MENU
Ideia no Ar
Ideia no Ar
AGENDAR REUNIÃO
  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Quem Somos

Plataforma Marketplace: Como criar uma plataforma marketplace de nicho?

Por: Carol Kuviatkoski . Publicado em:03/08/2020

Marketplace

Introdução

O Marketplace é um tipo de negócio que vem crescendo cada vez mais. Por isso, muitos empreendedores pensam em investir nessa estratégia. Se você teve a ideia de criar um Marketplace, provavelmente se perguntou como fazer isso. Quem pode desenvolver essa plataforma? Será que existe uma plataforma marketplace pronta para facilitar o processo?

Afinal, muitas pessoas têm o ímpeto empreendedor, mas não sabem programar. E não há nada de errado com isso, pelo contrário. O seu foco como gestor(a) deve estar na estratégia e execução do negócio, e não no desenvolvimento da tecnologia.

Neste artigo, vamos te explicar o que é uma plataforma marketplace e se você deve contratar um programador(a) ou investir em uma plataforma pronta. Você também vai entender como criar seu marketplace de nicho e conhecer os principais modelos de negócio de uma plataforma marketplace.

O que é uma plataforma marketplace?

O Marketplace funciona como um shopping virtual. Ele conecta oferta e demanda de produtos ou serviços, reunindo vendedores ou prestadores de serviço em um só ambiente online. 

Há várias vantagens nesse modelo de negócios. Por exemplo, os clientes podem comparar orçamentos e avaliações de vários profissionais. Já os vendedores e prestadores de serviço, podem divulgar seu trabalho e conquistar novos clientes. E o empreendedor(a) que é dono(a) do marketplace consegue intermediar os negócios e lucrar.

Além disso, quem administra uma plataforma marketplace não precisa se preocupar com logística e fabricação. Já que essas questões são de responsabilidade dos fornecedores da plataforma.

Ou seja, há diversos motivos para o marketplace ser um tipo de negócio inovador. Com os marketplaces, as compras online se tornam ainda mais fáceis, rápidas e eficientes. 

Contratar um(a) programador(a) x plataforma pronta de marketplace

Uma decisão importante é saber quem vai criar a sua plataforma marketplace. Basicamente, existem duas opções: contratar um programador para desenvolver sua plataforma do zero, ou escolher por uma plataforma marketplace pronta. 

A vantagem de criar sua própria plataforma é o alto grau de customização que isso permite. Mas, também há desvantagens. Primeiro, é bem complicado gerenciar e avaliar um programador se você não tiver conhecimento nessa área. 

Além disso, o custo para contratar esse tipo de profissional geralmente é elevado. Se o programador realmente tiver conhecimento, o investimento pode ser de R$50 mil a R$100 mil reais, ou ainda maior se você desejar também um aplicativo para o seu negócio. Outra desvantagem é a demora para a criação da plataforma marketplace do zero. Já que isso envolve um período de testes, a correção de bugs, etc. 

Por isso, ao invés de contratar um programador, você pode usar uma plataforma marketplace pronta. Existem empresas especializadas nessa área, como o Ideia no Ar. Esse tipo de empresa já possui o código da plataforma pronto, já testaram suas funcionalidades e já operam com vários clientes. 

Ou seja, para você, empreendedor(a), só é preciso customizar a plataforma e deixar claro quais funcionalidades deseja. Você, gestor(a), não precisará se preocupar com a parte de programação. 

Os modelos de negócio de uma plataforma marketplace 

Marketplace de serviços

As plataformas marketplaces de serviços fazem a intermediação de serviços online. Ou seja, essas plataformas reúnem profissionais de um nicho de mercado que queiram ofertar seus serviços. Assim, os clientes podem contratar os serviços dos profissionais cadastrados. Há alguns tipos de marketplaces de serviços:

Marketplace de serviços por orçamento e negociação

Nesse modelo o prestador de serviços cadastra seu perfil e portfólio, e fica à disposição para receber contatos de possíveis clientes. A partir do momento em que o prestador recebe contato, inicia-se uma negociação de orçamento, prazo, preço, qualidade, etc.

