Ideia no Ar
  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Quem somos
Agendar reunião
✕
  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Quem somos
Agendar reunião E-mail:
[email protected]
roi

ROI: o que é e como calcular o retorno sobre investimento do seu marketplace?

Por: Carol Kuviatkoski . Publicado em: 4 de março de 2021

  • Marketplace
  • Home
  • > Blog
  • > Marketplace

Introdução

Medir os resultados em um negócio digital é essencial para entender a performance da empresa e definir os rumos do empreendimento. Uma das métricas mais importantes para saber se o seu negócio está no caminho certo é o ROI ou retorno sobre o investimento. 

Neste artigo, vamos explicar o que é ROI, quais são as suas vantagens e desvantagens, e como você pode aplicar essa métrica de forma assertiva no seu marketplace.

O que é ROI

O ROI  é uma sigla em inglês que significa Return on Investment ou retorno sobre o investimento. Esta é uma das métricas financeiras mais importantes de um negócio. Trata-se de um indicador que mostra o quanto de dinheiro a sua empresa está ganhando ou perdendo com os investimentos realizados.

Por isso, o ROI é muito utilizado pelos(as) empreendedores(as) na tomada de decisões. Afinal, cada ação realizada, principalmente as mais estratégicas, precisam levar em conta qual será o retorno gerado. 

Além disso, por meio da análise do retorno sobre o investimento, é possível identificar quais ações ou canais de aquisição de marketing funcionam melhor. Assim, você consegue direcionar esforços e, é claro, recursos financeiros para os locais que geram mais lucro.

Mas, como você pode descobrir o ROI do seu negócio? Basta aplicar uma fórmula simples: ROI = [(receita – custo) / custo] x 100. Com ela, o seu retorno sobre o investimento resultará em uma porcentagem, que te ajudará a aprimorar as suas estratégias, principalmente de marketing digital.

Dica: descubra como criar um negócio digital do zero neste ebook gratuito!

Vantagens do ROI

No geral, qualquer métrica apresenta vantagens para um negócio digital, caso seja escolhida de maneira correta. Com o ROI, não seria diferente, principalmente por ser um indicador-chave do desempenho e da saúde financeira de uma empresa. Muitas vezes, o ROI é utilizado como um KPI.

Um dos maiores benefícios do retorno sobre o investimento é que ele é um ótimo indicador da lucratividade do empreendimento. Além disso, o cálculo é simples e prático de fazer. Afinal, é necessário saber apenas a receita e os investimentos feitos. Então, de forma rápida você obtém um número que te ajuda a tomar decisões mais assertivas.

Outro benefício muito importante do ROI é justamente a tomada de decisão. Com esse indicador, fica muito mais fácil avaliar os resultados de cada ação separadamente. Por exemplo, é possível comparar o ROI obtido em cada canal de marketing do seu negócio: seja o Google Ads, blog, redes sociais, e-mail marketing, entre outros.

Então, a partir dessa análise você pode otimizar recursos, reduzir custos e qualificar a sua estratégia de marketing e de obtenção de leads. Resumindo, você consegue aplicar seu dinheiro de forma muito mais inteligente. Até porque ninguém quer ficar investindo naquilo que não traz resultado, não é mesmo?

Resumindo, acompanhar o ROI ajuda quem empreende a se aproximar das metas e objetivos do planejamento estratégico definidos para o negócio. 

Desvantagens do ROI

Apesar de ser muito vantajoso, o ROI também apresenta alguns pontos que você, empreendedor(a), deve ficar de olho. Isto é, como toda métrica, o retorno sobre o investimento tem limitações.

Primeiro, o cálculo do ROI não leva em conta alguns fatores como a sazonalidade e a inflação. Por exemplo, um retorno de X% pode ser dissolvido pelo aumento da inflação ou por impostos. Ainda, o número pode ser influenciado positivamente por algum fator sazonal, como o momento de mercado, e mascarar um resultado negativo.

Por isso, é muito importante ficar atento(a) às suas estratégias, principalmente aquelas que são de longo prazo. Quanto maior o período, maior é a possibilidade de fatores externos, como a inflação, afetarem o cálculo do seu ROI. 

Assim, é essencial que você esteja sempre acompanhando as suas campanhas de marketing, fazendo os ajustes necessários e monitorando a performance.

Então, a grande lição é que o número não diz nada sozinho. Você precisa analisar o ROI e entender os motivos do resultado obtido, considerando as características específicas de cada área ou ação.

Como aplicar o ROI ao seu marketplace?

Agora que você já sabe o que é o ROI, e quais são as suas vantagens e desvantagens, vamos conhecer dicas valiosas para aplicá-lo ao seu negócio digital:

Escolha bem as suas métricas

O ROI não é a única métrica relevante de uma empresa. Existem indicadores-chave de performance, ou KPIs, que podem ser estratégicos para o seu negócio. 

