Introdução
Já ouviu falar sobre cultura organizacional? Este conceito em uma empresa envolve todos os valores, normas e crenças que guiam a atuação dos profissionais. Também definem identidade visual e decisões estratégicas, além de influenciar diretamente no clima interno do empreendimento.
Embora a cultura organizacional também se desenvolva de maneira espontânea ao longo da rotina do negócio, as empresas podem gerir a sua cultura organizacional de forma a guiá-la pela excelência, pelo sucesso e pelo crescimento.
Quer saber como fortalecer a cultura do seu marketplace? Acompanhe conosco!
O que é cultura organizacional?
O conceito de cultura é bastante amplo. Em uma sociedade, ele inclui hábitos, condutas, relações interpessoais, formas de se vestir, agir e falar, idiomas, expressões populares e todas as outras características que fazem, por exemplo, um brasileiro se reconhecer como tal.
Logo, quando tratamos de cultura organizacional, a ideia é semelhante, mas aplicada às empresas. O que faz um funcionário agir, falar, trabalhar e tomar decisões em sintonia com os interesses da empresa? Em grande parte, uma cultura organizacional bem definida e gerenciada com assertividade.
Normalmente, as pessoas associam a cultura organizacional de um empreendimento à sua missão, sua visão e seus valores. Quase sempre estes dados são publicados nos sites e nas comunicações impressas da empresa. Mas a cultura organizacional vai bem além disso.
A cultura organizacional precisa ser implementada pela empresa, mas deve ser cultivada pelo time de colaboradores cotidianamente. Apenas com esta consonância será possível perseguir os objetivos do empreendimento.
Além de orientar a forma que funcionários trabalham e se relacionam, a cultura organizacional define a relação de um empreendimento com seus clientes, parceiros e fornecedores. Ela também ajuda a definir que tipos de posicionamentos este empreendimento terá na imprensa e em suas mídias sociais.
Dica: saiba neste webinar gratuito como montar uma equipe de sucesso para o seu negócio digital!
Importância da cultura organizacional
A cultura organizacional pode ser o diferencial competitivo de um marketplace. Ao implementar com sucesso uma cultura organizacional positiva, uma empresa pode ter uma série de benefícios, tais como:
- Padronização de procedimentos operacionais e comerciais;
- Maior eficiência por meio de uma integração entre setores da empresa;
- Ganho de reputação a partir de uma comunicação alinhada com o público-alvo;
- Motivação dos colaboradores por se identificarem com a cultura da empresa;
- Diretrizes que ajudam a empresa a se desenvolver de maneira sustentável;
- Melhoria na relação com clientes, parceiros e fornecedores;
- Desenvolvimento de um ambiente de competição saudável entre colaboradores;
- Maior controle sobre processos administrativos;
- Funcionários e equipes se tornam mais autogerenciáveis;
- Retenção e atração dos melhores talentos para a empresa.
Tipos de cultura organizacional
Via de regra, existem dois principais tipos de cultura organizacional: a conservadora e a adaptativa/inovadora. Vamos dar mais detalhes sobre cada uma delas:
Culturas conservadoras
Como o nome sugere, são culturas baseadas em métodos já consolidados, porém bastante engessados. Sua principal característica é a tradição.
Este tipo de cultura é mais comum em empresas antigas e negócios com um público-alvo mais maduro. Também contempla empreendimentos que ainda não se dispuseram a reformular suas atividades ao longo dos anos.
Estas empresas são altamente hierárquicas e costumam ter problemas com burocracias internas. Neste contexto, o desenvolvimento de novos produtos e serviços costuma demorar e ser limitado pelos complexos e morosos trâmites internos.
Culturas adaptativas
Em contrapartida, as culturas adaptativas ou inovadoras são baseadas em flexibilidade, eficiência, agilidade, solução de problemas e melhoria de métodos. Os marketplaces e as startups utilizam este tipo de cultura em suas rotinas.
A cultura adaptativa tem a vantagem de absorver mais rapidamente as oscilações do mercado, as mudanças do público consumidor e as características da concorrência, providenciando respostas rápidas para as demandas às quais ela é submetida.
Destas culturas inovadoras, por exemplo, surgiram metodologias ágeis como o Scrum, que proporcionou também o conceito de Lean Startup.
Nesta forma de trabalhar, as empresas executam suas demandas rapidamente, colocando seus produtos e serviços à disposição no mercado, Depois, analisam seus erros, recebem feedbacks e corrigem as falhas para lançar soluções cada vez mais otimizadas em menos tempo.
As culturas adaptativas também flexibilizaram a ideia de hierarquia. Embora exista uma cadeia definida com cargos e senioridade, todos os colaboradores, independentemente do posto na empresa, trabalham com mais autonomia. Assim, ajudam uns aos outros e colaboram com o propósito da empresa.
O comportamento do público muda com frequência. Por isso, hoje, a resiliência que uma cultura organizacional inovadora proporciona é essencial para empresas que querem crescer no mercado.
Características importantes na cultura organizacional
As empresas são livres para implementar a cultura organizacional que julgarem mais adequadas aos seus propósitos. Mas na maioria das vezes, as propostas de cultura organizacional têm as três qualidades abaixo:
Criatividade e inovação
Da seleção de funcionários à forma como a empresa se vende para seus clientes, é necessário valorizar criatividade e inovação. Habilidades fundamentais para um mundo em constante transformação e um mercado que exige que as empresas sejam arrojadas.
Uma cultura de criatividade e inovação permite às empresas desenvolver rapidamente produtos e serviços. Assim, elas atendam às demandas dos consumidores, ou até mesmo mudar totalmente seu modelo de negócio para acompanhar uma transformação do mercado.
