Ideia no Ar
  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Quem somos
Agendar reunião
✕
  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Quem somos
Agendar reunião E-mail:
[email protected]
Mão de um homem mexendo em um laptop e em uma das mãos um caneta, ao lado do laptop tem um tablet.

Gestão administrativa: como gerenciar bem o seu marketplace

Por: Matheus Dias . Publicado em: 13 de abril de 2022

  • Marketplace
  • Home
  • > Blog
  • > Marketplace

A gestão administrativa é um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, um dos fatores mais importantes para quem quer empreender em qualquer negócio. Lidar com ativos e passivos de um empreendimento de maneira estratégica e planejar os próximos passos do empreendimento podem ser o aspecto mais decisivo para o seu êxito.

Por isso, neste texto falaremos sobre gestão administrativa, o que ela é, qual a sua importância, além de trazer algumas dicas de boas práticas para que você possa operacionalizar o seu negócio da melhor maneira possível. Te convidamos a nos acompanhar  até o fim! 

O que é gestão administrativa

A gestão administrativa é a gestão geral e central de um negócio. Fica a cargo dela definir todas as diretrizes pelas quais uma organização irá funcionar. Cabe a ela determinar a atuação das gestões financeira, operacional, comercial, de RH, contábil/fiscal, tecnológica, entre outras pastas. É a gestão superior. 

Para além do gerenciamento cotidiano, a gestão administrativa também atua no planejamento das próximas ações do empreendimento enquanto negócio, além de atuar para mitigar riscos, realizar projeções e definir metas e objetivos para curto, médio e longo prazo.    

Importância de uma boa gestão administrativa

Sem uma boa gestão administrativa, um empreendimento não pode crescer. Provavelmente, sequer irá sobreviver aos desafios do mercado. A boa gestão administrativa faz uma grande diferença. Nos momentos favoráveis, a boa gestão administrativa permite a expansão de crescimento, ganhos sólidos e evolução sustentável do negócio.

Já nos eventuais momentos de crise, uma boa gestão administrativa permite o bom gerenciamento das dificuldades com o mínimo de danos à reputação e também aos resultados do negócio. É realmente um diferencial que nem toda empresa dá a devida importância, haja vista que mais da metade dos empreendimentos brasileiros acabam fechando as suas portas antes de dois anos de atuação.

Algumas empresas de consultoria são especialistas em apoiar e/ou terceirizar a gestão administrativa de outros empreendimentos. Muitas dessas corporações se tornam bilionárias auxiliando outros negócios a também crescer. É um mercado de dimensões imensuráveis.  

Tipos de gestão administrativa

A gestão administrativa tem duas principais formas de ser implementadas. Vamos conhecer ambas delas adiante:

Administração pedagógica

Quando falamos em pedagogia, falamos de métodos e técnicas úteis para gestão, o aprendizado e a evolução do ambiente escolar. A administração pedagógica segue os mesmos princípios, porém dentro do ambiente empresarial.

A administração pedagógica tem quatro principais diretrizes:

  • Motivação e engajamento;
  • Treinamento e educação;
  • Clima organizacional;
  • Produtividade e qualidade.

Administração reacional

A administração racional é um modelo mais tradicional e engessado de se gerenciar uma organização. Aqui, uma gestão centralizada dá ordens de forma hierárquica e vertical, sem realmente levar em conta feedbacks recebidos. Embora ela pareça ditatorial e pouco eficiente, muitas empresas funcionam bastante bem com este modelo de gestão, justamente por operar em modelos de negócio mais convencionais e antigos. 

Como fazer uma boa gestão administrativa no seu marketplace

Quando tratamos de gestão administrativa dentro de um marketplace, há algumas ações que são fundamentais para fazer o negócio funcionar no dia a dia e também possibilitar um planejamento estratégico a médio e longo prazo. Veja:

Divisão de trabalho

A gestão administrativa é composta, em boa parte, pela ação de delegar tarefas aos seus respectivos responsáveis. Muitos marketplaces, especialmente aqueles em estágio inicial, contam com uma equipe bastante reduzida. Mesmo assim, diante deste contexto, é preciso definir pessoas incumbidas de realizar diversas demandas.

