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Mulher com cartão de crédito na mão fazendo compras online.

E-business: o que é, quais as vantagens e como criar o seu

Por: Matheus Dias . Publicado em: 1 de fevereiro de 2023

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A internet agregou bilhões de pessoas em todo mundo por seus interesses, por lazer, por trabalho e por diversos outros motivos. Disso nasceram oportunidades de negócio que fizeram algumas empresas se tornarem as maiores do mundo. Estamos falando de negócios ebusiness.

Neste texto vamos falar sobre ebusiness. O que é este modelo, qual a sua importância e suas características, além de tratar sobre como você também pode operar um ebusiness em sua empresa. Veja conosco! 

Sumário

O que é e-business?
Diferença entre ebusiness e ecommerce
Vantagens do ebusiness para as empresas
Tipos de ebusiness
Exemplos de ebusiness
Como implantar o ebusiness na prática?
Qual a relação entre ebusiness e marketplace?
Por que criar um marketplace?
Conclusão

O que é ebusiness?

Um ebusiness é um negócio on-line que opera principalmente pela Internet. Esse tipo de negócio normalmente oferece produtos ou serviços que podem ser adquiridos e entregues eletronicamente, como downloads de software, streaming de mídia e conteúdo digital.

Os e-business também podem oferecer produtos e serviços físicos, como roupas, livros e decoração de casa. Muitos e-business oferecem uma combinação de produtos e serviços digitais e físicos. Os modelos de negócio para este segmento, na verdade, são praticamente intermináveis e cada vez mais opções têm sido desenvolvidas no mercado. 

A rigor, marketplaces também são ebusiness, visto que são negócios baseados na internet, ainda que possam ter alguma operação física. 

Diferença entre ebusiness e ecommerce

A principal diferença entre ebusiness e ecommerce é que o ecommerce geralmente compreende compra e venda de produtos e serviços pela internet, enquanto o e-business pode abranger uma gama mais ampla de atividades, como marketing, atendimento ao cliente, processamento de pagamentos e muitos outros tipos de negócio.

O comércio eletrônico se concentra na troca de bens e serviços, enquanto o e-business se concentra no uso da tecnologia para criar, gerenciar e melhorar os processos de negócios. Ou seja, todo ecommerce é um tipo de ebusiness, mas nem todo ebusiness é um ecommerce. 

Vantagens do ebusiness para as empresas

O ebusiness oferece uma série de vantagens para as empresas e seus investidores. 

Isso inclui, por exemplo, maior alcance e acesso global, melhor atendimento ao cliente, economia de custos e melhor coleta e análise de dados. Os e-business podem atingir um público muito mais amplo do que os negócios tradicionais, pois os clientes podem acessá-los de qualquer lugar do mundo, embora isso não seja a estratégia de negócio de todo ebusiness.

Além disso, os e-business podem fornecer aos clientes serviços mais personalizados e economia de custos ao eliminar a necessidade de lojas físicas e outras infra-estruturas. No geral, ebusiness são negócios menos custosos e mais simples de operar do que empreendimentos com operação totalmente física.

Com alto grau de automação, a maioria dos ebusiness também opera com uma necessidade reduzida de mão de obra humana em atividades repetitivas, permitindo à equipe priorizar o trabalho de tomada de decisões e ações que exigem cognição, além de reduzir o custo com pessoal.  

Dica: entenda o cenário do mercado de marketplace online neste infográfico gratuito! 

Tipos de ebusiness

Os tipos mais comuns de e-business são:

  • Lojas online (ecommerces): As lojas online são o tipo mais comum de e-business, pois permitem que os clientes comprem produtos físicos online.
  • Provedores de serviços digitais: Os provedores de serviços digitais oferecem serviços como web design, redação de conteúdo e marketing digital, entre outros. 
  • Software as a Service (SaaS): As empresas de software como serviço fornecem soluções de software por assinatura. Os tipos mais comuns são sistemas de gestão, jogos, entre outros. League of Legends e TOTVS são alguns exemplos. 
  • Provedores de streaming de mídia: Os provedores de streaming de mídia oferecem filmes, programas de TV e outros conteúdos digitais: Netflix, Globoplay, Prime Video, HBO Max são alguns exemplos.
  • Marketplaces: plataformas que mediam compras e vendas entre clientes e sellers. Representam hoje a evolução natural do modelo de e-commerce, atuando de certa forma como um shopping virtual. Hoje, este formato de negócio oferece diversas possibilidades para além do marketplace convencional, sendo usado até mesmo por grandes empresas para fazer vendas diretas e facilitar relação com fornecedores.

