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Homem escrevendo código de programação

Preciso de um sócio desenvolvedor para a minha ideia?

Por: Luis Ribeiro . Publicado em: 21 de agosto de 2015

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“Eu preciso de um Sócio Desenvolvedor porque não entendo nada de internet!”

Essa é uma das coisas que mais escutamos aqui no Ideia no Ar desde que ele foi fundado em 2013. Sim… desde 2013 e ainda continuamos ouvindo empreendedores que acreditam que precisam de um sócio desenvolvedor para colocar um negócio na internet.

Não entenda errado, se o seu negócio físico já está dando muito certo e você quer expandi-lo com a internet ou simplesmente observou uma oportunidade de negócio digital, nós do Ideia no Ar somos os primeiros a incentivar o próximo passo.

Desde 2013 nós ajudamos mais de 300 negócios a serem lançados na internet e nenhum deles precisou de um sócio desenvolvedor para começar a operar. Isso mesmo, nenhum.

E não, nenhum dos nossos clientes era desenvolvedor. Eram profissionais de marketing, comunicação, especialistas de segmentos específicos, etc.

Se você se identificou com esse perfil e perguntou “o que eu devo fazer então?”, esse texto é para você!

Nesse texto você irá descobrir:

  • Porque a ideia de ter um sócio desenvolvedor é errada;
  • Os principais modelos de negócios digitais;
  • Opções para colocar o seu negócio na internet com cada um dos modelos sem um sócio desenvolvedor.

Aperte o cinto que está na hora de quebrar paradigmas!

Essas são as razões pelas quais você não precisa de um sócio desenvolvedor

Quando se fala em encontrar um sócio, normalmente você deseja que a pessoa tenha habilidades complementares às suas para que cada um possa cuidar de uma parte do negócio, certo?

Até então, a ideia de ter um sócio desenvolvedor se salva.

Porém, o que ninguém conta é que todos os sócios devem cuidar do negócio. Falando isso eu quero dizer que todos os sócios devem ter visão estratégica para discutir e direcionar um negócio para seu objetivo.

A ideia de um sócio desenvolvedor começa a ruir aqui.

Desenvolvedores têm um foco: entregar o escopo do produto. Quando um sócio desenvolvedor não dá muita atenção ao negócio, em geral, a culpa não é dele. Ele está fazendo a atividade que deveria estar fazendo, que por sinal requer muita dedicação, horas de trabalho e resiliência.

Mas vamos supor que você encontrou um sócio em potencial, que é desenvolvedor e com uma visão de negócios fantástica.

A minha pergunta é só uma: o que te garante que ele vai conseguir desenvolver que entregue o que você está querendo se você não entende de tecnologia?   

Como você já tem um negócio rodando ou tem em vista uma boa oportunidade de negócio, o único que tem a perder é você! O sócio desenvolvedor só estará dedicando as horas de trabalho dele, o que leva em muitos casos a uma ruptura do contrato social por melhores retornos financeiros a curto prazo em outras oportunidades.

Em geral, um bom sócio tem boas capacidades técnicas, é comprometido e compartilha da mesma visão de negócios e riscos que você!

No caso de um sócio desenvolvedor, isso é um santo e não um sócio.

Antes de falar da solução para os seus problemas, você precisa entender que existem alguns modelos de negócios possíveis na internet.

Cada um desses modelos se adequa a diferentes tipos de atividades que empresas podem realizar no mundo físico. Você deve escolher o modelo mais adequado para o seu negócio antes de colocar na internet.

Os 2 principais modelos de negócio para colocar um negócio físico na internet

Quando se trata de modelos de negócio físico que são possíveis de se tornarem digitais, podemos dividir em 2 categorias:

  • Vendas de Produtos; e
  • Prestação de Serviços.

Caso você deseje manter o seu negócio em domínio próprio, existem 2 modelos de negócios digitais possíveis para colocar sua empresa na internet:

  • E-commerce; e
  • Marketplace

Caso você deseje vender sua produção ou tenha uma loja que revenda produtos de outras marcas, o modelo de negócios digitais mais adequado para o seu negócio é o e-commerce.

Um e-commerce funciona como uma loja na internet. Nele você poderá divulgar o que deseja vender com fotos, descrições, ficha técnica e os demais detalhes que julgar pertinente.

Nesse modelo de negócios, você deverá ter estoque do que desejar vender na internet e pela entrega dos produtos. Você também deve ficar atendo à Lei do Comércio Eletrônico.

Se você quiser ter menos problemas para vender seus produtos na internet, você pode anunciá-los em marketplaces, como o Mercado Livre, o Submarino e a Magazine Luiza.

Marketplaces são como shoppings na internet. Em um shopping, lojas reservam espaços para expor os produtos aproveitando todas as pessoas que passam por ali. Em troca, pagam uma taxa para a administração do espaço e para marketing. Em um marketplace, você deverá pagar uma taxa para anunciar seus produtos, em troca você receberá todo o tráfego de acessos que aquele negócio já possui.