Não se trata apenas de cobrar a sua equipe. Trata-se, principalmente, de engajar os colaboradores do seu time para que todos participem do crescimento do negócio. Com isso, a tendência é que todos também possam ser melhor remunerados e tenham como crescer na carreira. 

Divida o trabalho levando em conta hard skills (competências técnicas) e soft skills (habilidades pessoais e sociais, como a serenidade, a resiliência e a capacidade de lidar com pessoas).   

Comando da gestão

Fazer gestão administrativa também significa definir líderes para comandar as diferentes atividades nas quais a sua empresa estará envolvida. É preciso escolher as pessoas mais bem preparadas do time para assumir a gestão de outros colaboradores e trabalhar de maneira engajada e entrosada. 

Formar e lidar com líderes, por vezes, pode ser um desafio. Por isso, é importante deixar bem claro as obrigações, expectativas, remunerações e direitos de cada comandante. É fundamental também criar um ambiente propício para que os diferentes líderes interajam entre si de maneira respeitosa e igualitária. Lembre-se: quando o seu negócio crescer, será impossível gerir tudo com as próprias mãos. É preciso contar com pessoas de confiança. 

Direção das atividades

Uma vez que tenha sido possível delegar tarefas e definir diferentes times dentro de sua empresa, cabe à gestão administrativa estar presente e ciente de tudo o que é feito nestas equipes. A tarefa pode parecer difícil, mas com gestores de confiança e as ferramentas corretas, você verá que dirigir atividades pode não ser tão difícil.

Será necessário ter proximidade com os gestores e também realizar reuniões frequentes para entender as principais conquistas, bem como os maiores desafios e gargalos que os times têm enfrentado. Sempre que necessário, é preciso auxiliar as equipes mobilizando recursos e até mesmo outras pessoas. 

Remuneração

A gestão administrativa também é a maior responsável pela gestão financeira dos valores que o marketplace detém. Logo, também é função dela definir quais serão as remunerações das diferentes equipes, desde o gestor de times até o estagiário. Embora calcular remunerações pareça uma tarefa simples, ela é mais estratégica do que parece.

Uma baixa remuneração implica em menos custos para o seu orçamento. Entretanto, ela reduz produtividade, aumenta a rotatividade de funcionários e pode fazer com que as suas melhores cabeças acabem indo parar na concorrência. Por outro lado, uma remuneração acima do que é prudente mantém funcionários, porém compromete o faturamento da empresa. É uma balança bastante sensível. 

Organização

Essa é uma questão mais burocrática, organizacional, mas que também demanda muita atenção. Como é a organização dos diferentes times da sua empresa, tanto na atuação cotidiana, como nos momentos de prestação de contas e definição de novas metas? 

Empresas têm diferentes formas de organizar suas rotinas. Algumas são mais flexíveis, outras mais tradicionais e engessadas. Algumas dão mais liberdade a colaboradores de diferentes graus de senioridade. Outras acabam optando por um trabalho mais voltado à hierarquia. A organização dos trabalhos do seu negócio precisa ser alinhada com a visão e com a missão do empreendimento. 

Equidade

Equidade é o conceito de dar o mesmo julgamento ou os mesmos critérios de eficiência às diferentes equipes da empresa. Isso não significa que todas elas tenham a mesma importância, pelo contrário! Na maior parte dos marketplaces, o time de marketing e comercial tem uma importância mais estratégica do que o jurídico ou o time de contabilidade. 

A questão é que as avaliações e julgamentos sobre esses diferentes trabalhos precisam ser feitas de forma justa e clara. Todos os times devem entender quais são suas métricas de desempenho, suas metas e de que forma seus esforços serão remunerados. Essa equidade ajuda a manter uma equipe mais coesa e engajada com as atividades do seu negócio.  

Dica: saiba tudo sobre estratégias de marketing para marketplace neste kit completo!

União da equipe

União e engajamento da equipe não são uma função referente apenas ao time de Pessoas/RH. Essa precisa ser uma preocupação constante da gestão estratégica da empresa. Sem o devido engajamento, um time de colaboradores tende a se tornar improdutivo e facilmente convencido a trocar de empresa. Custos e limitações que o seu marketplace certamente não quer encarar.

