Ideia no Ar
  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Quem somos
Agendar reunião
✕
  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Quem somos
Agendar reunião E-mail:
[email protected]
Mulher controlando a cadeia de suprimentos.

Cadeia de suprimentos: o que é, tipos e principais etapas

Por: Matheus Dias . Publicado em: 30 de dezembro de 2022

  • Empreendedorismo
  • Home
  • > Blog
  • > Empreendedorismo

Para que um produto chegue até seu cliente final, ele passa por uma série de agentes e parceiros logísticos. Desde a produção da matéria prima, até a venda no varejo, um produto ou um serviço passa por uma cadeia de suprimentos que é operacionalizada por empresas de diferentes modelos de negócio.

Neste conteúdo, vamos falar sobre cadeia de suprimentos, ou supply chain, forma muito utilizada do termo em inglês. Vamos explicar o que é, como funciona, por que é importante e como a sua empresa pode ter um uso otimizado da cadeia de suprimentos. Acompanhe conosco! 

Sumário

1- O que é cadeia de suprimentos ou supply chain?
2- Importância da cadeia de suprimentos
3- Tipos de cadeia de suprimentos
4- Como fazer a gestão da cadeia de suprimentos?
5- Dicas para otimizar a cadeia de suprimentos
6- Como o Marketplace In ajuda a cadeia de suprimentos?
7- Conclusão

O que é cadeia de suprimentos ou supply chain?

Uma cadeia de suprimentos é a rede de empresas, organizações e indivíduos envolvidos na criação e entrega de um produto ou serviço. Isso inclui o fornecimento de matérias-primas, fabricação, transporte, armazenamento e distribuição do produto final ou serviço aos clientes.

O objetivo de uma cadeia de suprimentos é gerenciar de forma eficiente e eficaz o fluxo de bens e serviços de fornecedores para clientes.

Importância da cadeia de suprimentos

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é muito importante porque garante o fluxo eficiente e eficaz de bens e serviços desde o ponto de origem do insumo até o ponto de consumo do produto final. É feito o gerenciamento de matérias-primas, estoque, transporte e logística, bem como a coordenação de atividades em diferentes departamentos e organizações.

Um supply chain eficiente pode levar a custos mais baixos, tempos de entrega mais rápidos e maior satisfação do cliente. Além disso, um gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos também pode melhorar a competitividade geral de uma empresa no mercado, especialmente em um mercado concorrido como o dos e-commerces e marketplaces.

Tipos de cadeia de suprimentos

Quando o assunto é supply chain, existem vários tipos que podem ser implementados, tais como:

  • Supply chain de produção para estoque: esse tipo de cadeia de suprimentos é usado para produtos produzidos em antecipação à demanda do cliente, como bens de consumo.
  • Supply chain sob encomenda: esse tipo de cadeia de suprimentos é usado para produtos produzidos com base em pedidos específicos de clientes, como produtos sob medida ou produtos sazonais, como panetones e ovos de páscoa. 
  • Supply chain montada sob demanda: esse tipo de cadeia de suprimentos é usado para produtos que são montados com base em pedidos específicos de clientes, usando componentes pré-fabricados.
  • Supply chain reverso: esse tipo de cadeia de suprimentos é usado para coleta, transporte e processamento de produtos devolvidos ou reciclados. O nosso blog tem um artigo sobre logística reversa que está diretamente ligado com esse assunto. 
  • Green supply chain: esse tipo de cadeia de suprimentos é usado para reduzir o impacto ambiental de um produto durante todo o seu ciclo de vida, reduzindo o desperdício, o consumo de energia e a poluição.

Como fazer a gestão da cadeia de suprimentos?

Você pode ter um bom supply chain atuando a favor do seu negócio. O gerenciamento eficaz de uma cadeia de suprimentos envolve várias etapas importantes, incluindo:

Estratégia de produção

Desenvolva uma compreensão clara da demanda do cliente e crie um plano que se alinhe a essa demanda. Isso inclui prever a demanda, definir os níveis de estoque e determinar os cronogramas de produção.

Dessa forma, será possível coordenar e gerenciar o processo de produção para garantir que os produtos sejam fabricados dentro do cronograma e com os padrões de qualidade corretos.

Contato com fornecedores

Um bom e-commerce ou marketplace não é nada sem uma boa carteira de fornecedores. Identifique e selecione empresas que possam fornecer os materiais e componentes necessários com o preço, qualidade e cronograma de entrega certos.

Gestão de estoque

Estoque é fundamental. Em excesso, ele leva a desafios de espaço, produtos vencidos e prejuízos. Em falta, ele deixa seus clientes decepcionados por não poder comprar e receber em tempo hábil. Um aplicativo como um WMS pode ajudar sua empresa a fazer uma boa gestão do estoque. 

Logística e transporte

Também é crucial garantir que os produtos sejam entregues no lugar certo, na hora certa e na quantidade correta. Por isso, é preciso ter parceiros estratégicos em cada etapa do gerenciamento de logística, armazenamento e transporte dos produtos ou da prestação dos serviços.

Manutenção frequente

Revise e melhore continuamente os processos da cadeia de suprimentos para aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar o atendimento ao cliente. Use a tecnologia a seu favor.

Marketing e vendas

A palavra de ordem aqui é integração. Integre os sistemas e áreas comerciais com o supply chain para que a empresa possa ter mais previsibilidade em todos os processos logísticos. 

