Agora que você já sabe O que é Marketplace, e Como Criar um Marketplace de Sucesso, o próximo passo é entender quais são os tipos de marketplace e qual aplicar no seu negócio. Para isso, é preciso avaliar quais dos modelos existentes se adequa melhor ao seu mercado, levando em conta as vantagens e desvantagens. Também é preciso se atentar à sua capacidade de investimento inicial, às particularidades do seu público e à forma de pagamento.
Quer
entender como aplicar isso e descobrir o melhor modelo de marketplace para
você? Nesse texto vamos te explicar os principais tipos de marketplace, tanto
de negócios quanto de serviços, e em qual caso você deve optar por cada um
deles.
Quais os Tipos de Marketplace e seus Modelos de Receita
Podemos dividir os tipos de
Marketplace da seguinte maneira:
1. Marketplace de Produtos:
Conecta lojas ou pessoas que vendem produtos físicos (ou digitais), com
clientes que desejam comprar esses bens.
2. Marketplace de Serviços: Conecta
profissionais ou empresas que prestam serviços, com clientes finais que
demandam um determinado tipo de serviço. O marketplace de prestadores de
serviços vem crescendo muito. Cada vez mais as pessoas buscam não só produtos,
mas experiências de compra diferenciadas. A prestação de serviço possui essa
característica, oferecendo alternativas especializadas e até customizadas.
Dentro de cada tipo de Marketplace, temos alguns modelos de negócios possíveis:
Marketplace de Serviços
– Transação:
cobrança de comissão no marketplace sobre cada venda. Geralmente a porcentagem
varia entre 15% e 30%.
– Negociação/Orçamento:
cobrança de Mensalidade para divulgação do perfil do prestador de serviços; ou
Venda de Leads; ou cobrar um valor de Publicidade para Destaque nas Buscas.
– Aluguel: cobrança por Comissão e/ou Mensalidade para uso da plataforma.
Marketplace de Produtos
– Transação:
cobrança de Comissão sobre cada venda e/ou Mensalidade para uso da plataforma e
benefícios adicionais (ex: logística).
– Anúncio:
cobrança de Publicidade por Anúncio, ou custo por cliques, ou Mensalidade para
publicar X anúncios por mês.
Vamos falar especificamente sobre os prós e contras de cada um desses exemplos de marketplace, para que você escolha o modelo ideal para as suas necessidades.
Tipos de Marketplace nº 1: Marketplace de Serviços por Transação
Esse é o modelo de marketplace
mais comum nos serviços que usamos no cotidiano. O Uber, por exemplo, é um
Marketplace de Serviços por Transação. Esse tipo de marketplace é de serviços
porque conecta prestadores de serviços (motoristas) com clientes (passageiros).
E a transação significa intermediar o pagamento entre as partes,
cobrando uma comissão sobre cada venda na plataforma.
A vantagem é que sobre cada
venda você gera receita, e o fornecedor (prestador de serviço) só paga comissão
se ele vender. Ou seja, não há nenhum custo inicial ou mensal. Porém, você não
conseguirá impactar uma grande fatia de mercado logo no início. Para isso,
seria necessário um investimento inicial muito alto. O melhor caminho é
economizar um investimento próprio para 12 meses de operação. Assim, você
consegue operar sem depender de um alto faturamento para pagar as contas.
Ainda, nesse período é possível comprovar o interesse dos clientes e então
buscar investidores.
O mais indicado é aplicar o
Marketplace de Serviços por Transação em um mercado onde não exista
fidelização entre as partes. Isto é, o cliente não irá contratar novamente
o mesmo profissional de forma direta. Desse modo, você garante que clientes e
prestadores não saiam da plataforma para operar por fora. No Uber, por exemplo,
o passageiro não busca contratar o mesmo motorista na próxima corrida, e a
empresa garante a qualidade de todos os profissionais.
Esse também é o melhor marketplace para mercados que não envolvem negociação, nem pagamento em etapas (ex: 50% no fechamento e o restante na entrega). O modelo de Marketplace de Serviços por Transação cabe melhor quando o escopo do serviço está bem definido (tem começo, meio e fim) e o próprio Marketplace define uma precificação padrão.
Tipos de Marketplace nº 2: Marketplace de Serviços por Orçamento/Negociação
Caso o modelo por Transação
não se encaixe no seu mercado, você poderá aplicar o modelo de negócios por
Orçamento (que pode ser chamado também de Negociação). Nesse exemplo de
marketplace o prestador de serviços cadastra seu perfil e portfólio, e fica à
disposição para receber contatos de possíveis clientes (Leads). A partir do
momento em que o prestador recebe o contato, inicia-se uma negociação de
orçamento, prazo, preço, qualidade, etc.
O indicado é aplicar esse
modelo de Marketplace em mercados que não possuem padronização no valor dos
serviços, pois o prestador só consegue definir o preço após analisar melhor
a demanda. O GetNinjas é um exemplo do modelo, pois os valores não são
pré-definidos e o cliente precisa entrar em contato com o profissional para
orçar a demanda e escolher o prestador que melhor se encaixa nas suas
necessidades.
O pagamento de serviços que
envolvem orçamento normalmente acontece fora da plataforma. Isso porque o
pagamento pode ser realizado em etapas (um “sinal” no início e o valor total
apenas após a entrega, por exemplo). Nesse caso não é indicado você
intermediar o pagamento online cobrando comissão, justamente porque as
partes vão conversar fora do marketplace. Com isso, pode ocorrer uma
fidelização do cliente, mas sem o uso da plataforma na próxima contratação.