Caso você deseje vender serviços pela internet, o modelo mais adequado é o marketplace.

Diferente do e-commerce, o marketplace é um modelo mais dinâmico para atender as diferentes demandas de um negócio. Ele também é uma oportunidade de expansão geográfica para uma empresa de serviços.

Para você entender melhor do que estou falando, Getninjas, Uber e Airbnb são todos marketplaces de serviços. Aposto que você não deve ter percebido isso! E está tudo bem se não percebeu, a maioria das pessoas não percebe por conta das diferenças drásticas entre os negócios.

O Getninjas é um marketplace de serviços baseado em orçamentos, portanto é enviada para a base prestadora de serviços aquele pedido de orçamento e os prestadores negociam com o cliente. Já o Uber é um serviço de caronas instantâneo, no qual o motorista presta o serviço de transporte para o passageiro. E o Airbnb, através de agendamentos, une pessoas que precisam de hospedagem com pessoas que podem oferecer esse serviço.

Só até aqui eu falei de três possibilidades: orçamento, contratação direta e agendamento, mas as oportunidades são inúmeras.

O mais interessante é que no modelo de marketplace os serviços oferecidos não precisam ser somente de prestadores de serviços da empresa, sendo essa a principal forma de expansão territorial.

Vou te explicar melhor: marketplaces são ótimos organizadores de demandas e, como já expliquei, o dono do marketplace tira uma taxa de administração do serviço. Sendo assim, uma empresa prestadora de serviços pode atender em vários lugares organizando a oferta de serviços do local e lucrar cobrando uma taxa para isso. Simples, não?

Agora que você já conhece os principais modelos de negócio para colocar sua empresa na internet, vamos conhecer as principais opções de ferramentas para fazer isso sem um programador!

Ferramentas para colocar sua empresa na internet sem um programador

Existe uma série de ferramentas que podem ser usadas para colocar o seu negócio na internet sem precisar desenvolver ele do zero. Nós preparamos uma ferramenta na qual você descobre quanto irá custar para levar seu negócio para a internet.

ferramenta quanto custa levar o negócio para a internet

Se você descobriu que seu negócio é um e-commerce as melhores ferramentas para você colocar seu negócio na internet sem um sócio programador são:

  • Shopify: o Shopify é uma ferramenta simples e intuitiva para você colocar o seu negócio na internet em questão de horas. Você não precisará entender de design ou nenhum tipo de configuração web, isso vem tudo pronto. O seu trabalho será apenas cadastrar os produtos e fazer algumas escolhas de layout.
  • Xtech: Assim como o Shopify, você não terá muito trabalho além de cadastrar os produtos. A diferença está no suporte e nas integrações que a plataforma proporciona de acordo com o plano selecionado, mas claro, isso vem com um custo a mais. A plataforma também possibilita que você faça algumas alterações de código caso entenda um pouco do assunto.
  • Magento: Se você é um pouco mais entendido ou tem orçamento para usar com uma agência, o Magento é a melhor opção para você. Com uma plataforma mais robusta e com mais anos no mercado, o Magento oferece uma experiência mais completa para quem o utiliza.

Se você quer vender seus produtos na internet e não quer ter sua própria loja, você tem a opção de anunciar em marketplaces como o Mercado Livre e a OLX, ou recorrer a conectores como a Olist e o B2W.

Já se você tem uma empresa prestadora de serviços e percebeu que ter seu próprio marketplace é a melhor opção, estas são as ferramentas que você pode utilizar:

  • Sharetribe: a Sharetribe é uma das ferramentas pioneiras para criar marketplaces. Possuem uma ferramenta estruturada, porém o foco é em venda de produtos e existe dificuldade de suporte por ser uma empresa internacional.
  • N2N Virtual: O N2N Virtual, segue a linha do Sharetribe, possuem uma ferramenta focada em marketplace de produtos com custo baixo e suporte nacional.
  • Ideia no Ar:  O Ideia no Ar é a única empresa que possui uma ferramenta especializada para atender todos os tipos de demandas de serviços, com lançamento rápido e suporte eficiente, é a melhor opção para quem quer expandir uma empresa prestadoras de serviços na internet.

Conclusão

Após a leitura desse texto eu acho que você percebeu que a ideia de um sócio desenvolvedor não é a sua melhor opção, certo?

Existem diversas plataformas prontas para te ajudar a colocar seu negócio na internet de forma simples, rápida e sem a ajuda de alguém que “entende de internet”.

Se ficou alguma dúvida, escreva ela nos comentários. Nós vamos adorar te ajudar a encontrar a solução mais adequada para o seu negócio.

Se você tem uma empresa prestadora de serviços, aproveite para conhecer a solução do Ideia no Ar. Caso tenha ficado interessado, converse com um de nossos consultores gratuitamente e entenda como nós podemos te ajudar.  


Publicado por:

Luis Ribeiro

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