Marketplace de agendamento de serviços

Esse modelo de plataforma marketplace permite que o cliente agende uma data e um horário para receber o serviço adquirido. Isso é um grande vantagem para os clientes, devido à flexibilidade que esse modelo de marketplace oferece.

Marketplace de aluguel de espaços ou produtos

O marketplace de aluguel é usado em vários tipos mercados. Isso porque, hoje em dia, é uma tendência compartilharmos bens ao invés de os adquirir. Existem marketplaces de aluguel de equipamentos, máquinas, espaços físicos, brinquedos, jogos, etc.

Marketplace de venda de leads

Nesse tipo de marketplace, um vendedor ou prestador de serviços adquire um pacote de créditos na plataforma. O pacote equivale à quantidade de leads (contato com potenciais clientes) que o vendedor deseja obter. Após usar os créditos, os contatos do potencial cliente, como nome, telefone, email, etc., são liberados para o vendedor. Assim, ele pode abordar o cliente, sugerir um orçamento e talvez fechar negócio.

Marketplace de produtos

Esse modelo de negócio é bastante comum entre os empreendedores. Ele funciona por meio da intermediação da venda de produtos. Há bastante concorrência nesse meio, principalmente se for dos tipos B2C ou C2C. Ainda assim, o nicho de produtos B2B tem mostrado ser uma boa oportunidade de investimento. 

Marketplace de produtos físicos

Esse tipo de marketplace oferece produtos físicos, ou seja, que chegam até às mãos dos clientes. Assim, mesmo que o marketplace seja uma plataforma online, o produto chega fisicamente até o cliente após a compra.

Marketplace de produtos digitais

Existem também marketplaces de produtos digitais, em que o produto é apenas virtual. Ou seja, o cliente pode usufruir do produto adquirido, mas sem tê-lo em mãos. Os produtos digitais podem ser cursos online, e-books, itens de games online, etc. 

Perfis de Cliente nos Marketplaces

Existem diversas formas de relações que podem ser estabelecidas entre fornecedores e clientes nos marketplaces. Vamos falar sobre cada uma abaixo.

B2B

Os marketplaces B2B, ou bussiness to bussiness, são voltados para vendas que ocorrem de empresa para empresa. Ou seja, esse tipo de marketplace atua na intermediação de negócios entre empresas, sem envolver o consumidor final. Por exemplo, se o dono de uma empresa deseja contratar outro para realizar serviços de limpeza, manutenção ou TI, ele pode buscar isso em um marketplace desse modelo. 

B2C

Os marketplaces Business to Consumer são tipos de marketplaces bem comuns. Neles, as vendas ocorrem direto para o consumidor final. Assim, há a oferta de diversos produtos ou serviços, e geralmente são voltados para pequenas e médias empresas. 

C2C

Os marketplaces C2C, ou Consumer to Consumer, são os que possuem transações entre pessoas físicas, consumidores. Esse tipo de marketplace exige um investimento mais alto, sendo rentável financeiramente apenas a longo prazo. 

Exemplos de plataforma marketplace 

Agora que você já sabe quais os modelos de plataforma marketplace que existem, conheça alguns exemplos de marketplace de sucesso:

Workana

A Workana, plataforma de mercado para trabalho freelancer e remoto, é um ótimo exemplo de marketplace de serviço por orçamento e negociação. A empresa foi fundada em 2012 e hoje já atua em diversos países pelo mundo.

Airbnb

O Airbnb é um dos maiores exemplos de marketplaces por aluguel. Nele, o hóspede aluga um quarto de uma pessoa que tem esse espaço sem ser usado. O modelo de receita é por transação.

Mercado Livre

O Mercado Livre é uma empresa de tecnologia que oferece soluções para várias pessoas e empresas. Ele é um dos maiores marketplaces de produtos físicos e funciona pelo método C2C, em que as pessoas podem comprar e vender vários tipos de produtos pela internet.