É preciso definir bem quais serão os principais indicadores da sua empresa. Assim, você consegue acompanhar os números que realmente importam. Não adianta criar relatórios gigantes com várias métricas diferentes e não conseguir analisar o que eles significam.

Além disso, é importante lembrar que alguns números acabam sendo apenas “métricas de vaidade”. Por exemplo, a quantidade de curtidas nas suas redes sociais não diz muito sobre o sucesso do seu negócio. Mas, a quantidade de leads e conversões pode ser um indicador mais adequado.

Conheça o mercado

Conforme falamos, alguns fatores da economia e do mercado, como a inflação e a sazonalidade, podem influenciar os resultados da sua empresa.

Por isso, é essencial acompanhar o cenário do seu nicho de mercado. Veja as notícias, procure pesquisas e converse com empreendedores(as) e clientes da sua área. 

Entender as mudanças no cenário pode ajudar você a fazer análises do ROI que sejam mais realistas e condizentes com o momento. 

Entenda o perfil de cada investimento

Outro ponto muito importante é conhecer o perfil de cada investimento realizado. Não adianta esperar que todos os canais de marketing tenham um ótimo ROI. Isso depende das características específicas de cada canal.

Ainda, é preciso entender o tempo de crescimento do ROI. Alguns canais demoram mais para gerar um bom retorno sobre o investimento. Por exemplo, a mídia paga, como o Google Ads, traz um resultado muito mais rápido do que a mídia orgânica, como um blog. Porém, no longo prazo, os canais orgânicos podem trazer um ROI vantajoso.

Ou seja, é preciso entender o perfil de cada canal e utilizar os mais adequados para o momento do seu negócio digital.

Dica: baixe já o nosso kit completo de marketing digital para marketplace!

Analise os dados

Sem dúvida, a análise do ROI é um ponto essencial para o sucesso de um negócio. Não adianta criar boas estratégias, se você não souber de onde está vindo o resultado e como replicá-lo.

Por isso, é fundamental desenvolver um olhar analítico e não apenas ver se o ROI está baixo ou alto.

Algumas perguntas que podem te ajudar nessa análise são:

  • O que foi feito para gerar esse resultado?
  • Por que algumas campanhas funcionaram bem e outras não?
  • Como posso otimizar os resultados obtidos?
  • Quais fatores externos podem ter influenciado o ROI?
  • O meu ROI está bom com relação ao mercado? Nesse ponto, você pode realizar um benchmarking. 

Erre rápido e corrija rápido

Por último, mas não menos importante, é hora de aplicar melhorias. Depois da análise, é preciso definir os próximos passos. Ou seja, quais ações você irá tomar para melhorar os resultados da sua empresa.

Então, é fundamental ter um mindset de startup. Ou seja, ter um modo ágil de agir, baseado em fazer testes, errar rápido e corrigir rápido. Resumindo, quem empreende precisa se adaptar rapidamente às mudanças. Afinal, não adianta ficar preso a uma ação que não está trazendo o ROI esperado.

Conclusão

Muitos empreendedores e empreendedoras fazem as suas ações, principalmente de marketing, baseados no achismo. Mas, é essencial utilizar dados concretos para a tomada de decisão. 

Com o ROI ou retorno sobre o investimento, fica mais fácil identificar quais atividades estão gerando mais lucro para o negócio. Dessa forma, é possível otimizar os resultados e escalar o empreendimento.

Quer lançar um shopping virtual, tipo Uber, Airbnb ou Mercado Livre? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.

Crie um shopping virtual e aumente seu faturamento
Crie um shopping virtual e aumente seu faturamento
Carol Kuviatkoski
Publicado por:

Carol Kuviatkoski

Veja também

Gestão de marketing: grupo de pessoas trabalhando nisso.

Gestão de marketing: como aplicar na sua empresa

Grupo de pessoas adotando o open innovation.

Open innovation: o que é e como aplicar no marketplace

Mulher trabalhando na gig economy.

Gig economy: exemplos de marketplaces nesse cenário

  • Empreendedorismo
  • Marketplace
  • Negócio digital

Acompanhe nossos materiais e conteúdos, para aprender tudo sobre como criar seu próprio marketplace de nicho, seja para escalar sua empresa ou monetizar sua base de vendedores e clientes

Quero me inscrever gratuitamente

Ideia no Ar

  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Blog
  • Materiais Educativos
  • Quem somos
  • Trabalhe Conosco

Links

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • Linkedin
  • Empreendedorismo
  • Marketplace
  • Negócio digital

Entre em Contato

E-mail: [email protected] Entrar em contato

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para criar uma melhor experiência de navegação e personalizar nossa publicidade. Você concorda com as Políticas de Privacidade se continuar a usar este site.

Ideia no Ar - Plataforma de marketplace
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.