Exemplos de ebusiness

Veja três exemplos de ebusinesses de formatos diferentes, mas que conseguiram grande sucesso em suas respectivas áreas:

  • Amazon: o maior marketplace do mundo começou como um e-commerce de livros na década de 1990 nos Estados Unidos. Esta empresa sempre foi uma ebusiness, mas que migrou seu modelo de negócio da loja virtual para o marketplace, agregando também serviços de streaming e a fabricação de produtos próprios, como o Kindle e a linha Alexa.
  • Netflix: a Netflix nasceu como uma espécie de locadora virtual de filmes em DVD. A pessoa assinava o serviço digitalmente e recebia os discos em sua casa. Ela migrou para o streaming digital e tem grande sucesso, sendo o principal player deste segmento, moldando a concorrência do setor.
  • Nubank: o Nubank também é um ebusiness, pois baseia seus serviços financeiros na internet. Aqui, ele se encaixa como um provedor de serviços digitais, sem qualquer tipo de operação física.

Como implantar o ebusiness na prática?

A implementação bem-sucedida de um ebusiness requer planejamento, pesquisa e execução cuidadosos. Comece identificando seu mercado-alvo e criando um plano detalhado para o seu negócio digital – seja ele começado do zero ou nascido a partir de uma empresa física que já existe.

Em seguida, pesquise os concorrentes em seu mercado e desenvolva uma estratégia de marketing para diferenciar seu ebusiness da concorrência. Você também deve se concentrar em criar um site intuitivo e fácil de usar e garantir que ele seja otimizado para os mecanismos de pesquisa. Além de, é claro, focar toda a sua comunicação para a venda e a experiência do cliente.

Por fim, você deve testar e monitorar seu e-business para garantir que ele atenda às necessidades e expectativas do cliente. Como negócios digitais geram dados, você pode aproveitar estes indicadores para gerar insights úteis à sua tomada de decisão. 

Qual a relação entre ebusiness e marketplace?

Ebusiness e marketplaces têm um relacionamento próximo, já que muitos ebusiness usam marketplaces para alcançar mais clientes e aumentar as vendas.

Aliás, é um movimento comum hoje no mercado que empresas já consagradas em mercados físicos migrem parte ou toda a sua operação para um ebusiness marketplace. É o caso de Ambev, Heineken, Unilever, Nestlé e outras empresas que estão na casa de quase todas as pessoas – e agora também estão em marketplaces. 

Muitos e-business usam mercados para listar seus produtos e serviços, pois os mercados fornecem uma maneira fácil para os compradores encontrarem e compararem de diferentes fornecedores. Além disso, muitos marketplaces oferecem ferramentas promocionais que podem ajudar os ebusiness a aumentar a visibilidade e gerar mais vendas.

Nem todo ebusiness pode operar no formato marketplace, por peculiaridades de seu modelo de negócio. No entanto, onde este tipo de negócio digital pode ser operado, as empresas têm cada vez mais buscado investir 

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Por que criar um marketplace?

Existem diversos motivos pelos quais a sua organização deveria criar um marketplace e operar de forma mais digital:

  • Potencial de ampliação de vendas: marketplaces podem vender para muito mais pessoas – e também empresas, no formato B2B. É um modelo de ebusiness que reúne os interesses de compradores e vendedores em uma única plataforma, tendo um alcance muito maior, por exemplo, do que uma loja digital comum. 
  • Escalabilidade: com estruturas de custos que não crescem na mesma medida que o potencial de receita, marketplaces são negócios escaláveis. Ou seja, podem crescer de maneira sustentável e manter-se rentáveis mesmo em rápidas expansões.
  • Melhorar atendimento ao cliente: as plataformas de marketplace facilitam a relação cliente x vendedor, vendedor x plataforma e cliente x plataforma. Desta maneira, é possível realizar uma interface mais fluida entre os envolvidos e assegurar mais vendas.
  • Reduzir custos: para empresas que já operam no físico, um ebusiness marketplace reduz custos tanto com pessoal, como com gestão de estoque e instalações físicas. Esta economia pode fazer a diferença para os seus resultados. 
  • Obter mais leads: uma empresa convencional tem acesso a muito mais leads quando opera um marketplace. Afinal, já não existirá mais barreira geográfica e as estratégias de marketing digital podem atingir milhões de pessoas.
  • Se equiparar ou superar a concorrência: diversas empresas de muitos segmentos estão abrindo marketplaces. Operar neste formato pode equiparar ou até mesmo colocar o seu negócio à frente da concorrência. Por isso, a sua organização não pode ficar para trás. 

Dica: Quer saber como criar o seu próprio marketplace? Acesse já o checklist completo. 

Conclusão

O ebusiness tem sido o presente e é o futuro dos negócios no mundo inteiro. Mesmo com operações físicas, serão cada vez mais raras as empresas que não possuem qualquer atuação na internet. Por isso, colocar a sua empresa neste cenário com agilidade e eficiência pode fazer a diferença para os seus resultados. A criação de um marketplace é uma das melhores escolhas para se realizar esta transição. 

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Publicado por:

Matheus Dias

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