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Marketplace de Nicho: porque definir um nicho de mercado

Por: Carol Kuviatkoski . Publicado em:01/10/2019

Marketplace

Introdução

Se você está pensando em abrir um marketplace, certamente precisa decidir quais produtos ou serviços oferecer. O primeiro impulso de muitos empreendedores é querer vender itens de todos os tipos. Porém, focar em um público específico é uma forma muito mais eficiente de conquistar clientes, e por isso um marketplace de nicho é a melhor estratégia pra você que está começando.

Ao contrário do que parece, isso não significa que você vai perder mercado. Na verdade, essa é uma maneira de “dividir para conquistar”. Isso porque ao criar um marketplace de nicho, você foca nas necessidades de um determinado público-alvo. Assim, o seu negócio se torna muito mais repetível e escalável.

Nesse artigo vamos te explicar o que é um marketplace de nicho, e como aplicar essa estratégia no seu modelo de negócios.

O que é um Marketplace de Nicho?

Um marketplace de nicho trabalha para atender um determinado nicho de mercado. O nicho de mercado é algo bem específico, como um recorte na área de atuação de um segmento. Por exemplo, uma área de atuação pode ser alimentação, enquanto um nicho é culinária vegetariana ou comidas para festas.

Talvez você não tenha se dado conta, mas muitos aplicativos que usamos no dia a dia são marketplaces de nicho. O Uber é um grande exemplo disso. O app de transporte foi criado com foco em uma persona bem delimitada: os profissionais de São Francisco, na Califórnia, que precisavam se deslocar para o trabalho. Esse público estava acostumado a chamar táxis, porém queria maior praticidade e qualidade no atendimento. Ao focar nesse nicho que estava insatisfeito, o Uber se tornou um grande sucesso. 

Do mesmo jeito, o Airbnb é um caso de marketplace de nicho que deu certo. O negócio começou com o objetivo de atender pessoas que procuravam hotéis para poder participar de eventos em determinada cidade. Hoje o Airbnb expandiu para atender principalmente o mercado de turismo e se tornou referência em diversos países do mundo.

Foi só depois de estarem bem consolidados em um nicho, que esses marketplaces expandiram o seu público. O Uber lançou a versão UberX, com preços mais acessíveis, e também o UberEats, que trabalha com delivery de comida. Já o Airbnb hoje não atinge apenas profissionais interessados em eventos, mas turistas de todos os tipos. A lição que fica é: antes de querer abraçar o mundo, é preciso atender muito bem um só nicho de mercado. 

Vantagens de um Marketplace de Nicho

No meio digital, nichar é uma estratégia muito eficiente, principalmente diante da grande concorrência. Pense só: gigantes como Mercado Livre e Magazine Luiza têm diversos tipos de produtos e já são bastante populares. Um marketplace novo não tem como concorrer com essas empresas, a não ser que opte por ser um marketplace de nicho. 

Pesquisas mostram que a taxa de conversão de plataformas focadas em um nicho chegam a 15%, enquanto marketplaces mais diversificados chegam a somente 1,5%. Esse é um exemplo dentre as várias vantagens desse tipo de negócio.  

Marketing para Atrair Clientes 

Com um marketplace de nicho, você ganha muito mais eficiência ao fazer campanhas de marketing. Isso acontece pois se o público é bem específico, você consegue direcionar a mensagem de forma assertiva. Por exemplo, nos anúncios em redes sociais, é possível segmentar a audiência por faixa etária, gênero, localização e até interesses ou gostos.

Afinal, de nada adianta que a campanha alcance várias pessoas, se elas não forem leads qualificados, ou seja, pessoas que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço. Por isso, se o seu negócio tiver um nicho, as taxas de conversão serão mais altas, assim como o ROI (retorno sobre o investimento) das suas campanhas de marketing. 

Resumindo, as campanhas de nicho são mais eficientes, pois com um menor orçamento em marketing, geram mais clientes do que se o público fosse amplo e diverso. 

Prospecção de Vendedores

Assim como ocorre com os compradores, a mesma lógica se repete na hora de atrair vendedores para o marketplace. Se você tem um nicho específico, é muito mais fácil especificar onde e como encontrar profissionais ou empresas para venderem na sua plataforma.

Por exemplo, se você decidir abrir um marketplace no nicho de cabeleireiros, já fica mais simples definir: a linguagem para atrair os profissionais, locais e redes sociais que eles utilizam, estratégia mais clara de como fazer uma listagem de telefone e e-mail desses profissionais para prospecção, etc. Dessa forma, ao nichar você acaba economizando dinheiro e tempo ao prospectar vendedores. 

Operação e Atendimento

Em um marketplace de nicho, você precisa lidar com apenas um perfil de cliente. Isso permite que o seu negócio se aperfeiçoe e entenda ao máximo as necessidades e desejos dos compradores. E, mais do que isso, essa estratégia permite que o seu negócio se torne uma referência na sua área de atuação.

Ao contrário, se você iniciar seu marketplace com uma variedade muito grande de produtos, existe o risco de o atendimento ser razoável. Já com um nicho de mercado, é possível focar na qualidade de um só perfil. Nesse caso, vale mais ser um bom especialista em um ramo do que entender pouco de várias áreas diferentes.

Ainda, todo o processo de operação e atendimento se torna mais padronizado, simples e repetitivo. Essas são características essenciais para que um marketplace seja escalável e possa expandir rápido. 

Redução de custos 

Tudo o que comentamos acima contribui para reduzir os custos do seu negócio. O marketing digital para atrair clientes e fornecedores, a operação (curadoria dos vendedores, atendimento, suporte) ficam muito mais baratos. Isso porque, em um marketplace de nicho, você se torna especialista em atender muito bem seu público-alvo, e toda a operação fica mais enxuta de ponta a ponta. 

Como Definir um Nicho de Mercado

Agora que você já viu as vantagens de ter um público-alvo definido, vamos te explicar alguns passos para decidir o seu nicho de mercado.

Primeiro, é muito importante levar em conta a sua experiência prévia com o segmento. Não adianta cair em modismos ou escolher um nicho que pareça rentável, se você não tiver conhecimento ou interesse pelo tema. Trabalhar com algo que você já possua familiaridade contribui para agregar mais valor ao seu cliente.

Além da experiência, um fator relevante é considerar produtos ou serviços que tenham uma alta frequência de compra dos consumidores. Avalie também o melhor ticket médio, para que a viabilidade econômica do negócio seja alcançada mais rápido, pois o potencial de rentabilidade do marketplace é um ponto importante do negócio.

Em uma estratégia de nicho, você também deve buscar suprir uma demanda do mercado. Para identificar quais produtos e serviços as pessoas mais estão buscando, você pode usar ferramentas como o Google Keyword Planner, Notícias da Imprensa, Bancos de dados de Instituições de Pesquisa e relatórios/levantamentos relacionados ao mercado pretendido…tudo isso pode te ajudar a escolher o melhor nicho para o seu marketplace.

Conclusão

No meio online, definir um público bastante específico é uma estratégia assertiva e eficiente, que foi usada por empresas como Uber e Airbnb. Ao abrir um marketplace de nicho, você aumenta a taxa de conversão, simplifica a operação e o atendimento, e reduz os custos do negócio como um todo. E, mais do que isso, o seu negócio se torna altamente escalável e mais fácil de expandir.

E se você quiser conhecer mais estratégias para ter um marketplace de sucesso, é só acessar o nosso webinar exclusivo sobre como criar um marketplace nesse link aqui.

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Carol Kuviatkoski

Publicado por:

Carol Kuviatkoski

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