Dica: Aprenda neste kit como criar estratégias de marketing digital e consiga atrair potenciais clientes para o seu negócio!

Aspectos externos

Diversos aspectos externos podem interferir no seu supply chain. Sazonalidade, eventos inesperados, crises políticas e/ou econômicas, guerras, desabastecimentos domésticos ou internacionais, entre outros. É preciso levar tudo isso em consideração. 

Dicas para otimizar a cadeia de suprimentos

Além das etapas e passos que sua empresa pode tomar para fazer o supply chain rodar com muito mais eficiência, as dicas a seguir também podem ajudar muito. Dá uma olhada: 

Invista em tecnologia

É fundamental investir de maneira estratégica em tecnologia. Alguns sistemas podem ser muito úteis para a cadeia de suprimentos funcionar bem, tais como ERPs (gestão empresarial), CRM (gestão comercial) WMS (gestão de armazéns), entre outros. A sua plataforma de vendas também pode desempenhar um papel fundamental e, por isso, você deve conhecer o Ideia no Ar.

Estruture processos

Processos bem estruturados e documentados jogam a favor do seu supply chain. Por isso, simplifique a comunicação e a colaboração entre todas as partes envolvidas na cadeia de abastecimento. Você também pode fazer a Implementação de técnicas de gerenciamento de estoque, como just-in-time (JIT) e manufatura lean para reduzir o excesso de estoque e melhorar a eficiência.

Treine a equipe

A sua equipe precisa estar bem treinada e preparada para responder aos desafios, utilizar as técnicas e implementar as melhorias necessárias a uma cadeia de suprimentos. Por isso, monitore performances e  monte um cronograma de capacitações/atualizações para o seu time. 

Mantenha a qualidade

É preciso manter o seu supply chain sempre em evolução. Faça revisões e auditorias regulares da cadeia de suprimentos para identificar e eliminar gargalos/ineficiências. Além disso, monitore e avalie continuamente o desempenho de sua cadeia de suprimentos para identificar áreas de melhoria e fazer os ajustes necessários.

Controle a produção

Quem tem um marketplace pode desenvolver uma relação mais próxima com os fabricantes de seus produtos, de forma a entender características da produção e antecipar bons negócios. Monitore e controle a produção desde o começo para ter previsibilidade em vendas e entregas.

Estude os canais de distribuição

Diferentes canais de distribuição possuem peculiaridades e características próprias. É preciso entender quais canais são os mais relevantes para a sua empresa e que parceiros logísticos podem ser empregados. Por exemplo: Faz mais sentido armazenar produtos em um centro de distribuição, em um armazém ou instalações próprias? Se convém usar os correios ou outra transportadora, entre outras questões.

Como o Marketplace In ajuda a cadeia de suprimentos?

Um Marketplace In ocorre quando um empresário disponibiliza a sua plataforma para que terceiros possam vender. Abrir o seu próprio marketplace pode melhorar a cadeia de suprimentos, dando a você mais controle sobre o fornecimento e distribuição de produtos.

Você poderá trabalhar diretamente com os fabricantes para garantir qualidade e consistência, implementar sistemas de gerenciamento de estoque mais rígidos, simplificar a logística e o atendimento. Além disso, ter um relacionamento direto com os clientes por meio de seu próprio Marketplace In também fornece dados e insights valiosos que podem melhorar as decisões da cadeia de suprimentos.

Dica: Quer saber como investir na estratégia de Marketplace In? Confira este e-book!

Conclusão

Toda empresa, à medida que cresce, precisa ter uma gestão mais apurada de sua cadeia de suprimentos. O supply chain, na medida em que é um desafio, também representa uma grande oportunidade para sua empresa reduzir custos e melhorar resultados a curto, médio e longo prazo.

A plataforma de Marketplace as a Service (MaaS) Ideia no Ar tem integrações nativas e recursos que amplificam e otimizam a gestão de supply chain de ponta a ponta. Conheça a solução! 

Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido

Quer lançar seu próprio marketplace e ainda receber apoio de uma consultoria estratégica? Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe!

Crie um shopping virtual e aumente seu faturamento
Crie um shopping virtual e aumente seu faturamento
Publicado por:

Matheus Dias

Veja também

Gestão de marketing: grupo de pessoas trabalhando nisso.

Gestão de marketing: como aplicar na sua empresa

Grupo de pessoas adotando o open innovation.

Open innovation: o que é e como aplicar no marketplace

Mulher trabalhando na gig economy.

Gig economy: exemplos de marketplaces nesse cenário

  • Empreendedorismo
  • Marketplace
  • Negócio digital

Acompanhe nossos materiais e conteúdos, para aprender tudo sobre como criar seu próprio marketplace de nicho, seja para escalar sua empresa ou monetizar sua base de vendedores e clientes

Quero me inscrever gratuitamente

Ideia no Ar

  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Blog
  • Materiais Educativos
  • Quem somos
  • Trabalhe Conosco

Links

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • Linkedin
  • Empreendedorismo
  • Marketplace
  • Negócio digital

Entre em Contato

E-mail: [email protected] Entrar em contato

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para criar uma melhor experiência de navegação e personalizar nossa publicidade. Você concorda com as Políticas de Privacidade se continuar a usar este site.

Ideia no Ar - Plataforma de marketplace
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.