Se você está pensando em criar um marketplace, certamente precisa decidir quais produtos ou serviços oferecer. O primeiro impulso de muitos empreendedores é querer vender itens de todos os tipos. Porém, focar em um público específico é muito mais eficiente para conquistar clientes. Por isso, um marketplace de nicho é a melhor estratégia pra você que está começando.
Ao contrário do que parece, isso não significa que você vai perder mercado. Na verdade, essa é uma maneira de “dividir para conquistar”. Com essa estratégia, você foca nas necessidades de um público-alvo. Assim, o seu negócio se torna mais repetível e escalável.
Neste artigo vamos te explicar o que é um marketplace de nicho, e como aplicar essa estratégia ao seu modelo de negócios.
O que é um Marketplace de Nicho?
Um marketplace de nicho trabalha para atender um determinado nicho de mercado. O nicho de mercado é algo bem específico, como um recorte na área de atuação. Por exemplo, uma área de atuação pode ser alimentação. Já um nicho é culinária vegetariana ou comidas para festas.
Talvez você tenha percebido, mas muitos aplicativos que usamos no dia a dia são marketplaces de nicho. O Uber é um exemplo disso. O app de transporte foi criado com foco em uma persona bem delimitada: os profissionais de São Francisco, na Califórnia, que precisavam se deslocar para o trabalho.
Do mesmo jeito, o Airbnb é um caso de marketplace de nicho que deu certo. O negócio começou com o objetivo de atender pessoas que procuravam hotéis para participar de eventos em determinada cidade. Hoje, o Airbnb expandiu para atender principalmente o mercado de turismo e se tornou referência em diversos países.
Foi só depois de estarem bem consolidados em um nicho, que esses marketplaces expandiram o seu público. O Uber lançou a versão UberX, com preços mais acessíveis. E, também o UberEats, que trabalha com delivery de comida.
Vantagens de um Marketplace de Nicho
No meio digital, nichar é uma estratégia muito eficiente, principalmente diante da grande concorrência. Pense só: gigantes como Mercado Livre e Magazine Luiza têm diversos tipos de produtos e já são bastante populares. Um marketplace novo não tem como concorrer com essas empresas, a não ser que opte por ser um marketplace de nicho.
Pesquisas mostram que a taxa de conversão de plataformas focadas em um nicho chegam a 15%, enquanto marketplaces mais diversificados chegam a somente 1,5%. Esse é um exemplo dentre as várias vantagens desse tipo de negócio.
Quer entender melhor as vantagens de definir um nicho de mercado? Assista o vídeo abaixo:
Marketing para Atrair Clientes
Com um marketplace de nicho, você ganha muita eficiência ao fazer campanhas de marketing. Isso acontece pois se o público é bem específico, você consegue direcionar a mensagem de forma assertiva. Por exemplo, nas redes sociais, é possível segmentar anúncios por faixa etária, gênero, localização e até interesses ou gostos.
Afinal, de nada adianta que a campanha alcance várias pessoas, se elas não forem leads qualificados. Ou seja, pessoas que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço. Por isso, se o seu negócio tiver um nicho, as taxas de conversão serão mais altas, assim como o ROI (retorno sobre o investimento).
Resumindo, as campanhas de nicho geram mais clientes com um orçamento reduzido.
Prospecção de Vendedores
Assim como ocorre com os compradores, a mesma lógica se repete na hora de atrair vendedores para o marketplace. Se você tem um nicho específico, é muito mais fácil especificar onde e como encontrar profissionais ou empresas para venderem na sua plataforma.
Por exemplo, se você abrir um marketplace no nicho de cabeleireiros, já fica mais simples definir a linguagem para atrair os profissionais. Além disso, é mais simples delimitar locais e redes sociais que eles utilizam, por exemplo. Dessa forma, ao nichar você economiza dinheiro e tempo ao prospectar vendedores.
Operação e Atendimento
Em um marketplace de nicho, você precisa lidar com apenas um perfil de cliente. Isso permite que o seu negócio se aperfeiçoe e entenda ao máximo as necessidades e desejos dos compradores. E, mais do que isso, essa estratégia permite que o seu negócio se torne uma referência na sua área.
Ao contrário, se você iniciar seu marketplace com uma variedade muito grande de produtos, existe o risco de o atendimento ser razoável. Nesse caso, vale mais ser um bom especialista em um ramo do que entender pouco de várias áreas diferentes.
Ainda, todo o processo de operação e atendimento se torna mais padronizado, simples e repetitivo. Essas são características essenciais para que um marketplace expanda rápido.
Redução de custos
Tudo o que comentamos acima contribui para reduzir os custos do seu negócio. O marketing digital e a operação ficam muito mais baratos. Isso porque, em um marketplace de nicho, você se torna especialista em atender muito bem seu público-alvo. Ou seja, o negócio todo se torna mais enxuto.
Como Definir um Nicho de Mercado
Agora que você já viu as vantagens de ter um público-alvo definido, vamos te explicar alguns passos para decidir o seu nicho de mercado.
Primeiro, é muito importante levar em conta a sua experiência prévia com o segmento. Não adianta cair em modismos ou escolher um nicho que pareça rentável, se você não tiver conhecimento ou interesse pelo tema. Trabalhar com algo que você já possua familiaridade contribui para agregar mais valor ao seu cliente.
Além da experiência, um fator relevante é considerar produtos ou serviços que tenham uma alta frequência de compra dos consumidores. Avalie também o melhor ticket médio, para que a viabilidade econômica do negócio seja alcançada mais rápido. Afinal, o potencial de rentabilidade do marketplace é um ponto importante do negócio.
Em uma estratégia de nicho, você também deve buscar suprir uma demanda do mercado. Para identificar quais produtos e serviços as pessoas mais estão buscando, você pode usar ferramentas como o Google Keyword Planner, além de buscar notícias, bancos de dados e relatórios do mercado.
Conclusão
No meio online, definir um público bastante específico é uma estratégia assertiva e eficiente, usada por empresas como Uber e Airbnb. Ao criar um marketplace de nicho, você aumenta a taxa de conversão, simplifica a operação e o atendimento, e reduz os custos do negócio. E, mais do que isso, o seu negócio se torna altamente escalável e mais fácil de expandir.
Acompanhe nossos materiais e conteúdos, para aprender tudo sobre como criar seu próprio marketplace de nicho, seja para escalar sua empresa ou monetizar sua base de vendedores e clientes.
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