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Inovação Disruptiva: O que é e por que seu negócio precisa conhecê-la?

Por: Carol Kuviatkoski . Publicado em: 3 de julho de 2018

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Já percebeu como inovações são capazes de gerar transformações no mercado a ponto de desbancar empresas tradicionais e consolidadas? O WhatsApp fez isso com os serviços de SMS, o 99 está acabando com os táxis e o Nubank com os bancos. O que esses negócios têm em comum é a inovação disruptiva.

Ou seja, a capacidade de criar valor através da simplicidade e velocidade possíveis pela tecnologia. E se você não quer que a sua empresa tradicional seja engolida por alternativas mais inovadoras, é preciso se adaptar a este modelo.

O que é Inovação Disruptiva?

O termo inovação disruptiva foi cunhado por Clayton M. Christensen, professor de Administração na Harvard Business School. A teoria se tornou popular entre os empreendedores do Vale do Silício e ganhou espaço nas áreas de marketing e publicidade.

Inovação disruptiva é a inovação em uma tecnologia, produto ou serviço com características disruptivas em vez de evolutivas. Assim, ela provoca uma ruptura com os padrões já estabelecidos no mercado. Trata-se de algo inédito, original e transformador. 

Porém, as inovações desse tipo não são meras ideias criativas. Elas geram mercados e demandas que as pessoas nem sabiam que possuíam. Um exemplo disso é o aplicativo WhatsApp. Antes dele, as pessoas usavam os SMSs e ninguém havia sentido a necessidade de outra forma de comunicação.

Mas, com a chegada do aplicativo, que é um serviço gratuito e eficaz, uma nova demanda surgiu e substituiu o anterior. Os SMSs se tornaram uma opção cara e obsoleta diante da inovação disruptiva.

Em contrapartida, as empresas clássicas e até mesmo as líderes de mercado normalmente têm estrutura hierárquica fixa e evitam riscos. Em vez de inovar, elas investem em adicionar funções aos seus produtos já existentes.

Enquanto isso, os empreendedores disruptivos criam soluções inovadoras, mais simples e baratas. No início, esse modelo atende consumidores menos exigentes e tem margem de lucro menor. 

Mas, com o tempo, torna-se uma escolha eficiente e viável a vários clientes, gerando resultados exponenciais. Dessa forma, a ruptura cria um novo mercado e desestabiliza as empresas já estabelecidas.

Quer tirar todas as dúvidas sobre como funciona a inovação disruptiva? Confira o vídeo abaixo:

O que são Organizações Exponenciais (ExOs)?

Fazer inovações disruptivas significa ter um modelo de negócio exponencial. As organizações exponenciais são aquelas que possuem um propósito transformador e geram mudanças no mercado como um todo. Ainda, elas possuem um elemento base: a tecnologia.

A partir disso, o crescimento exponencial proporciona um aumento nas receitas muito maior do que o aumento nas despesas. Resumindo, organização exponencial é sinônimo de inovação, tecnologia e alto crescimento.

Segundo Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest, autores do livro Organizações Exponenciais, tais empresas apresentam as seguintes características:

Escala (Externo)

  1. Equipe sob demanda: ao invés de contratar funcionários fixos, as ExOs usam mão de obra externa. Isso garante flexibilidade e agilidade ao negócio.
  2. Comunidade e multidão: tais empresas cultivam uma rede de pessoas engajadas e entusiastas. Estão inclusos colaboradores, ex-funcionários, clientes, fornecedores e “fãs”.
  3. Algoritmos: negócios disruptivos usam algoritmos para identificar as necessidades dos consumidores e as tendências do mercado.
  4. Ativos alavancados: o empreendedor aluga, compartilha ou alavanca os recursos que tem disponível. Basicamente, são aplicados os princípios da Economia Compartilhada.
  5. Engajamento: as empresas exponenciais criam fortes vínculos com o público, por meios como plataformas digitais, redes sociais e promoções.

Ideias (Interno)

  1. Interfaces: o uso de interfaces e softwares para processar e comparar dados reduz a possibilidade de erro ao realizar decisões.
  2. Dashboards: consiste em reunir vários dados, gráficos e tabelas para um monitoramento prático de um grande volume de informações. Funciona como um painel de controle.
  3. Experimentação: os empreendedores disruptivos experimentam constantemente novas ideias e processos.
  4. Autonomia: essas organizações apresentam gestão descentralizada e equipes multidisciplinares e autônomas.
  5. Sociais: negócios exponenciais usam tecnologias sociais para manter interações horizontais. Ou seja, mesmo distantes fisicamente, as equipes são colaborativas.

