vezes, certo? 

Por isso, é importante usar o SEO ou Search Engine Optimization, que visa melhorar a otimização nos motores de busca. As técnicas são aplicadas no conteúdo e no código do seu marketplace. Essas técnicas envolvem a melhoria de fatores como a velocidade do carregamento da plataforma, o conteúdo e a boa navegação do usuário dentro do site.

O SEO é uma estratégia que não é tão simples de colocar em prática e exige profissionais mais especializados. Mas, é um investimento importante para aumentar o tráfego de qualquer plataforma de marketplace.

Conclusão

Para alcançar grandes resultados com o seu marketplace, é fundamental ter boas estratégias de marketing digital. Algumas das principais formas de fazer isso são: cobrar mensalidade dos sellers, ser omnichannel, investir em mídia paga, fazer marketing de conteúdo, disparar e-mail marketing e realizar SEO. 

Precisa de ajuda para lançar e fazer o marketing do seu próprio Marketplace? Marque já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.

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Carol Kuviatkoski

Publicado por:

Carol Kuviatkoski

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