Gateway e Split de Pagamento para Marketplaces

Por: Ideia no Ar . Publicado em:02/10/2018

Marketplace

Neste artigo você entenderá o que é Split e Gateway de Pagamento e como esses fatores influenciam na criação do seu marketplace de sucesso.

Marketplace, a feira livre virtual onde anunciantes e compradores se encontram, é um modelo que vem dominando o mercado digital – seja na venda de produtos ou prestação de serviços.

Se você ainda não sabe o que é um marketplace, descubra aqui.

Entretanto, quando você resolve empreender um marketplace, irá se deparar com diferentes possibilidades de modelos de receita, ou seja, maneiras de ganhar dinheiro com o seu negócio.

As principais delas são:

*Lead:  Lead, em Marketing Digital, é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.”

O Problema da Bitributação

Entre marketplaces de sucesso, o modelo de receita de Comissão na Transação é o mais comum, por dois motivos:

  1. A adesão do vendedor é mais fácil, já que ele só irá pagar uma comissão se realmente vender dentro da plataforma.
  2. Ele permite que o Marketplace seja lucrativo em larga escala, pois quanto mais transações a plataforma gerar, maior será o faturamento e, consequentemente, seu lucro.

Entretanto, essa opção requer alguns cuidados. Você não pode receber o valor total da transação na sua conta bancária, reter a sua comissão e só depois repassar o valor para o vendedor.

Isso porque essa maneira de operar configura uma bitributação, já que você teria que gerar uma nota fiscal do valor total da transação, e o seu vendedor também teria que gerar uma nota referente ao valor que ele recebeu. Ou seja, o mesmo valor seria tributado duas vezes, causando um encargo de tributação desnecessário.

Além disso, em 2017 o Banco Central regulamentou as operações financeiras de Marketplace, e realizar o repasse do valor posteriormente não é mais permitido. Apenas empresas financeiras de meio de pagamento (Gateways) podem fazer esse tipo de operação. (fonte)

A Importância do Split de Pagamento

Com isso, caso resolva adotar esse modelo de receita, o ideal é você utilizar na sua plataforma uma tecnologia de Split de Pagamento, que é feito por Gateways de Pagamento.

Com o Split integrado à sua plataforma, o valor de comissão é repassado para a sua conta, e o valor restante já é enviado para a conta do vendedor, sem que você se preocupe em operar manualmente os repasses. Além disso, a bitributação não ocorre, pois você, como dono do Marketplace, recebe na sua conta apenas o valor da comissão, e com isso, gera uma nota fiscal referente apenas a esse dinheiro recebido.

Para ficar mais fácil de entender, vamos supor que você tenha uma transação no seu Marketplace no valor de R$ 100 e cobre uma comissão de 20% (já incluindo os custos do Gateway de Pagamento). Nesse exemplo, o Gateway irá enviar R$ 20 para a sua conta, e R$ 80 para a conta do vendedor. Como o Marketplace ficou responsável por pagar a taxa do Gateway de Pagamento, após a transação realizada, o Gateway irá descontar a taxa dos seus R$ 20 recebidos.

A grande vantagem de usar uma solução de Split de Pagamento integrada é não se preocupar com a gestão financeira dos pagamentos, e poder focar em fazer seu negócio crescer.

Automatizando a Operação com Gateway de Pagamentos

Como falamos anteriormente, o Split de Pagamento – modelo de cobrança de comissão sobre cada transação realizada no seu Marketplace –  pode ser automatizado usando um Gateway de Pagamentos que opere com a funcionalidade de Marketplace.

E, além do Gateway de Pagamentos, você pode contar com uma Plataforma customizável de Marketplace para facilitar ainda mais o lançamento do seu negócio. Nesse caso, o Ideia no Ar pode te ajudar.

Ao invés de construir uma plataforma do zero, o que lhe custaria muito mais e levaria pelo menos 6 meses de desenvolvimento, a plataforma de criação de Marketplaces do Ideia no Ar permite lançar o seu negócio em poucas semanas, seja ele do segmento de Produtos ou Serviços.

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