Gateway e Split de Pagamento para Marketplaces

Por: Ideia no Ar . Publicado em:02/10/2018

Marketplace

Gateway de Pagamento

Neste artigo você entenderá o que é gateway de pagamento e como ele influencia a criação de um marketplace de sucesso.

Um marketplace é como um shopping virtual, onde anunciantes e compradores se encontram. Este é um modelo que vem dominando o mercado digital, seja na venda de produtos ou prestação de serviços.

Entretanto, quando você resolve empreender um marketplace, irá se deparar com diferentes possibilidades de modelos de receita. Ou seja, maneiras de ganhar dinheiro com o seu negócio.

As principais delas são:

*Lead:  Lead, em Marketing Digital, é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.

O que é Gateway de Pagamento

O gateway de pagamento é uma interface para a transação dos pagamentos entre os vendedores e os clientes de um marketplace. Ou seja, ele permite que as transações financeiras sejam realizadas de forma online. 

É esta ferramenta que se conecta com as operadoras de cartão de crédito ou gera boletos, e viabiliza a compra online. E, também, o gateway de pagamento geralmente se adapta a diferentes tipos de cobrança. 

Além disso, alguns deles oferecem funcionalidades especiais. Um exemplo é o Split de Pagamento, função essencial para o repasse de valores em um marketplace. 

Quer entender melhor como funciona um gateway de pagamento? Confira o vídeo abaixo.

O Problema da Bitributação

Nos marketplaces de sucesso, o modelo de receita de Comissão na Transação é o mais comum, por dois motivos:

Mas, essa opção requer alguns cuidados. Você não pode receber o valor total da transação na sua conta bancária. Depois, reter a sua comissão e só então repassar o valor para o vendedor.

Isso porque essa maneira de operar configura uma bitributação. Pois, você teria que gerar uma nota fiscal do valor total da transação. E o seu vendedor também teria que gerar uma nota referente ao valor que ele recebeu. Ou seja, o mesmo valor seria tributado duas vezes, causando um encargo desnecessário.

Além disso, em 2017 o Banco Central regulamentou as operações financeiras de Marketplace. E, realizar o repasse do valor posteriormente não é mais permitido. Apenas uma empresa financeira de meio de pagamento, ou seja, um gateway de pagamento, pode fazer esse tipo de operação (Fonte: BCB).

A Importância do Split de Pagamento

Portanto, se você adotar o modelo de comissão na transação, é preciso usar na sua plataforma uma tecnologia de Split de Pagamento, oferecida por uma empresa de gateway de pagamento.

Com o Split integrado à sua plataforma, o valor de comissão é repassado para a sua conta. E, o valor restante já é enviado para a conta do vendedor, sem que você se preocupe em operar manualmente os repasses. Além disso, a bitributação não ocorre. Isso porque você, como dono do Marketplace, recebe na sua conta apenas o valor da comissão. Assim, é gerada só uma nota fiscal referente a esse dinheiro recebido.

Para ficar mais fácil de entender, vamos usar um exemplo. Vamos supor que você tenha uma transação no seu Marketplace no valor de R$ 100. E, a sua comissão é de 20%, já  incluindo os custos do gateway de pagamento. 

Nesse exemplo, o gateway de pagamento irá enviar R$ 20 para a sua conta, e R$ 80 para a conta do vendedor. Além disso, vamos supor que o marketplace ficou responsável por pagar a taxa do gateway de pagamento. Então, após a transação realizada, o gateway irá descontar a taxa dos seus R$ 20 recebidos.

A vantagem de usar uma solução de Split de Pagamento é não se preocupar com a gestão dos pagamentos. E, poder focar em fazer seu negócio crescer.

Automatizando a Operação com Gateway de Pagamentos

Como falamos anteriormente, a Comissão na Transação é um modelo que cobra comissão sobre cada transação realizada no marketplace. Ele pode ser automatizado usando um Gateway de Pagamento que opere com a funcionalidade de Split.

E, além do Gateway de Pagamento, você pode contar com uma Plataforma de Marketplace Customizável. Isso facilita ainda mais o lançamento do seu negócio. Nesse caso, o Ideia no Ar pode te ajudar.

Construir uma plataforma do zero te custaria muito mais e levaria pelo menos 6 meses de desenvolvimento. Mas, a plataforma de criação de Marketplaces do Ideia no Ar permite lançar o seu negócio em poucas semanas. Seja ele do segmento de Produtos ou Serviços.

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