Como abrir e expandir a sua rede de franquias?

Por: Carol Kuviatkoski . Publicado em:05/10/2018

Empreendedorismo

Transformar o seu negócio em um  modelo de franquias (ou franchising) é um dos caminhos mais eficazes para expandir e consolidar a sua marca no mercado.

O segmento apresentou crescimento no Brasil, mesmo diante da crise econômica. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias no país registrou um aumento de 8% em 2016.

Em linhas gerais, uma franquia é uma espécie de filial.

Tratam-se de franqueadores que disponibilizam a sua marca e modo de operação para que outros empreendedores (franqueados) desenvolvam a atividade em um determinado local. O franqueado deve pagar uma quantia para a aquisição da loja e uma mensalidade.

Ter apenas um negócio próprio não é tão vantajoso quanto aderir ao modelo, seja como franqueador ou como franqueado.

Isso porque em uma franquia há a credibilidade da marca da rede.

Ao trabalhar com o franchising, o empreendedor tem mais apoio, força de barganha com fornecedores e pode replicar práticas de sucesso de outras unidades.

Farmácias, academias e hotéis já aderiram à lógica das franquias e se você está inserido no mundo dos negócios, também precisa conhecer esse sistema.  

Além disso a tecnologia possui um papel fundamental para expandir e gerir a sua rede de franquias.As plataformas digitais são grandes aliadas no processo, pois facilitam a gestão das filiais e a conquista de clientes.

Nesse artigo você vai entender passo a passo como colocar em prática esse modelo de negócio.

Quais são os primeiros passos para abrir uma franquia?

 

Antes de franquear a sua empresa é preciso saber se essa modalidade é adequada ao seu perfil.

O franqueador enfrenta muitos desafios e tem a responsabilidade de manter a relação com os franqueados. Assim, é preciso ter liderança e saber inovar.

Já o franqueado possui a segurança de conduzir um modelo já estabelecido. Esse empreendedor deve ter um perfil mais gerencial e gostar de colocar a mão na massa.

Além disso, não basta que o dono da rede (franqueador) simplesmente venda as franquias. É indispensável estar bem preparado para administrar e oferecer suporte, treinamento e consultoria aos franqueados. Isso é fundamental para concretizar um plano de expansão do negócio. Por isso, também é necessário ter uma visão de médio e longo prazo, para que a marca se posicione como uma grande rede no mercado.

Depois de descobrir o seu perfil, você deve escolher uma área de atuação. Para isso, atentar-se às tendências é essencial. Segundo o fundador do Blog Franqueador.com, Erlon Labatut, o segmento de alimentação é muito relevante no mercado do franchising.

A área de serviços também está em crescimento, porque oferece alternativas especializadas e até customizadas. O grande desafio desse setor é a exigência do público por qualidade no atendimento.

A vantagem do sistema de franquias nesse caso é o padrão de processos e qualidade estabelecido a todas as unidades. E, mais do que isso, uma marca forte e franqueada transmite mais credibilidade do que um negócio autônomo e atrai mais clientes.

Franquias digitais são outra tendência, que se destacam pelo investimento acessível e simplicidade de gestão. Se você já tem um negócio físico, expandi-lo para o ambiente online é fundamental.

 

Quais são os desafios financeiros da franquia?

Após decidir o seu ramo de atuação e ter um plano de negócio em mente, é necessário pensar no fator financeiro. Antes de mais nada, faça uma pesquisa aprofundada, analise o mercado, converse com os franqueados e capacite-se.

Muitos empreendedores desistem de começar no franchising por falta de dinheiro. Mas, existem possibilidades de crédito para abertura de negócios.

Saiba mais sobre esse e outros temas relacionados à franquia na Masterclass que o Ideia no Ar fez em parceria com o fundador do Blog Franqueador e a gerente de marketing da Bcredi:

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Como utilizar a tecnologia para expandir a sua franquia?

 

A tecnologia está revolucionando o mundo dos negócios. E com as franquias não é diferente. Uma plataforma digital pode facilitar muito a relação do franqueador com os franqueados.

Além disso, posicionar bem a marca é o principal fator para a sua rede continuar crescendo. E a internet pode contribuir para que isso ocorra muito mais rápido. As grandes empresas de franquias já estão integrando vendas online e offline para ampliar a sua lucratividade.

Trabalhar com os franqueados também exige uma gestão muito cuidadosa.

É fundamental que haja uma unidade nos discursos, métodos e processos da marca. Desse modo, o franqueador também é responsável por cuidar do marketing digital das franquias.

É muito mais seguro e assertivo centralizar o marketing em uma plataforma digital do que deixá-lo a cargo de cada franqueado. Isso garante que o empreendedor passe uma mensagem unificada e adequada ao público.

A plataforma do Ideia no Ar permite organizar todos os franqueados em um só lugar e atrair a demanda de clientes para ele por meio do marketing digital.

Ainda, pela plataforma você pode distribuir as oportunidades de compra entre os franqueados e acompanhar todas as suas métricas de desempenho. Isso é muito proveitoso para expandir e gerir a sua rede na internet com mais eficiência.

No vídeo abaixo o Thiago, CEO do Ideia no Ar, explica mais sobre como a plataforma do Ideia no Ar pode auxiliar a sua franquia:

Concluindo

Para ter uma rede de franquias bem-sucedida, é preciso identificar o seu perfil, analisar o mercado e obter apoio financeiro.

Ainda, apenas estar no offline não é suficiente para um crescimento exponencial da sua marca. É essencial investir em marketing digital e plataformas online que facilitem a ampliação da rede.

A plataforma do Ideia no Ar é uma solução para gerenciar, organizar e centralizar a demanda das suas franquias.

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Carol Kuviatkoski

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Carol Kuviatkoski

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