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Um homem usando um seller center para oferecer um melhor atendimento.

Seller center: o que é e porque usar na gestão do marketplace

Por: Matheus Dias . Publicado em: 27 de maio de 2022

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Muitas empresas de e-commerce já perceberam que o modelo de marketplace é bastante rentável e pode potencializar muito o crescimento dos negócios. Mas, visto que o empreendimento já está consolidado como uma loja virtual convencional, como converter este site em um marketplace? Para isso, elas utilizam um seller center!

Neste texto, iremos explicar o que é seller center, como essa ferramenta funciona e de que maneira os e-commerces podem utilizar suas soluções com um bom aproveitamento. Recomendamos que você acompanhe nosso conteúdo até o fim!

Sumário

1- O que é seller center?
2- Como funciona o seller center?
3- Quais as vantagens de um seller center?
4- Características e funcionalidades de um seller center
5- Quando o seller center é indicado?
6- Para além do seller center: plataforma de marketplace completa
7- Conclusão

O que é seller center?

É uma ferramenta de gestão utilizada por plataformas de marketplace para diversos fins. Dentre eles: admitir parceiros (vendedores) dentro de sua plataforma, gerenciar vendas, administrar canais de venda, fazer controle financeiro, realizar gerenciamento logístico, entre outras atividades. 

Como funciona o seller center?

Ele é utilizado para gerir as atividades das vendas em um marketplace. Sendo assim, via de regra, ele possui duas interfaces: uma para os vendedores e outra para administradores e proprietários do marketplace.

A partir dele, o proprietário da plataforma admite e exclui vendedores, define padrões e parâmetros de operação, tem um panorama dos indicadores sobre as vendas e anúncios, gerencia aspectos financeiros e realiza outras demandas.

Por outro lado, os vendedores têm a oportunidade de também gerir sua loja dentro do marketplace, administrar estoque, acessar suas vendas, definir aspectos logísticos de entrega, acessar seus indicadores individuais de venda e desempenho, entre outras ações.

Em um seller center todos os dados do marketplace são disponibilizados de maneira centralizada, o que facilita muito em ambas as pontas do negócio. 

Quais as vantagens de um seller center

Além da gestão centralizada das demandas de administradores e vendedores, um seller center também tem outras vantagens. Veja só:

  • Gerenciamento financeiro: alguns sellers centers também têm funções muito parecidas com as de um ERP, integrando também funcionalidades de gestão financeira, o que é muito útil para o negócio.
  • Otimização de rotinas gerenciais: muitos e-commerces e marketplaces têm dificuldade em gerir uma rotina produtiva que otimiza resultados. O seller center auxilia gestores do marketplace em ser muito mais assertivos.
  • Aumento do lucro: a eficiência na gestão do seller center pode ajudar a atrair mais vendedores e ampliar a quantidade de vendas, bem como seu ticket médio. Com os bons resultados e a redução de custos, o marketplace ganha em lucro líquido. 
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Características e funcionalidades de um seller center

Conheça agora algumas das principais funcionalidades que um seller center pode oferecer para o seu negócio:

Gestão dos sellers/vendedores

Sem dúvida, uma das principais atribuições e funcionalidades de um seller center é contar com uma ferramenta de gestão de vendedores. Afinal de contas, o marketplace precisa ter um controle rigoroso sobre os sellers que estão oferecendo produtos e serviços em sua plataforma, assegurando padrões de qualidade, documentação atualizada e prestação de contas. 

Split de pagamento

O split de pagamento também é outra função bem comum em sellers centers. Basicamente, o split é o rateio automático dos valores que entram na plataforma quando há uma venda. Assim, o dinheiro da comissão para o marketplace é dividido automaticamente, reservando os valores corretos de pagamento também para o vendedor. 

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Logística integrada

Os sellers centers também são úteis para integrar o marketplace a parceiros logísticos. O que acontece em muitas soluções é que, ao realizar uma venda, o seller center já dispara uma ordem de despacho para a transportadora parceira, emitindo também a etiqueta de embalagem do produto para agilizar a coleta, o transporte e a entrega. 

Catálogo de produtos

Sellers center também são utilizados para que os vendedores possam alterar os seus catálogos de produtos e fazer anúncios precisos e completos. Com interfaces simplificadas, os vendedores realizam as alterações, adicionam ou retiram produtos e também atualizam seus estoques para controle da plataforma. 

Fluxo de pedidos

Tanto para administradores, como para sellers, é fundamental ter acesso ao fluxo de pedidos que facilita a visualização ampla dos diferentes pedidos e seu status atual. Assim, o(a) vendedor(a) pode tomar a ação necessária e as soluções notificam os usuários em caso de ações necessárias, como despachar um novo pedido ou atualizar estoque. Isso também permite uma maior previsibilidade da rotina de trabalho.  

Dashboards e análises

Para facilitar a tomada de decisões e o planejamento estratégico do negócio, é comum que seller centers também ofereçam dashboards e análises com gráficos atualizados em tempo real. Assim, a empresa tem acesso a insights exclusivos que podem otimizar muito as ações estratégicas do marketplace. Você pode customizar a geração dos dashboards a partir de uma infinidade de dados coletados automaticamente pelo próprio seller center.  

Quando o seller center é indicado?

É indicado para e-commerces que desejam também abrir uma operação de marketplace. Também é indicado para plataformas de marketplace que estejam apresentando crescimento de operações, tanto em compras como em quantidade de vendedores.

Além disso, antes de contratar o seu seller center, convém também entender se o seu marketplace precisa de novas soluções (CRM, ERP ou outros), para planejar uma eventual integração durante a implementação de todas essas ferramentas.  

Para além do seller center: plataforma de marketplace completa

Embora o seller center seja uma opção bacana para potencializar a gestão do seu e-commerce, ele pode não ser a opção ideal. É muito mais assertivo para o seu negócio contar com uma solução completa que, além das funções de seller center, também seja a própria plataforma e também conte com recursos administrativos, criada especialmente para atender marketplaces.

O Ideia no Ar é a plataforma perfeita, que oferece a melhor experiência para gestores, proprietários, vendedores e clientes de marketplace. 

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Conclusão

Nos bastidores da gestão de um e-commerce é normal que existam diversos detalhes aos quais os empreendedores precisam se atentar. Quando um negócio virtual começa a crescer e se estruturar, torna-se necessário investir em novas ferramentas para que a excelência da gestão acompanhe a demanda de compras.

Por isso, convém conhecer as soluções disponíveis, tanto os sellers centers mais pontuais, como as plataformas completas para gestão e operação de marketplaces. 

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Matheus Dias

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