Ideia no Ar
  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Quem somos
Agendar reunião
✕
  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Quem somos
Agendar reunião E-mail:
[email protected]
indicação

9 dicas de como conseguir parceiros para seu negócio

Por: Matheus Dias . Publicado em: 31 de janeiro de 2022

  • Marketplace
  • Home
  • > Blog
  • > Marketplace

Parcerias são uma prática totalmente comum e recorrente dentro do mercado empresarial. Boas parcerias são muito importantes tanto para empresas iniciantes, como para empreendimentos bastante consolidados e podem fazer a diferença para o sucesso de um marketplace a curto, médio e longo prazo. Mas como realmente firmar uma parceria que traga bons resultados?

Neste texto vamos falar sobre as parcerias, dando um panorama dos benefícios que elas podem proporcionar ao seu negócio. Traremos também algumas dicas sobre formas de firmar boas parcerias que tragam vantagens mútuas a todos os envolvidos. 

Por que fazer parcerias em seu negócio ou empresa?

Porque parcerias ajudam um negócio a ganhar evidência e ampliar oportunidades de negócio. Além de melhorar a relação do seu negócio com o ecossistema empresarial no qual ele está inserido.

Além disso, as parcerias podem reduzir os seus custos ou ampliar as receitas da sua empresa em determinados aspectos os quais ela tem dificuldade para lidar, oferecendo contrapartidas que também beneficiam os pontos fracos dos players interessados em fazer parcerias com a sua marca.

Ao fazer uma parceria, é muito comum também que ambos os públicos consumidores das empresas parceiras possam compartilhar oportunidades de compra. Logo, a quantidade de vendas em potencial aumenta substancialmente e muitas vezes o custo de uma parceria é praticamente nulo.

Naturalmente, as parcerias precisam ser estratégicas. Por isso, é importante refletir com cautela sobre os riscos e benefícios de cada parceria. Nos próximos itens você poderá pensar nisso melhor. 

Como identificar oportunidades em parcerias?

Parcerias podem ou não ser bem sucedidas. Por isso, não se deve fazer parceria com “qualquer um”. Em linhas gerais, é preciso identificar se o player parceiro pode gerar algum tipo de identificação com o seu público. Além disso, é preciso entender qual o custo da contrapartida a ser oferecida à outra empresa. Assim como em qualquer negócio, o fechamento de uma parceria envolve a relação de custo/benefício. 

9 Dicas para encontrar bons parceiros de negócios

Para detalhar melhor alguns passos importantes na hora de iniciar a sua parceria, veja 9 dicas que separamos para fazer a sua escolha mais planejada e reduzir os riscos no momento de selecionar um bom negócio parceiro.

1. Conheça seu público-alvo e sua persona

Uma parceria só faz sentido se ela atender aos interesses do público-alvo da sua empresa. Por isso, avalie se o negócio parceiro e os termos da parceria favorecem a sua clientela. Não sabe bem o que é público-alvo e persona? Então preste atenção:

Público-alvo

Público-alvo é, efetivamente, o grupo de clientes que você deseja atingir com suas campanhas e influenciá-los a comprar. É preciso conhecer as características gerais deste público-alvo (renda, características demográficas, hábitos de consumo, gênero, classe social, profissão, etc) e entender o quanto a parceria dialoga ou não com os interesses destes grupos.

Persona

A persona é como a representação única do público-alvo em uma só pessoa. É como um cliente ideal fictício: a pessoa que, ao ser impactada por uma boa campanha ou parceria, tende a fazer compras de alto ticket, com grande frequência e por muito tempo. Ou seja, é o cliente o qual o seu produto ou serviço mais atende integralmente. 

Dica: acesse já o modelo gratuito de construção de personas!

2. Saiba que produtos e serviços atende seu público

Especialmente em um marketplace, é preciso prospectar uma parceria levando em conta os produtos e serviços consumidos pelos consumidores de ambas as marcas parceiras. Se, de alguma forma, o produto ou serviço do seu parceiro pode agregar à experiência de um cliente já retido por sua empresa, é uma parceria com potencial de ser bem sucedida. 

3. Faça uma lista de potenciais parceiros

Faça uma lista dos seus parceiros em potencial levando em conta justamente os critérios que já apontamos acima. Assim, você poderá entrar em contato individualmente com cada player, entender sua situação, conhecer melhor suas condições e avaliar se o parceiro em potencial tem ou não interesse em continuar o contato. 

4. Defina tudo que pode oferecer aos parceiros

É bom deixar bastante claro, desde o início, tudo o que a sua empresa pode ou não oferecer diante de uma parceria. É natural que parcerias tenham custos, mas este custo deve ser totalmente recompensado pelos benefícios da parceria. Antes mesmo de entrar em contato com possíveis parceiros, estabeleça internamente padrões e valores mínimos e máximos para a contrapartida que a sua empresa pode oferecer. 

5. Busque fechar parcerias com empresas de sucesso

Nem sempre é possível, mas o ideal é fechar parcerias com empresas bem-sucedidas, que sejam referências em sua área de atuação. Assim, o seu negócio pode também se aproveitar do prestígio e da boa fama da qual o parceiro em potencial já goza.

Naturalmente, se a sua empresa ainda for inicial, pode ser mais difícil consolidar uma parceria com uma grande corporação. Neste caso, você pode fazer parcerias com empresas não tão grandes, mas que já contem com uma base consolidada de clientes e que proporcione um bom grau de satisfação aos compradores.

