Criar um negócio do zero não é algo simples. Além de questões burocráticas, planejamento e validações, muitas horas de suor são necessárias. Para te ajudar, neste artigo falaremos, de forma prática, sobre uma das principais etapas na hora de empreender: a pesquisa de mercado.
Vamos te mostrar a abordagem ideal para realizar uma pesquisa de mercado completa e que gere respostas úteis.
O que é pesquisa de mercado?
Fazer uma pesquisa de mercado significa coletar informações para identificar o potencial de sucesso do seu negócio.
Para isso, é muito interessante você conhecer métricas da área de atuação escolhida. Por exemplo, o crescimento do ramo nos últimos anos e o faturamento médio. Informações como essas podem ser encontradas em jornais, blogs e institutos de pesquisa.
Mas, o fundamental mesmo é você entender na prática como funciona o seu mercado. Afinal, de nada adianta realizar um planejamento sem partir para a execução. Pense só: toda hipótese pode ser válida. Porém, para descobrir se a hipótese está realmente correta, é necessário colocá-la à prova junto ao seu mercado.
Ou seja, não é porque uma hipótese funcionou em outro nicho que obrigatoriamente ela irá funcionar no seu. Há vários fatores envolvidos no sucesso de um negócio, como a cultura, a percepção de valor, além das necessidades e desejos dos clientes.
Por isso, mais do que pesquisar dados básicos do mercado, você deve ouvir os consumidores, colocar-se no lugar deles, entender as suas reais expectativas e perceber hábitos e tendências.
Tipos de pesquisa de mercado
Existem diferentes tipos de pesquisa de mercado. Cada uma delas ajuda o(a) empreendedor(a) a conhecer melhor algum aspecto específico do mercado. Portanto, não existe uma forma de pesquisa melhor ou pior. Há apenas aquela que é mais adequada ao seu objetivo no momento. Confira:
Exploratória
A pesquisa exploratória tem um caráter mais inicial de conhecimento do mercado e levantamento de ideias e reflexões. Ou seja, é feita uma exploração do nicho, como uma espécie de brainstorming, no qual as ideias serão posteriormente selecionadas e aprimoradas.
Trata-se de uma pesquisa mais livre, na qual todas as informações encontradas podem ser pertinentes para gerar insights sobre o negócio.
Nesse caso, podem ser utilizados questionários com perguntas abertas e entrevistas mais flexíveis.
Descritiva
A pesquisa descritiva funciona como um aprofundamento da investigação exploratória. A intenção é validar hipóteses e testar as ideias que o(a) empreendedor(a) possui.
Por isso, dizemos que esse tipo de pesquisa tem um caráter mais prático, e geralmente apresenta um foco quantitativo.
Por exemplo, é possível fazer relações entre duas ou mais variáveis (idade, gênero, classe social, etc.) a fim de verificar as hipóteses iniciais.
Causal
A pesquisa causal é aquela que estabelece relações de causa e efeito. Normalmente, ela é realizada em um estágio imediatamente anterior ao lançamento do negócio, como uma forma de fazer testes de validação.
Nessa forma de pesquisa, as variáveis são aplicadas para provar ou eliminar as ideias do(a) empreendedor(a).
Por exemplo, você pode aplicar a pesquisa causal no marketing da sua ideia de empreendimento. Assim, é possível fazer testes A/B, verificando quais canais de comunicação atraem o maior número de possíveis clientes para você.
Vantagens da pesquisa de mercado
Você já deve ter percebido que a pesquisa de mercado gera muitas vantagens para quem quer empreender. Mas, quais são elas exatamente? Vamos te mostrar as principais abaixo:
Conhecer o público
A pesquisa de mercado é essencial para compreender bem o seu público. Isso porque apenas pesquisar dados de consumo não é suficiente para realmente saber se a sua ideia terá sucesso. É necessário entender como o seu público age, quais são os seus hábitos, e os diferentes perfis de clientes existentes.
Decisões racionais e mais seguras
Com uma pesquisa bem feita, você consegue tomar decisões mais assertivas e baseadas em fatos, em vez de achismos. Você pode até ter ideias e estabelecer hipóteses, mas só é possível avaliar a eficácia delas colocando-as em prática por meio de uma pesquisa e de testes.
Evitar erros
A pesquisa de mercado também ajuda quem empreende a evitar erros e até a economizar recursos. Sem pesquisar o mercado, você pode gastar muito dinheiro para lançar um produto e ele pode não ter o resultado esperado. Mas, conhecendo o seu público e o potencial do negócio, fica muito mais simples ter sucesso.
Identificar tendências
A pesquisa também é muito útil para identificar novas tendências e hábitos de mercado. Pode acontecer de você começar a pesquisa com foco em criar um certo produto e ao fim dela identificar que a necessidade dos consumidores é outra completamente diferente.
Melhores ferramentas para uma pesquisa de mercado
Para fazer uma boa pesquisa de mercado, existem ferramentas específicas que podem te ajudar no processo. Separamos abaixo as principais:
Google Trends
O Google Trends informa quais são os termos e palavras-chave mais buscados em todo o mundo. A partir da ferramenta, você pode identificar tendências e até mesmo estimar o tamanho do seu público.
