Empresas têm usado há séculos catálogos para vender seus produtos a clientes finais ou outros empreendimentos. Esse documento de propaganda também assumiu um formato digital ao se tornar um catálogo online, abrindo um universo de possibilidades e criando características próprias.
Neste material, vamos falar sobre catálogo online e o que é isso. Faremos também um comparativo entre catálogo online, e-commerce e marketplaces. Também daremos dicas de como montar o seu catálogo online. Acompanhe conosco!
Sumário
1- O que é catálogo online?
2- O que é melhor: catálogo online, e-commerce ou marketplace?
3- Vantagens de ter um catálogo online
4- Ferramentas e formatos para catálogo online
5- Como fazer um catálogo online?
6- Marketplace próprio: a evolução do catálogo online
7- Conclusão
O que é catálogo online?
É uma versão digital de um catálogo que fornece uma lista de itens ou serviços disponíveis aos clientes pela internet. Ele pode simplificar o processo de compra, permitindo que os usuários naveguem pelos produtos, visualizem suas descrições e façam pedidos de forma conveniente em seus próprios computadores, celulares ou tablets.
No contexto comercial, catálogos on-line são usados pelas empresas para mostrar seus produtos/serviços a um público mais amplo e facilitar as transações on-line. Esse termo também pode se referir a um sistema digital que descreve acervos de bibliotecas, museus e afins. No entanto, o foco deste artigo é a área comercial e a relação do catálogo online com e-commerces/ marketplaces.
O que é melhor: catálogo online, e-commerce ou marketplace?
Pensando em três formas de anunciar, negociar e vender produtos ou mercadorias: catálogo online, e-commerce ou marketplace, qual será a melhor opção para o seu negócio? Bom, veja algumas considerações sobre isso.
Catálogo online
O catálogo online é uma opção interessante, principalmente para pequenos negócios, devido ao seu baixo custo de implementação e sua simplicidade de operação. No entanto, apresenta limites para vendas de volume e operacionalização da venda em si.
E-commerce
Como uma plataforma que permite às empresas venderem produtos ou serviços online, o e-commerce fornece um carrinho de compras, gateway de pagamento e outros recursos que permitem aos clientes comprarem produtos diretamente do site. Nesse sentido, esse tipo de plataforma representa uma evolução em relação ao catálogo online, um passo de profissionalização das vendas, mas que ainda apresenta limitações.
Marketplace
O marketplace é o mais avançado, para pequenas, médias e grandes empresas com mais maturidade digital. Se o e-commerce é a evolução do catálogo digital, o marketplace é como um shopping digital, reunindo milhares de vendedores negociando com compradores em um só lugar.
Ele apresenta grande versatilidade tanto para quem vende seus produtos e serviços em um marketplace de terceiros, bem como para quem abre a sua própria plataforma de marketplace a fim de mediar negociações entre compradores e sellers. Escalável, com baixos custos de manutenção e alto potencial de rentabilidade, o marketplace é hoje responsável pela maioria do dinheiro circulado em vendas digitais.
Até mesmo grandes varejistas do mercado brasileiro, como Magazine Luiza, Casas Bahia, Shoptime e similares, que tradicionalmente operavam no modelo e-commerce, migraram suas operações para o marketplace sem deixar de vender seus próprios produtos.
Vantagens de ter um catálogo online
As vantagens dos catálogos online podem ser bastante interessantes. Em primeiro lugar, eles oferecem uma maneira conveniente para os clientes acessarem uma ampla gama de produtos ou serviços a partir do conforto de seus próprios dispositivos.
Isso significa que os clientes podem procurar produtos a qualquer hora do dia, de qualquer lugar do mundo, tornando mais fácil para as empresas atingirem um público mais amplo. Além disso, os catálogos online podem ajudar as empresas a estabelecer e manter uma imagem de marca profissional, especialmente em seus estágios iniciais.
Outra vantagem importante do catálogo online é que ele permite mais controle sobre preços e gerenciamento de estoque. As empresas podem atualizar facilmente as informações de preços e disponibilidade de estoque em tempo real, garantindo que seus clientes tenham as informações mais atualizadas na ponta dos dedos. E também, os catálogos online podem ser integrados a outros sistemas, como gateways de pagamento e transportadoras, tornando o processo de pedido mais eficiente e simplificado.
Além das vantagens mencionadas anteriormente, os catálogos on-line mais sofisticados também oferecem benefícios como capacidade de pesquisa e acessibilidade aprimoradas. Isso significa que os clientes podem pesquisar facilmente produtos ou serviços específicos usando palavras-chave ou filtros como faixa de preço, marca ou categoria.
Os catálogos digitais também oferecem às empresas a oportunidade de atrair novos clientes e expandir seu alcance. Ao ter uma presença online, as empresas podem atingir clientes que, de outra forma, não teriam conhecimento de seus produtos ou serviços, de maneira atraente e amigável ao usuário.
