O que é a Plataforma do Ideia no Ar? Como ela funciona?

Por: Equipe Ideia no ar . Publicado em:21/08/2018

Marketplace

Seja bem-vindo(a)!

O objetivo deste material é esclarecer todas as suas dúvidas sobre a Plataforma do Ideia no Ar, te ajudar a entender como ela funciona e de que maneira pode gerar o máximo de valor para o seu negócio.

Lendo você irá descobrir:

  • O que é a Plataforma e como ela funciona?
    • Você já ouviu falar da Plataforma, mas ainda não entendeu exatamente o que ela é, como funciona e como é diferente de outros websites? Esclareça tudo isso lendo esse capítulo.
  • Como poderei configurar a minha Plataforma?
    • Para que você consiga aproveitar ao máximo a sua Plataforma, é importante que conheça o básico de como ela pode ser configurada, como customizá-la e quais são as principais funcionalidades disponíveis.
  • Como utilizá-la para gerar o máximo de valor para o seu negócio?
    • Vamos focar no que importa: como você irá utilizar sua Plataforma no dia a dia. Precisa organizar sua rede? Fazer cobranças? Pedir orçamentos? Expandir seu negócio? Aqui você descobrirá como fazer tudo isso e muito mais.
  • Por que escolher o Ideia no Ar?
    • Ainda restaram dúvidas? Veja uma demonstração de como a sua Plataforma irá funcionar na prática e esclareça qualquer incerteza com nossos especialistas.

Boa leitura!

.

 

A Plataforma do Ideia no Ar é um sistema que permite que você conecte oferta à demanda. Ou seja, Prestadores de Serviço a clientes, Fornecedores a compradores.

Você já utiliza essas Plataformas! (Mas talvez não saiba)

Existem diversas Plataformas que funcionam dessa maneira. Inclusive, talvez você as utilize com certa frequência. Alguns exemplos disso são:

  • Uber: conecta motoristas a passageiros;
  • Airbnb: conecta espaços a serem alugados a hóspedes;
  • Mercado Livre: conecta ofertas de produto a compradores;
  • GetNinjas: conecta prestadores de serviço a contratantes;

A lista vai longe: OLX, Amazon, Elo7, Enjoei, Zap Imóveis, Só Carrão, etc.

Podemos comparar essas Plataformas a catálogos, vitrines online ou shoppings virtuais onde são oferecidos serviços ou produtos.

Essa vitrine pode estar disponível para público – como nos exemplos acima –  ou pode ser utilizada somente de forma interna – para expor e gerenciar os serviços prestados por uma empresa, por exemplo.

Qual é a diferença da Plataforma do Ideia no Ar para uma Loja Virtual ou um site tradicional?

Apesar de inicialmente parecer semelhante a qualquer outra loja virtual ou website, a Plataforma do Ideia no Ar funciona de forma bastante diferente.

As principais mudanças são:

  • Cadastro de anunciantes independentes;

Diferente de um e-commerce comum, onde uma única loja expõe o seu estoque de produtos ou equipe de prestadores de serviço; na Plataforma, várias pessoas (ou empresas) poderão ser cadastradas como Anunciantes, e cada uma delas terá uma “mini-loja” dentro da rede para expor sua oferta.

Por exemplo, um Salão de Beleza poderá cadastrar todos seus profissionais como Anunciantes e cada um deles irá expor seus serviços dentro da sua “mini-loja”. Lá eles poderão receber diretamente pedidos e agendamentos – falaremos mais sobre isso a seguir.

  • Os Anunciantes poderão transacionar por dentro da Plataforma;

Como dito anteriormente, os Anunciantes terão “mini-lojas” dentro da Plataforma. Com isso, o cliente poderá solicitar seu pedido diretamente para eles – negociando e realizando o pagamento sem intermediações e sem precisar sair do site.

Voltando ao nosso exemplo, o cliente poderá realizar seu pedido de corte de cabelo diretamente para o Cabeleireiro, agendar o horário e realizar o pagamento – tudo por dentro da Plataforma.

  • Existe um Administrador para gerenciar essa rede;

Enquanto isso, o dono da Plataforma terá um Perfil de Administrador. Através dele, poderá cobrar uma comissão em cima de cada venda/prestação de serviço ou uma mensalidade dos Profissionais cadastrados para continuar expondo seus serviços. Seu papel é gerenciar essa rede de acordo com a estratégia da empresa.

No infográfico abaixo você entenderá como tudo isso se encaixa dentro da Plataforma:

 

Ou seja, o Ideia no Ar permite que você crie a sua própria Plataforma, seja para uso interno ou para disponibilizar ao público.

Na prática, nossos clientes já estão utilizando suas Plataformas para:

  • organizar sua Rede de Prestadores de Serviço;
  • fazer agendamentos e cobranças de forma mais fácil;
  • automatizar a cobrança de mensalidades;
  • fazer cotações de forma eficiente;
  • criar um ambiente seguro de vendas;
  • criar o próximo GetNinjas/Elo7/Mercado Livre.

Explicaremos como tudo isso pode ser feito nos próximos capítulos.

Na prática, o que receberei com a contratação?

Podemos comparar a contratação da sua Plataforma ao aluguel de um imóvel.

As casas disponíveis para alugar em um imobiliária foram construídas por engenheiros e arquitetos de acordo com estudos e projetos bem estruturados.

Quando você a aluga, poderá adequá-la às suas necessidades – colocar móveis, pintar as paredes e decorar como preferir.

A Plataforma do Ideia no Ar funciona de maneira semelhante. Sua estrutura foi criada com base na experiência de mais de 300 negócios digitais e sua customização permite que o produto adapte-se às suas principais necessidades.

Todo esse processo funciona de acordo com uma metodologia exclusiva, onde iremos configurar e customizar a sua Plataforma individualmente para que se encaixe da melhor forma ao seu negócio.

Essa metodologia é chamada de Implementação, veja um mapa simplificado dela abaixo:

Para que você consiga aproveitar ao máximo a sua Plataforma, é importante conhecer o básico de como ela pode ser configurada, como customizá-la e quais são as principais funcionalidades disponíveis. Tudo isso você irá descobrir no próximo capítulo!

 

Botao_como-configurar-plataforma 

Equipe Ideia no ar

Publicado por:

Equipe Ideia no ar

Veja também

Acompanhe nossos materiais e conteúdos, para aprender tudo sobre como criar seu próprio marketplace de nicho, seja para escalar sua empresa ou monetizar sua base de vendedores e clientes.