Por isso é melhor cobrar por Mensalidade para uso da plataforma, com recebimento de contatos de clientes ilimitados. Outra opção é cobrar por Lead gerado, estabelecendo um valor por contato de possível cliente. É possível vender Leads avulsos ou em pacotes também. Uma terceira maneira de monetizar nesse tipo de marketplace de prestadores de serviços é pela publicidade. Você pode cobrar uma taxa para destacar o profissional nas buscas. O valor pode ser por período da campanha, por quantidade de cliques no destaque, ou por mensalidade.
Tipos de Marketplace nº3: Marketplace de Serviços por Aluguel
Um exemplo de marketplace por
aluguel é o Airbnb. Nele, o cliente (hóspede) aluga um quarto de uma pessoa
comum (anfitrião) que tem esse espaço ocioso. O modelo de receita é por
transação, pois a plataforma retém uma comissão.
O Marketplace de Aluguel pode ser aplicado em vários mercados. Isso porque vivemos a Economia Compartilhada e a tendência é compartilharmos bens e não os adquirir. Pode haver desde o aluguel de equipamentos, máquinas, espaços físicos, até brinquedos.
Esse modelo é indicado quando
o produto que você está alugando tem um valor muito alto que limita a compra do
mesmo. Outra característica é verificar se a necessidade é por um tempo
específico. Por exemplo: o cliente aluga um quarto em outra cidade, pois
viajará para lá apenas uma vez e não sabe quando voltará
Quanto à monetização, é possível cobrar uma comissão na Transação. Em um modelo de marketplace de serviços por aluguel, os preços podem ser pré-definidos e não demandam negociação (a não ser em casos que envolvem ticket médio maior). Outra opção é um modelo híbrido, cobrando uma Mensalidade para uso da plataforma mais uma comissão por Transação, porém menor. A mensalidade faz sentido porque o marketplace facilita a gestão da locação e economiza tempo do locador.
Tipos de Marketplace nº4: Marketplace de Produtos por Transação
O modelo de cobrar uma
comissão sobre cada Transação não muda no Marketplace de Produtos. Alguns
exemplos desse tipo de marketplace são: Mercado Livre, Amazon, AliExpress. Além
dos Ecommerces que estão expandindo sua estratégia de Marketplaces, como
Americanas, Magazine Luiza e Casas Bahia.
Nesse modelo, o vendedor cadastra
um produto, estabelece o preço e frete, e o Marketplace se encarrega de atrair
consumidores. O consumidor compara preços e avaliações dos vendedores e efetua
a compra online. É similar ao fluxo de um Ecommerce “tradicional”, mas com
múltiplos vendedores fazendo parte de um Shopping Virtual.
Para saber se esse é o melhor
marketplace para você, verifique a frequência de compra do cliente, o ticket
médio e o tamanho de mercado tanto de vendedores, quanto de clientes.
Ainda, analise o capital que você tem para investir versus quantas vendas
espera fazer em determinado tempo. Isso porque o valor que você recebe de
comissão por venda é normalmente baixo. Assim, é preciso um alto volume de
transações para viabilizar o negócio.
Mas, se seu mercado é essencialmente B2B, o Marketplace de Produtos por Transação tem um potencial maior de dar certo com menor esforço de marketing e, consequentemente, de capital. O B2B já tem orçamento disponível, necessidade de compra e ticket médio mais alto. Também exige uma curadoria maior de vendedores e permite prever a demanda de compra dos clientes finais para os lojistas. Assim, é possível implantar um modelo híbrido de cobrança (por Mensalidade mais a porcentagem de comissão por Transação).
Tipos de Marketplace nº5: Marketplace de Produtos por Anúncio
Esse tipo de Marketplace é o
mais difícil de dar certo, mas é aquele que pode gerar o maior retorno
financeiro também. Alguns exemplos são: OLX, Buscapé e até o Google. Essas
plataformas não vendem os produtos, sendo responsáveis apenas por publicar anúncios
e atrair tráfego de visitantes para eles. A conexão é feita entre uma oferta
(anúncio) com uma demanda (clientes).
A dificuldade em decolar tal
modelo está justamente no investimento de capital necessário. A monetização
demora pois depende de um grande volume de anúncios e de visitantes na
plataforma, para que os anunciantes vejam sua relevância.
No Marketplace de Produtos por
Anúncio, a receita vem da cobrança por anúncio destacado na Busca durante um
período, ou um valor por cliques no anúncio. Também é possível cobrar uma
Mensalidade e vender pacotes de anúncios por período.
Para saber se esse é o marketplace ideal para seu negócio, é necessário entender se o tamanho do mercado é grande o suficiente para compensar o investimento.Por isso, o modelo se encaixa melhor no B2C ou C2C.
Conclusão
Como vimos, você deve analisar
bem qual é o melhor marketplace para o seu mercado. Afinal, são muitas as
possibilidades e cada uma tem seus prós e contras.
Mas, não existe fórmula mágica
e você não deve perder muito tempo nessa fase de planejamento. Quem dirá se
você está indo para o caminho certo ou não é o seu cliente. E essa descoberta
só acontece quando você coloca seu negócio em operação e testa incansavelmente
o modelo de negócios.
Apenas entenda se o seu Marketplace
é de Serviços ou de Produtos, e qual modelo de negócios você irá começar
testando: Transação, Orçamento/Negociação, Aluguel ou Publicidade.
Quer saber se o seu negócio
pode ser uma marketplace e saber qual o modelo mais adequado? Fale com nosso consultor
especialista em Marketplaces gratuitamente! Preencha esse formulário para marcarmos uma conversa.
Acompanhe nossos materiais e conteúdos, para aprender tudo sobre como criar seu próprio marketplace de nicho, seja para escalar sua empresa ou monetizar sua base de vendedores e clientes.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookies
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.