Autonomia
Boas culturas organizacionais definem um certo nível de autonomia para todos os setores e funcionários da empresa. Por exemplo: a produção ou as vendas não podem parar caso um líder ou um gestor esteja temporariamente impossibilitado de trabalhar.
Com uma cultura de autonomia, aquela função é rapidamente restabelecida por outra pessoa previamente habilitada a desempenhar as atividades sem um prejuízo significativo de performance.
Agilidade
Empresas modernas utilizam uma cultura de agilidade para ter um desempenho mais eficiente. Uma cadeia bem desenhada de atividades e funções delimitadas para cada funcionário é associada à cultura de mútua colaboração entre equipes e o fornecimento constante de feedbacks.
Por exemplo, a partir do formato das Lean Startups, empreendedores colocam rapidamente seus marketplaces no ar e começam a operá-los. À medida que erros acontecem e melhorias são desenvolvidas, os novos detalhes são incorporados ao sistema, de forma que ele sempre possa gerar receita e continue em crescente evolução técnica.
Exemplos de cultura organizacional
Algumas empresas devem o seu êxito à sua cultura organizacional. Vamos conhecer alguns casos de sucesso bem famosos internacionalmente.
Orientada pela agilidade, pela excelência e pelo desenvolvimento de conhecimento de marcado de forma automatizada, o Google começou como apenas um mecanismo de busca. Hoje, possui um portfólio vasto de serviços em tecnologia, como o Youtube, o Android, as plataformas de cloud e outras soluções.
Mas note que a cultura do Google fez com que ele corrigisse os erros de seus produtos de maneira ágil e eficiente.
A ferramenta de pesquisa, por exemplo, em seus mais de 20 anos de existência, recebe constantes upgrades em seus algoritmos que tornam a experiência de busca mais eficaz e ainda permite às empresas lucrar por meio de Search Engine Optimization (SEO).
Airbnb
Hoje, o Airbnb é um dos maiores marketplaces de aluguel do mundo, onde os clientes podem locar imóveis para temporada ou permanência duradoura. Uma ideia inovadora, que transformou o conceito de aluguel imobiliário e ainda afetou o setor hoteleiro, com uma cultura que responde às demandas de um novo público consumidor.
O Airbnb é similar à Uber e outras empresas que pregam o compartilhamento de bens como uma forma de viver melhor, gastar menos e gerar renda. Esta cultura se manifesta na rotina de trabalho dos colaboradores, no serviço em si, na relação com clientes e proprietários, além da forma como a empresa se comunica em suas mídias sociais.
Dica: descubra tudo sobre a economia compartilhada neste webinar gratuito!
Netflix
Falando em mídias sociais, a Netflix também é uma empresa digna de nota por sua cultura organizacional. A empresa tem um posicionamento engajado em suas redes, além de ter uma cultura de interação direta com o público em suas contas.
Pouca gente sabe, mas a Netflix nasceu nos EUA como um serviço de locação de DVDs pelos correios. Hoje, é um dos maiores Software as a Service (SaaS) do mundo, atuando no streaming de filmes e séries. Quer um exemplo de inovação melhor do que esse?
Como criar e fortalecer a cultura organizacional?
Acho que todos já entendemos que a definição da cultura organizacional é importante. Mas como, afinal, criar e fortalecer este ambiente dentro de sua empresa? Vem ver:
Defina missão, visão e valores
Missão, visão e valores precisam ser mais do que apenas palavras impressas em um quadro na parede da empresa. Seus gestores e demais colaboradores precisam debater para entender, de fato, qual é a função desse empreendimento no mundo, no que ele acrescenta à sociedade e como pode agregar valor aos clientes.
Com essas ideias na cabeça, escolha a melhor maneira de difundir essas ideias em missão, visão e valores que sejam simples de entender, porém fortes como uma diretriz de trabalho e mote de vendas.
Tenha regras e boas práticas
Com base na missão, na visão e nos valores que a empresa definiu para si, é o momento de estabelecer regras e boas práticas para tudo na empresa: para vender, comprar, trabalhar, se comunicar interna e externamente, contratar, demitir, gerenciar ativos, movimentar dinheiro, receber, pagar, etc.
As normativas de trabalho são uma forma de tornar a cultura organizacional algo realmente concreto, que tenha impactos no dia a dia de trabalho dos colaboradores e guie as decisões estratégicas da gestão da empresa.
Fortaleça o clima organizacional
Funcionários desmotivados, mal remunerados, destreinados e estressados dificilmente conseguirão ter um bom desempenho em seguir as normativas de trabalho da empresa e colocar em prática o que se definiu na cultura organizacional. É preciso ter especial atenção aos colaboradores, suas queixas e anseios ao implementar sua cultura organizacional.
Com um bom plano de carreira, remuneração digna, capacitação e comunicação interna, os seus funcionários “vestirão a camisa” da marca e assim vão se tornar verdadeiros propagadores da sua cultura organizacional de maneira orgânica.
Invista na comunicação interna
Fofoca, informações desencontradas e rumores são tudo o que uma empresa não deseja se quiser ter uma boa cultura organizacional. Capriche na sua comunicação interna, de forma que ela seja um instrumento de informação oficial e, ao mesmo tempo, também sirva como um fator de motivação e difusão de cultura empresarial para os seus colaboradores.
Conclusão
Muitas empresas dão menos importância à cultura organizacional do que deveriam. O mercado de hoje, cada vez mais dinâmico, exige que os empreendimentos olhem mais para dentro de seus processos e entendam como uma cultura de atuação empresarial pode impactar seus negócios.
Vale lembrar que as culturas inovadoras, usadas em startups e marketplaces, apresentam grandes chances de sucesso no cenário atual.
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.