Responsabilidades Jurídicas do Marketplace

Por: Ideia no Ar . Publicado em:04/10/2018

Marketplace

Neste artigo você entenderá quais são as responsabilidades jurídicas do administrador de um negócio no modelo marketplace e boas práticas do mercado.

O marketplace é um modelo de negócio que reúne diversos anunciantes de um segmento de mercado em um único lugar. Assim, compradores podem encontrá-los e fazer pedidos facilmente.

Em resumo, é uma feira virtual, uma vitrine para diferentes negócios.

Se você deseja saber mais sobre o que é um marketplace, leia este artigo.

Quando lidamos com administradores de marketplaces, uma dúvida comum refere-se às suas responsabilidades jurídicas.

 

O Marketplace como Canal de Vendas

Em resumo, o Marketplace é apenas um canal de vendas para o vendedor, sem a responsabilidade final de entregar o produto ou serviço contratado pelo cliente, pois isso é responsabilidade do vendedor. Esses direitos e deveres podem estar garantidos nos Termos de Uso da sua plataforma de Marketplace, com o apoio de um bom advogado.

Entretanto, é possível que em um eventual processo jurídico de um comprador por conta de um serviço mal prestado pelo vendedor, você –  como Marketplace – seja associado, já que foi o responsável pela intermediação do negócio.

 

Boas Práticas

Para evitar esse tipo de situação, é importante que você faça uma curadoria dos vendedores que fazem parte do seu Marketplace, acompanhe as avaliações dos vendedores, tenha regras que permitam remover um vendedor caso ele não esteja prestando um serviço de qualidade, e se preocupe em atender às dúvidas e reclamações dos compradores, sempre resolvendo os problemas da melhor forma possível. Assim, os riscos de ser associado a problemas jurídicos diminuem.

 

Quer contar com a ajuda de especialistas em marketplaces para levar o seu negócio ao sucesso?

O Ideia no Ar já lançou mais de 300 negócios digitais e oferece uma  plataforma de criação de Marketplaces que permite lançar o seu negócio em poucas semanas, seja ele do segmento de Produtos ou Serviços.

Faça um Diagnóstico Gratuito com um de nossos consultores e entenda como uma plataforma se encaixa à estratégia do seu negócio clicando aqui.

Botao_capitulo5

Ideia no Ar

Publicado por:

Ideia no Ar

Veja também

Acompanhe nossos materiais e conteúdos, para aprender tudo sobre como criar seu próprio marketplace de nicho, seja para escalar sua empresa ou monetizar sua base de vendedores e clientes.