Quer saber mais sobre o que são e como funcionam as Organizações Exponenciais? Confira o infográfico que o Ideia no Ar preparou:

Faça o download do PDF em Alta Qualidade clicando AQUI.

Como é o processo de Inovação Disruptiva?

Para transformar empresas tradicionais em disruptivas, os autores propõem quatro estágios. 

  1. Detecção: há indícios de que uma inovação é necessária no mercado. Por isso, é preciso uma boa visão de futuro. Mas, a vantagem é que a maioria das empresas não reage às transformações criadas pelas exponenciais. Isso porque elas têm processos lentos  e receio de inovar.
  2. Clareza: o modelo de negócio é validado. Aqui o empresário deve garantir que a disrupção tenha autonomia em relação ao seu negócio tradicional. Isso pode ser um desafio, pois os resultados são de longo prazo. Em 2011, quando a Netflix mudou o foco de DVDs para streaming, suas ações caíram 80%. 
  3. Transformação inevitável: o novo modelo de negócio se mostra mais promissor que o anterior. Diante disso, é preciso saber distribuir recursos entre os investimentos tradicionais e os inovadores.
  4. Normalização: a indústria sofreu uma disrupção radical. Então, o negócio enfim escala e tem o seu crescimento estabilizado.

Exemplos de Inovação Disruptiva

Existem vários casos de empreendedores que criaram inovações disruptivas, e passaram por este processo que explicamos.

Apple

Um exemplo clássico de disrupção é o computador pessoal. Antes de surgirem os PCs, os mainframes prevaleciam no mercado. Esses produtos custavam caro, e era preciso ter conhecimento em engenharia para usá-los. 

Então, a Apple começou a vender seus primeiros computadores pessoais. Tais modelos não tinham o bom desempenho dos mainframes, mas ganhavam no baixo custo e facilidade de uso. Dessa forma, a ideia criou um mercado que não existia antes.

NuBank

A empresa oferece um cartão de crédito controlado por aplicativo. Até mesmo para se tornar cliente não é necessário sair de casa: basta enviar fotos da documentação e assinar na tela do smartphone. Caso você perca o cartão, também pode bloqueá-lo pelo app. 

Além disso, não há tarifas, como a anuidade. A NuBank é, sem dúvida, uma organização exponencial, que detectou uma oportunidade gerada pelo atendimento complicado dos bancos.

Airbnb

O Airbnb é uma plataforma para o aluguel de acomodações. O aplicativo permite a conexão entre quem precisa de um local para se hospedar e os “hosts”, pessoas que tem um espaço disponível para alugar. 

A empresa já está presente em 191 países e foi avaliada em 30 bilhões de dólares. Trata-se de um negócio muito mais prático e barato do que diversos hotéis.

Como e por que tornar a minha empresa disruptiva?

São várias as vantagens de transformar sua empresa tradicional em disruptiva. Essa estratégia aumenta a competitividade, diminui custos e abre oportunidades de negócio. 

Para fazer isso, uma dica é pensar nas reclamações que os consumidores fazem. Isso ajuda a proporcionar soluções mais simples, baratas e eficazes. Ou seja, tente encontrar produtos e serviços que poderiam ser facilitados, seja nas suas funcionalidades, nos preços ou na gestão.

Por exemplo, a HP poderia ter criado PCs populares antes que a Lenovo aproveitasse a oportunidade. Além disso, as plataformas de tecnologia são grandes aliadas nesse processo de redução de custos.Por exemplo, os marketplaces, como Airbnb e OLX, são altamente escaláveis e exigem baixo investimento.

Saiba mais no artigo:  Como criar um marketplace de sucesso?

Outra dica é aderir a modelos mais abertos e descentralizados. Os negócios exponenciais tomam decisões ágeis, flexíveis e adaptáveis ao mercado. Assim, há espaço para o diálogo e criatividade na inovação corporativa. Uma sugestão é realizar reuniões frequentes e participativas ou brainstormings na sua empresa.

Ainda, a inovação não deve ser restrita aos produtos. É fundamental criar nichos de mercado para suprir necessidades de públicos insatisfeitos. Em suma, trata-se de uma verdadeira mudança no modelo de negócios. 

Conclusão

A inovação disruptiva está revolucionando o mercado com o uso da tecnologia e de soluções simples, eficazes e baratas. Existem vários exemplos de sucesso que já desbancaram muitas empresas tradicionais e líderes de mercado. Se você não quer ficar para trás, é fundamental adaptar-se ao novo modelo de negócio para tornar a sua empresa exponencial.

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Carol Kuviatkoski
Publicado por:

Carol Kuviatkoski

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