Google Forms
O Google Forms é uma ferramenta para a criação de formulários personalizados, que podem ser bastante úteis para a aplicação de questionários. A ferramenta tem diversas funcionalidades e permite tanto questões abertas quanto fechadas.
Survey Monkey
O Survey Monkey também é uma alternativa para a criação de questionários onlines. A versão gratuita permite a geração de 10 perguntas por questionário, e o recebimento de até 100 respostas. Já a versão paga tem diversas possibilidades de análise de dados.
Typeform
O Typeform também permite a criação de questionários online, com layouts diferenciados e atrativos. Assim, é criada uma experiência mais agradável para o usuário.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Agora que você já conhece o que é e quais são as vantagens de uma pesquisa de mercado, vamos te mostrar o passo a passo de como aplicá-la. Vamos lá?
Defina objetivos
O primeiro passo de qualquer pesquisa é definir os seus objetivos. Isto é, qual é o motivo pelo qual você está pesquisando e quais dúvidas você pretende resolver.
É claro que, ao longo do processo, podem surgir outros insights e até mesmo outros questionamentos. Mas, é importante iniciar com um foco específico. Caso contrário, você corre o risco de dispersar muito a pesquisa e não encontrar as soluções específicas que precisa.
Alguns objetivos possíveis para a sua pesquisa de mercado são:
Descobrir novas tendências e oportunidades de nichos para empreender;
Entender a quantidade de pessoas que se interessam pela sua solução;
Compreender melhor a dor, ou seja, a necessidade ou desejo, dos seus clientes;
E identificar a percepção das pessoas sobre o preço do seu produto ou serviço.
Escolha o método
Em seguida, é preciso definir quais serão os métodos de aplicação da pesquisa. Ou seja, quais são as ferramentas ou meios que você irá utilizar para a coleta de dados?
Nós já citamos que o Google Forms, o Survey Monkey e o Type Form são algumas das alternativas para a aplicação de questionários.
Agora, sites como o Google Trends e as informações veiculadas em blogs, jornais e institutos de pesquisa podem ser úteis para a realização de levantamentos mais quantitativos sobre o seu mercado.
Além disso, você também pode fazer entrevistas presenciais ou online, grupos de discussão, observação do público ou enquetes rápidas, por exemplo.
Independente do formato escolhido, mantenha as perguntas claras e fáceis de entender. Busque evitar termos técnicos e deixe os participantes à vontade.
Vale ressaltar também a importância de não contratar terceiros para fazer toda pesquisa de mercado. É fundamental que o(a) dono(a) de um projeto ouça o seu público, entenda a sua “dor”, e descubra novas possibilidades de perguntas para guiar a pesquisa.
Colete os dados
A coleta de dados é a etapa de execução da pesquisa propriamente dita. Seja por meio de um questionário ou entrevista, por exemplo.
Aqui, é necessário ressaltar que nem sempre você deve perguntar ao participante exatamente aquilo que você quer descobrir. Como assim? Pense só: em um primeiro momento, você pode querer perguntar algo como “você compraria tal item?”. Mas, a resposta pode não ser tão verdadeira.
Portanto, tomar um caminho indireto é a forma mais confiável de conseguir respostas relevantes. Vamos imaginar que você queira abrir uma pastelaria no seu bairro. Em vez de perguntar se a pessoa iria comprar pastel no seu estabelecimento, descubra outros aspectos relacionados. Por exemplo:
Se as pessoas já vão a esse tipo de local (pastelaria);
Como é o consumo de alimentos no bairro;
Qual é a frequência com a qual as pessoas vão a restaurantes;
Quais são os motivos dessa frequência;
Qual é o gasto médio nos estabelecimentos;
O que agrada e o que não agrada em cada negócio;
O que a pessoa mais gosta de consumir;
O que a pessoa não consumiria de maneira alguma;
Quais os estabelecimentos mais famosos do bairro? Por quê?;
E se os novos estabelecimentos no bairro costumam atrair a atenção da pessoa.
Organize e avalie os dados
Depois disso, é a hora de reunir as informações e analisar todos os dados coletados. Inclusive, de nada adianta fazer uma boa aplicação da pesquisa de mercado e não avaliar com atenção aquilo que foi obtido.
Fique atento(a) se a pesquisa realmente respondeu os objetivos que você havia estabelecido previamente. Além disso, veja se há outros insights sobre questões que você não tinha nem se dado conta.
Por fim, faça um relatório final da análise, destacando os pontos principais e detalhando aquilo que for necessário.
Crie ou expanda o seu negócio
Após toda a realização e análise da pesquisa de mercado, é hora de colocar a mão na massa. No fim do processo, você terá validado as suas hipóteses e entendido se a sua ideia de negócio é promissora. Então, é possível criar um MVP – Mínimo Produto Viável e começar a empreender.
Conclusão
A pesquisa de mercado é um processo fundamental para quem quer empreender. Ela permite prever se a sua ideia de negócio realmente tem potencial de sucesso no mercado. Para criar um marketplace, isso não é diferente. Por isso, neste artigo, mostramos o passo a passo ideal para fazer uma boa pesquisa.
Acompanhe nossos materiais e conteúdos, para aprender tudo sobre como criar seu próprio marketplace de nicho, seja para escalar sua empresa ou monetizar sua base de vendedores e clientes.
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