Lembre-se que quanto maior a diferença de tamanho entre as empresas parceiras, maior será a contrapartida exigida para que a parceria possa ser concluída. 

6. Estabeleça regras claras e com benefícios mútuos

“O que é combinado não sai caro”. Este é apenas um ditado popular, mas bastante ilustrativo para elucidar o que deve acontecer em uma parceria bem feita. Os termos da parceria precisam ser claros, justos e transparentes para todos os envolvidos. Além disso, é preciso estabelecer, desde o início, condições que possibilitem maiores chances de benefícios mútuos aos parceiros. 

7. Ofereça sempre o melhor serviço aos parceiros e clientes

Não seja negligente com os seus parceiros. Afinal, assim como você avalia os resultados e os retornos da parceria, o seu parceiro também estará analisando a viabilidade de se manter a parceria com o seu negócio a todo o tempo. Por isso, dedique-se a cumprir todas as regras estabelecidas e ofereça sempre os melhores serviços a parceiros e clientes. 

8. Avalie periodicamente o retorno obtido

Parcerias só fazem sentido se elas estiverem, de fato, trazendo resultados. Parcerias mal-sucedidas precisam ser interrompidas ou alteradas para que possam proporcionar crescimento. Por isso, estabeleça métodos para analisar e avaliar periodicamente o retorno obtido com cada uma de suas parcerias. Isso traz também insights valiosos para a definição das parcerias seguintes. 

9. Faça networking constantemente

Um dos requisitos para se conseguir realizar boas parcerias é a construção de um sólido networking. Sempre que houver novas parcerias, certifique-se de dialogar com o máximo possível de profissionais, executivos, diretores e pessoas-chave que poderão, no futuro, abrir portas para outras parcerias ainda mais lucrativas.

Lembre-se também de participar de eventos, desafios, workshops e outras oportunidades de conhecer pessoas diferentes do seu ramo e de outros segmentos que podem se tornar parceiros valiosos.  

Como monetizar com parcerias em um marketplace?

Sabia que você pode ganhar muito dinheiro com parcerias? Uma das formas mais lucrativas de fazer isso é criando o seu próprio marketplace. Um marketplace nada mais é do que um shopping virtual, seja de produtos ou de serviços. Enquanto dono(a) do shopping, você precisa atrair lojistas/parceiros para oferecer produtos na plataforma. Além disso, é sua responsabilidade atrair clientes para consumir tais itens.

Dica: acesse já o checklist gratuito sobre como criar um marketplace de sucesso!

Mas, de que forma você pode lucrar com isso? Bom, depois de conectar a oferta (vendedores/parceiros) e a demanda (clientes), é preciso pensar no seu modelo de receita. Confira os principais abaixo:

Comissão por Transação

Um dos modelos de receita mais populares é a comissão por transação. Ou seja, o dono do marketplace recebe uma comissão em cima de cada venda realizada na plataforma. O repasse acontece por meio de uma ferramenta de split de pagamento, conectada ao marketplace.

Uma vantagem desse formato é a facilidade de atrair vendedores, pois eles só irão gastar caso efetivamente realizem uma venda no seu shopping online.

Mensalidade do Vendedor

Outra maneira de ganhar dinheiro com os parceiros/vendedores do seu marketplace é por meio de uma mensalidade paga por eles. Afinal, o marketplace é como uma vitrine virtual onde o vendedor expõe seus produtos. Pense só: em um shopping convencional, os lojistas pagam aluguel. No shopping online, eles podem pagar uma mensalidade. Em troca, você deve oferecer suporte e investir em marketing, para que a sua plataforma realmente seja conhecida.

Venda de Leads

Outra possibilidade é cobrar por cada lead (potencial cliente) gerado ao vendedor. Esse modelo é comum em mercados B2B com ticket médio alto, em que as partes fazem o pagamento necessariamente por fora da plataforma.

Conclusão

Escolher bem os seus parceiros é fundamental para fazer com que a empresa escale a novos patamares de faturamento, se torne mais conhecida entre o público consumidor e passe a ser mais respeitada dentro do segmento. Você também pode estabelecer parcerias de ouro para o seu marketplace. Por isso, esperamos que nossas dicas tenham sido úteis.

Quer lançar o seu marketplace? Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe. 

Crie um shopping virtual e aumente seu faturamento
Crie um shopping virtual e aumente seu faturamento
Publicado por:

Matheus Dias

Veja também

Gestão de marketing: grupo de pessoas trabalhando nisso.

Gestão de marketing: como aplicar na sua empresa

Grupo de pessoas adotando o open innovation.

Open innovation: o que é e como aplicar no marketplace

Mulher trabalhando na gig economy.

Gig economy: exemplos de marketplaces nesse cenário

  • Empreendedorismo
  • Marketplace
  • Negócio digital

Acompanhe nossos materiais e conteúdos, para aprender tudo sobre como criar seu próprio marketplace de nicho, seja para escalar sua empresa ou monetizar sua base de vendedores e clientes

Quero me inscrever gratuitamente

Ideia no Ar

  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Blog
  • Materiais Educativos
  • Quem somos
  • Trabalhe Conosco

Links

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • Linkedin
  • Empreendedorismo
  • Marketplace
  • Negócio digital

Entre em Contato

E-mail: [email protected] Entrar em contato

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para criar uma melhor experiência de navegação e personalizar nossa publicidade. Você concorda com as Políticas de Privacidade se continuar a usar este site.

Ideia no Ar - Plataforma de marketplace
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.