Ferramentas e formatos para catálogo online
Quando se trata da elaboração de um catálogo online, há duas principais formas de fazer e disponibilizar esse documento. Veja:
Catálogo digitalizado
É uma imagem estática que foi digitalizada e divulgada entre possíveis clientes. Normalmente, trata-se de um arquivo PDF ou em formato de imagem que é elaborado com programas de edição e disparado em aplicativos de mensagens.
Supermercados, por exemplo, usam muito essa estratégia, fazendo do catálogo online praticamente um panfleto digital. Embora estático e pouco interativo, o catálogo digitalizado é fácil de espalhar e viralizar entre clientes pelo WhatsApp, por exemplo.
Catálogo desenvolvido online
É feito para ser utilizado em navegadores ou plataformas próprias, como aplicativos mobile ou para desktops. Aqui, diferentemente do catálogo digitalizado, o software permite algum grau de interação com o usuário, que pode abrir os anúncios e verificar mais detalhes sobre o produto ou serviço que selecionou.
Em muitos casos, ele pode ser redirecionado para a área de vendas daquele produto ou serviço, conseguindo então realizar seus pedidos. Softwares como Flipsnack, Marq e Drawtify são algumas das soluções que permitem a criação de catálogos online.
Como fazer um catálogo online?
Veja aqui algumas etapas e dicas gerais que você pode seguir para criar um bom catálogo online:
- Escolha um modelo ou crie um arquivo em branco: existem diversos templates de catálogos online disponíveis para uso, muitos até mesmo gratuitos. Você pode também criar o seu modelo personalizado, a fim de reforçar a sua marca.
- Adicione imagens e fotografias de produtos: use imagens de alta qualidade para as suas mercadorias. Se não for possível captar imagens em alta resolução realmente atraentes para o seu negócio, é melhor pegar fotos de bancos de imagens ou fotografias disponibilizadas pelo fabricante.
- Mostre detalhes e informações do produto: detalhes técnicos, valores e outras informações relevantes são indispensáveis no catálogo. Quanto mais bem informado seu cliente estiver, mais chances de fechar negócio.
- Personalize o design com base nas cores da sua marca: ainda que a sua empresa ainda seja nova no mercado, é bom já consolidar uma identidade de marca que compreende cores, tipografia, elementos de design e mensagens da marca. Lembre-se disso ao montar o catálogo digital.
- Publique e compartilhe seu catálogo online: com tudo pronto, é hora de publicar e compartilhar o seu catálogo. Pode-se fazer isso com os contatos orgânicos de sua empresa, no “boca-a-boca”, pelas redes sociais e até mesmo com anúncios pagos. Faça chegar o seu catálogo não apenas ao maior número de usuários possível mas, principalmente, até as pessoas certas.
Marketplace próprio: a evolução do catálogo online
Como dissemos nos tópicos anteriores, desenvolver um marketplace próprio representa a evolução corporativa e empresarial. Empresas que já apresentam maturidade digital e buscam um crescimento em vendas mais robusto do que um e-commerce tradicional podem e já estão apostando nesse formato. Veja modelos de negócio que são diretamente privilegiados pelo marketplace próprio:
Marketplace B2C
Esse é o modelo de negócio mais comum no segmento: venda para o consumidor final (Business to Consumer). Empresas de diferentes portes encontram nos marketplaces B2C uma oportunidade para ampliar consideravelmente as suas oportunidades de negócio e o seu volume de vendas, fazendo seus produtos e serviços chegarem a um contingente muito maior de compradores.
Além disso, com sites bem estabelecidos criados a partir de plataformas especializadas na operação de marketplaces, o negócio apresenta a robustez e a segurança necessárias para operar milhares de vendas ao mesmo tempo.
Marketplace B2B
No segmento B2B (Business to Business), empresas estão encontrando nos marketplaces uma opção muito interessante para otimizar, baratear e simplificar as suas vendas para outras companhias.
A mesma robustez de dados e arquitetura da informação que permite a um marketplace vender para milhares de clientes ao mesmo tempo, também permite que as empresas vendedoras façam negócios recorrentes e de grandes volumes/quantidades com seus clientes. É uma forma excelente, por exemplo, de grandes empresas negociarem com seus distribuidores e atacadistas de maneira otimizada e ágil, com custos reduzidos.
Marketplace D2C
Nesse modelo (Direct to Consumer), grandes fabricantes reduzem custos ao eliminar intermediários da cadeia comercial, vendendo as suas mercadorias diretamente para o consumidor final. Gigantes corporações que produzem bens de consumo (bebidas, produtos de higiene, alimentos e outros), já estão investindo pesado nessas plataformas que apresentam forte tendência de crescimento.
Dica: o marketplace D2C é uma excelente maneira de escalar as vendas de uma indústria. Entenda como isso funciona neste e-book!
Conclusão
Um catálogo online é uma boa opção para melhorar os seus negócios, mas ele ainda se apresenta como uma solução incipiente e de pequena escala para vender aos clientes. Ainda que seja um passo inicial, ele pode facilitar o salto da sua empresa para crescer a receita de vendas e começar a operar plataformas mais eficazes, como um marketplace.
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