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Mercado de Marketplace: Entenda o Crescimento dos Marketplaces no Brasil

Por: Carol Kuviatkoski . Publicado em:21/02/2020

Marketplace

Introdução

O mercado de marketplace cresceu muito nos últimos anos. Nos EUA e na China, a maior parte das compras e contratação de serviços online já é feita por meio de marketplaces.  

No Brasil, um movimento similar aconteceu recentemente, com a adesão de grandes varejistas ao modelo de marketplace. Alguns exemplos são a Magazine Luiza e a Americanas, que seguiram a tendência da gigante Amazon. 

E, no setor de serviços, o cenário não é diferente. Uber, Airbnb e iFood são casos de sucesso desse segmento.

Neste artigo, você vai conhecer o mercado de marketplace no Brasil, e saber qual é a expectativa de crescimento para esse ramo. 

O que é Marketplace

Um marketplace é como um shopping virtual. Trata-se de uma plataforma online que conecta oferta e demanda, seja de produtos ou serviços. 

Para os clientes, a vantagem é comparar perfis e orçamentos de diferentes profissionais ou produtos em um só lugar. 

Já para os vendedores, o marketplace funciona como uma vitrine virtual. Nela, os lojistas podem divulgar seu trabalho para diversas pessoas. Afinal, é muito mais fácil atrair público para um site que oferece diversas opções de marcas, do que para um e-commerce comum, com apenas uma loja.

Além dos benefícios aos lojistas e clientes, quem é dono de um marketplace têm várias vantagens. O investimento inicial é baixo e o negócio não exige estoque próprio, já que o empreendedor apenas realiza a intermediação dos serviços ou compras.

Mercado de Marketplace no Mundo

Apesar de ser um sucesso recente no Brasil, os marketplaces já estavam consolidados há muito tempo nos EUA. O Ebay foi o precursor dessa tendência, lançando a sua plataforma em 1995. 

A Amazon também foi um dos primeiros marketplaces a se popularizar. Para se ter uma ideia do sucesso da marca, a empresa já detém 50% das vendas online dos Estados Unidos. 

Esse modelo de negócios dominou o mercado virtual. Hoje, os marketplaces correspondem a 90% do faturamento do varejo online na China. Já nos EUA, esse segmento equivale a 33% (Fonte: Channel Advisor).

Além disso, os dados de faturamento do mercado de marketplace também impressionam. O crescimento do ramo deve dobrar até o ano de 2022, passando de US$ 19 a US$ 40 bilhões (Fonte: Juniper Research).

E, a opinião dos clientes reforça os dados de crescimento desse mercado. Mais de 90% dos consumidores que compram online utilizam plataformas de marketplace. Ainda, 36% deles  pretendem fazer mais compras por esse canal nos próximos 12 meses.

Mercado de Marketplace no Brasil

Após o sucesso em outros países, o mercado de marketplace vem crescendo no Brasil desde 2010. Nessa época, grandes grupos de e-commerce se tornaram plataformas de marketplace como Via Varejo e B2W.  

Outros exemplos como Americanas, Magazine Luiza e Extra se tornaram um sucesso no mercado de marketplace brasileiro. Tais empresas possuíam mais de 7.000 vendedores cadastrados no segundo trimestre de 2017. 

Esse número representou um crescimento de 13,6% em relação ao trimestre anterior. Na prática, houve um total de 7,6 milhões de ofertas, apenas nesses três marketplaces (Fonte: Precifica).

Em termos de faturamento, do total de R$ 47,7 bilhões arrecadado em 2017 pelo e-commerce brasileiro, R$ 8,8 bilhões são dos marketplaces. Assim, as plataformas já representam cerca de 20% das vendas online no país (Fonte: Webshoppers 37 – Ebit|Nielsen).

Já o crescimento do mercado de marketplace no país, de 2017 a 2018, foi de 90,7%, conforme pesquisa da Precifica. E, o sucesso do modelo não para por aí. Dos brasileiros que compram online, 95% usam marketplaces, de acordo com pesquisa da PwC e UPS.

Tendências de Crescimento do Marketplace

O mercado de marketplace tem empresas consolidadas em nichos que já são tradicionais do e-commerce convencional. Os setores de eletrônicos, eletrodomésticos e informática são alguns exemplos. 

Porém, existe muito espaço no mercado para explorar novos nichos. E, a tendência é que a oferta seja cada vez mais especializada. Afinal, os serviços segmentados têm rápida expansão e devem crescer 5,4% até o ano de 2020 (Business Research Company). 

Nessa lógica, surgiram marketplaces nichados, como o Doctoralia, SuperProf, Parafuzo, e GetNinjas. 

Além disso, 71% dos vendedores oferecem seus produtos em só um marketplace. Ou seja, há muito potencial para que os lojistas se cadastrem em diferentes plataformas para ampliar suas vendas.

Também, 50% dos empreendedores não entendem bem o que é um marketplace. Por isso, um trabalho focado na divulgação desse conceito pode ajudar a expandir ainda mais esse mercado.

Tipos de Marketplace e Exemplos Brasileiros

Existem vários tipos de marketplace, focados em nichos distintos. O mais comum é o modelo de venda de produtos físicos, como é o caso da Magazine Luiza, da Americanas e do Mercado Livre. Esse tipo de negócio conecta oferta e demanda de bens, sejam usados ou novos. 

Mas, o marketplace de serviços é um modelo que tem crescido exponencialmente. Esse tipo de empreendimento é uma grande oportunidade para empreendedores que desejam escalar sua operação. Geralmente, esse tipo de marketplace usa o conceito da economia compartilhada. Nesse caso, GetNinjas é um exemplo de sucesso.

Outra opção é o marketplace de agendamento, que é um nicho em plena expansão. Isso porque a maioria dos profissionais do Brasil são do setores de serviços, e precisam de canais efetivos para divulgação do seu trabalho. Esse modelo é usado com profissionais que trabalham com agendamento de horários. Por exemplo, psicólogos, professores particulares e médicos. O Doctoralia e o Superprof são algumas plataformas de agendamento. 

Ainda, o marketplace de aluguel é mais uma alternativa. Nesse modelo, é possível oferecer o aluguel de espaços ociosos, por exemplo, salas de escritório, ou locais para festas. O Airbnb, apesar de não ser brasileiro mas ter uma forte atuação no Brasil, aproveitou bem esse tipo de marketplace, conectando anfitriões e hóspedes de forma simples e barata. 

Anunciar em um Marketplace x Criar um Marketplace

Muitos empreendedores têm dúvida se devem abrir um marketplace ou vender em marketplaces já existentes. Não existe resposta certa, pois isso varia de acordo com o seu objetivo.

Você deve vender em marketplace se possui uma loja física e deseja aumentar suas vendas online. Além disso, a solução também funciona para quem é um profissional de serviços autônomo e deseja conquistar mais clientes, divulgando seu trabalho em marketplaces de serviços.

Mas, se você deseja ter um negócio realmente escalável e com grande potencial de expansão, deve criar o seu próprio marketplace. Essa opção é indicada para um profissional que já tem mais experiência no mercado, bons contatos e vontade de construir algo grande, que impacte a vida das pessoas.

Conclusão

O mercado de marketplace dominou o e-commerce no Brasil e no mundo. E, ainda há muito espaço para empreender nesse ramo. Dependendo do seu objetivo, é possível vender em marketplaces ou criar a sua própria plataforma. Para ambos os casos, existem diversos tipos de marketplace, desde produtos e serviços até agendamento e aluguel. 

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Carol Kuviatkoski

Publicado por:

Carol Kuviatkoski

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