Shutterstock

A empresa Shutterstock foi fundada em 2003 e é um provedor de banco de imagens, vídeos, música e editorial. O negócio é um dos maiores marketplaces de produtos digitais. Ou seja, nenhum dos produtos é entregue em mãos ao clientes e sim, virtualmente.

GetNinjas

A GetNinjas é uma empresa brasileira referência em conectar clientes a prestadores de serviços por todo país. Ela é um dos grandes exemplos de marketplaces de venda de leads atualmente.

Uber

A Uber é um marketplace de serviços do tipo B2C que revolucionou os serviços de transporte privados. A empresa surgiu em 2009, na Califórnia, como uma Startup e hoje é referência em sua área.

DoctorAlia

O DoctorAlia é um marketplace de agendamento de serviços para quem procura especialistas de saúde em sua região. Ela é um exemplo de marketplace de agendamento de serviços que também foi bem-sucedido.

Como criar uma plataforma marketplace de nicho?

Você já conhece quais são os principais modelos de marketplaces e já se inspirou com alguns exemplos de sucesso. Mas, como criar a sua plataforma marketplace? Selecionamos algumas dicas que podem te ajudar:

1. Pesquise o seu nicho de mercado

Pesquise bem antes de escolher seu nicho. Procure notícias e, principalmente, por ferramentas como o Google Trends e o Google Keyword Planner. Atente-se às tendências e escolha um nicho de mercado do seu interesse.

2. Escolha o seu modelo de negócios

É necessário definir o seu modelo de negócios. Existem diferentes tipos de marketplace para escolher, como nós já te mostramos. Avalie cada possibilidade e use um marketplace canvas para organizar sua ideia.  

3. Faça a prospecção da oferta de produtos ou serviços

Nessa etapa, é preciso fazer a prospecção de oferta para sua plataforma marketplace. Para isso, você deve definir a persona dos seus vendedores ou prestadores de serviço. E avalie qual é o perfil dos profissionais que você quer atrair. 

4. Atraia clientes com uma estratégia de marketing

Se você vai criar sua própria plataforma marketplace, investir em estratégias de marketing é essencial. Já que essa é a única forma de atrair clientes para o seu shopping virtual. 

5. Escolha a sua plataforma

Escolher uma boa plataforma de marketplace é fundamental para o sucesso do seu negócio. Existem várias opções e, por isso, é importante que você avalie qual é mais adequada para a sua empresa. 

Conclusão

Antes de criar uma plataforma marketplace é necessário planejar e definir bem qual será o seu nicho de mercado. Além disso, lembre-se de que existem vários modelos de negócio para uma plataforma marketplace. Escolher o ideal para o seu negócio é fundamental para o sucesso.

E você, está pensando em lançar um Marketplace? Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe. 

consultoria gratuita sobre marketplace wordpress ou magento
Carol Kuviatkoski

Publicado por:

Carol Kuviatkoski

Veja também

Branding: o que é e como fazer a gestão de marca de um marketplace?


Análise SWOT: o que é e como fazer para um marketplace?


Como ganhar dinheiro na internet: quais as melhores formas de empreender online?


  • Empreendedorismo
  • Marketplace
  • Negócio digital
Ideia no Ar

Acompanhe nossos materiais e conteúdos, para aprender tudo sobre como criar seu próprio marketplace de nicho, seja para escalar sua empresa ou monetizar sua base de vendedores e clientes.

Quero me inscrever gratuitamente

Ideia no Ar

  • Plataforma
  • Planos
  • Demonstração
  • Blog
  • Materiais Educativos
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

Links

Ideia no ar

Entre em Contato

E-mail: [email protected]
Entrar em contato

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para criar uma melhor experiência de navegação e personalizar nossa publicidade. Você concorda com as Políticas de Privacidade se continuar a usar este site.

Ideia no Ar
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.