Quer ganhar dinheiro na internet? Valide o seu modelo de negócio.

Por: Daniela Oganauskas . Publicado em: 26 de janeiro de 2018

O caminho do empreendedor, seja para modelos offline ou online, passa necessariamente por uma grande ideia, aquela que é capaz de garantir a sua motivação e dedicação pelo negócio. Contudo, ter uma boa ideia não garante que o empreendedor terá sucesso com o negócio. O seu sucesso vai depender da sua capacidade de fazer com que esta grande ideia seja capaz de atender a necessidades reais de um público real.
O processo de validação no mercado de um MVP (Minimum Viable Product‎) ou Mínimo Produto Viável da sua ideia é o caminho para buscar as informações que precisa para construir um negócio de sucesso. Saiba mais sobre o que é um MVP e sobre o processo de validação do negócio.

O que significa Mínimo Produto Viável?

Ter um Mínimo Produto Viável significa ter uma versão, protótipo, ou apresentação mínima da sua ideia de negócio para ser lançada no mercado e validada junto ao seu público alvo. Lançar seu negócio em formato de MVP é entender que o seu produto não estará suficiente maduro para ter sucesso enquanto não contar com avaliações e sugestões reais do seu público-alvo.
Mesmo que o empreendedor acredite muito na sua ideia, tenha dedicado muitas horas em planejamento e desenvolvimento do negócio, não há como prever como o mercado, o público-alvo dele vão reagir. Neste sentido é que entra a lógica do lançamento de um Mínimo Produto Viável. O empreendedor vai construir uma versão mínima do modelo de negócio que poderá apresentar para o mercado, e com isso gerar aprendizados que serão essenciais para que o produto ou modelo de negócio evolua de acordo com as reais necessidades do mercado.
A única forma de descobrir quais são os problemas reais e as soluções viáveis para seu negócio é levando a ideia para amadurecer com as contribuições externas. Esta é uma dica muito importante para todo o empreendedor, desapegue da ideia e esteja aberto a descobrir como ela pode gerar soluções para problemas do público em questão, mesmo que ela tenha que ser leve ou completamente alterada pelo caminho.

A insegurança positiva de lançar um produto inacabado.

A insegurança do empreendedor, em apresentar o seu negócio ainda inacabado, não deve ser um fator impeditivo para que ele comece um processo de validação. Muitos empreendedores encaram com muita desconfiança o processo de validação, pois querem continuar a planejar e organizar o seu negócio até se sentirem preparados para apresenta-lo para alguém.
Mas esta pode ser uma insegurança positiva e que deve ser aproveitada. Quanto mais seguro um empreendedor está na apresentação do seu negócio, mais apegado ele está a sua ideia, ao seu planejamento, ao que foi desenvolvido. Ter insegurança em uma apresentação possibilita que o empreendedor esteja realmente aberto a descobrir coisas sobre o seu modelo de negócio junto com as pessoas para quem está apresentando o seu MVP.
Outra coisa que se deve ter em mente é que muito do que é planejado e elaborado sem que haja uma adequada validação, pode ser desperdiçado, se o mercado indicar que o negócio deve tomar novos rumos para ser aceito e atingir o sucesso. Ter um produto ainda em sua fase inicial e avançar no seu desenvolvimento depois de um adequado processo de validação irá garantir uma segunda versão muito mais sólida e bem estruturada.
Portanto, mais que buscar estar seguro para apresentar um MVP, o empreendedor deve estar aberto a participar de um processo de construção de um modelo negócio no qual ele vai contar ativamente com a sugestões do seu público-alvo.
Dedique-se para o que importa.
Lançar um modelo de negócio de sucesso depende muito mais da capacidade que o empreendedor vai ter de interagir com o mercado para descobrir quais são as suas necessidades, do que do tempo que ele dedica no seu escritório planejamento, organizando e desenvolvendo o seu produto. Para isso destacamos 3 dicas que podem ser decisivas na construção de processo e validação:
1 – Construa um plano de trabalho mais focado em ações do que em perfeições.
2 – Identifique pessoas que são chave dentro do seu público-alvo, elas serão as primeiras com as quais você marcará uma reunião para discutir seu modelo de negócio.
3 – Vá para a reunião de validação mais preparado para discutir as necessidades do mercado e aprender com as pessoas do que dedicado a descrever minuciosamente a ideia do seu modelo de negócio.
Com estas dicas e mantendo o foco no processo de validação, os aprendizados e o processo de tomada de decisão para o lançamento do negócio serão baseados em aspectos sólidos da realidade do seu mercado.

Valide o seu modelo de negócio e encontre o caminho para ganhar dinheiro na internet.

O empreendedor que está em busca de conhecer o problema que sua ideia resolve, que busca entender na prática as necessidades do público-alvo e que consegue validar a aceitação do seu modelo de negócio está construindo bases sólidas para começar a ganhar dinheiro na internet.
Com o processo de validação do negócio, ele aprendeu mais que se estivesse focado em estruturar a sua ideia, baseando-se somente nas suas crenças e percepções, sem envolver outras pessoas no processo. Trocar experiências garante muito mais resultados e em um espaço de tempo muito mais curto. O Ideia no Ar criou uma WebSérie para te ajudar a saber como ganhar dinheiro na internet, acompanhe aqui

Publicado por:

Daniela Oganauskas