Uma equipe unida e engajada traz benefícios para todos os envolvidos nesta cadeia. Tanto a você, enquanto empresário ou empresária do ramo dos marketplaces, como aos membros da equipe em si, que cresce, se desenvolve, ganha mais, trabalha mais feliz e acredita mais nas causas que a empresa defende.

Algumas das principais formas de ter uma equipe unida e engajada são:

  • Boa remuneração;
  • Benefícios trabalhistas;
  • Plano de carreira;
  • Oportunidades de formação;
  • Gestores humanos e eficientes;
  • Condições dignas de trabalho;
  • Missão, visão e valores claros para o negócio;
  • Boa comunicação interna;
  • Entre outros.

Ferramentas de gestão administrativa

Algumas ferramentas também podem ser de grande valia para ser utilizadas no dia a dia da gestão administrativa do seu marketplace, tais como:

Canvas

O Business Model Canvas – ou apenas Canvas, como também é conhecido, é um modelo de planejamento estratégico muito utilizado por diversas empresas em sua gestão administrativa. 

Ele é composto por um quadro onde são descritos diversos componentes, tais como:

  • Parceiros chave;
  • Atividades chave;
  • Recursos chave;
  • Propostas de valor;
  • Relações com clientes;
  • Canais;
  • Segmentos de clientes;
  • Custos estruturais;
  • Fontes de renda.

Em um marketplace, também são considerados vendedores e sua respectiva estrutura logística.

Dica: quer montar o Business Canvas para o seu marketplace, mas não sabe como? Temos um template para te ajudar!

OKR

OKR é a sigla em português para Objetivos e Resultados Chave. Como a sigla sugere, são indicadores úteis para compreender se o empreendimento está ou não no caminho do crescimento. OKRs não são metas práticas de curto prazo, estão mais posicionadas como uma diretriz que a empresa deve seguir para trilhar um caminho de crescimento sustentável e consolidar o seu posicionamento no mercado.

A maioria das empresas bem sucedidas têm OKRs bem definidos e se esforçam o máximo para atingi-los no tempo definido. É uma prática que o seu marketplace também deveria implementar. 

EOS

A metodologia EOS é a sigla para Sistema Operacional do Empreendedorismo. Uma metodologia implementada por diversas consultorias para potencializar os resultados de negócios digitais e tradicionais a partir de três grandes eixos: visão, tração e saúde do negócio.

  • Com a visão, a empresa sabe onde quer chegar;
  • Com a tração, o negócio conquista clientes e receita;
  • Com a saúde, o empreendimento mantém suas contas em dia.

Conclusão

Como vimos, a boa gestão operacional pode transformar um marketplace em uma grande potência, um negócio realmente exponencial. Mas a gestão operacional precisa ser feita com estratégia e planejamento para que cumpra realmente com todo o seu potencial. Por isso, prepare-se o máximo possível e continue acompanhando os conteúdos do nosso blog! 

Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido 

Quer lançar seu próprio marketplace e ainda ter apoio para fazer uma boa gestão do negócio? 

Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe, descubra como podemos te ajudar e conheça a nossa plataforma.

Crie um shopping virtual e aumente seu faturamento
Crie um shopping virtual e aumente seu faturamento
Publicado por:

Matheus Dias

Veja também

Gestão de marketing: grupo de pessoas trabalhando nisso.

Gestão de marketing: como aplicar na sua empresa

Grupo de pessoas adotando o open innovation.

Open innovation: o que é e como aplicar no marketplace

Mulher trabalhando na gig economy.

Gig economy: exemplos de marketplaces nesse cenário

  • Empreendedorismo
  • Marketplace
  • Negócio digital

Acompanhe nossos materiais e conteúdos, para aprender tudo sobre como criar seu próprio marketplace de nicho, seja para escalar sua empresa ou monetizar sua base de vendedores e clientes

Quero me inscrever gratuitamente

Ideia no Ar

  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Blog
  • Materiais Educativos
  • Quem somos
  • Trabalhe Conosco

Links

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • Linkedin
  • Empreendedorismo
  • Marketplace
  • Negócio digital

Entre em Contato

E-mail: [email protected] Entrar em contato

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para criar uma melhor experiência de navegação e personalizar nossa publicidade. Você concorda com as Políticas de Privacidade se continuar a usar este site.

Ideia no Ar - Plataforma de marketplace
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.