O Corporate Venture é uma estratégia muito valiosa, utilizada pelas empresas para gerar inovação, por meio da conexão com startups. A prática se tornou uma tendência em todo o mundo.
Para você ter uma ideia, 75 das 100 empresas Fortune realizam ações de aproximação com startups (ACE Startups). Além disso, segundo a CrunchBase e CBInsights, em 2019 houve mais de 3.000 investimentos de corporações em startups.
Neste artigo, vamos mostrar o que é Corporate Venture, quais são os exemplos de sucesso e como você pode aplicá-lo na sua empresa. Vamos lá?
O que é Corporate Venture?
O Corporate Venture, também conhecido como CV, refere-se aos esforços de uma empresa para gerar iniciativas empreendedoras. Isso envolve tanto ações internas, relacionadas ao intraempreendedorismo, quanto externas, como a aproximação com startups, por exemplo.
Por isso, podemos dizer que o Corporate Venture é um tipo de iniciativa de inovação aberta, no qual grandes corporações visam inovar apostando em novos modelos de negócios. Dessa forma, a empresa não fica fechada em seus próprios processos.
O contato com iniciativas criativas e inovadoras pode ser muito benéfico para a expansão de qualquer grande empresa, mesmo que ela já esteja consolidada no mercado. Os aprendizados podem impactar diversas áreas da organização, desde o atendimento ao cliente, o aprimoramento dos produtos e até a otimização de processos.
Vantagens do Corporate Venture
O Corporate Venture é muito importante para as grandes empresas, principalmente em um contexto no qual diversas startups já desbancaram corporações consolidadas. Por exemplo, o WhatsApp fez isso com os serviços de SMS, o Uber está acabando com os táxis e o Nubank está concorrendo com os bancos. Aliás, esses são bons exemplos de inovação disruptiva.
Diante disso, a conexão e a troca de experiências entre empresas tradicionais e startups pode ser muito vantajosa. Essa aproximação permite ter um olhar mais criativo e inovador, além de identificar as oportunidades do mercado e estar sempre atualizado. Afinal, vivemos em um mundo em constante transformação.
Isso garante a competitividade das empresas e pode, inclusive, contribuir para que as corporações consigam expandir o seu nicho de mercado, por meio de parcerias, criação de novos modelos de negócios e spin-offs.
Tipos de Corporate Venture
Agora que você já conhece as maiores vantagens do Corporate Venture, vamos entender quais são os diferentes formatos dessa estratégia.
Corporate Venture Interno (CVI)
A estratégia interna de Corporate Venture envolve as iniciativas de intraempreendedorismo. Ou seja, trata-se da prática de empreender dentro de uma empresa, enquanto colaborador.
Assim, a organização incentiva que os próprios funcionários desenvolvam protótipos e ideias de novos produtos e processos. Se os projetos forem relevantes, a empresa apoia o lançamento e participa dos lucros obtidos.
Corporate Venture Externo (CVE)
Já o Corporate Venture externo está mais relacionado à ideia da inovação aberta. Nessa iniciativa, as grandes empresas tentam se aproximar de startups, aceleradoras e incubadoras. Esse contato com o ecossistema empreendedor permite a criação de soluções inovadoras e rentáveis.
Inclusive, algumas corporações compram startups ou investem nesse tipo de negócio. Em contrapartida, a startup recebe apoio na estratégia ou linhas de crédito, por exemplo. Tal tipo de projeto, onde a empresa faz o Corporate Venture investindo em fundos para startups, é chamada de CVC ou Corporate Venture Capital.
Exemplos de corporate venture
Existem muitas empresas consolidadas que estão investindo em Corporate Venture, por conta das muitas vantagens que essa estratégia apresenta. Conheça alguns exemplos de sucesso abaixo:
Inovabra do Bradesco
O InovaBra, do Bradesco, é um grande caso de iniciativa de Corporate Venture. O banco criou um ambiente de coinovação, que atua tanto de forma física quanto digital. Assim, é possível a interação de grandes empresas, startups, investidores e parceiros em prol da inovação.
O foco do Inovabra está nos segmentos de insurtech, healthtech, data analytics, big data, conectividade digital e segurança digital.
Youse da Caixa
A Youse é uma startup spin-off que foi criada pela Caixa Seguradora. Trata-se de um aplicativo de seguros que conquistou principalmente os jovens, pela praticidade do atendimento online e a burocracia reduzida. A empresa oferece algumas das opções mais acessíveis de seguros do mercado.
Cubo do Itaú
O Cubo Itaú é uma comunidade lançada em 2015, que conecta as melhores soluções para construir grandes cases de inovação para o mercado. O projeto conquistou o selo de mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina.
Formas de aplicar o Corporate Venture
Você já sabe quais são as vantagens de realizar o Corporate Venture. Mas, existem diferentes formas de aplicar essa estratégia, desde as mais pontuais até aquelas que necessitam de um comprometimento maior por parte da empresa.
Eventos
Uma das maneiras mais rápidas de realizar uma estratégia de CV acontece por meio de eventos, como hackathons. Nesse caso, a empresa reúne startups, empreendedores e profissionais do nicho de mercado para criarem soluções a fim de sanar algum tipo de problema da corporação.
Desse modo, podem ser criadas plataformas, produtos e serviços durante o evento, que acontece em um dia ou fim de semana, por exemplo. Além disso, o evento é uma ótima oportunidade para identificar startups que poderiam ser parceiras.
Programas de incubação e aceleração
A empresa também pode se aproximar de programas de incubação ou aceleração. Normalmente, estes espaços contam com empreendedores e startups que estão à procura de mentores, investidores e parceiros de Corporate Venture.
Por isso, se a sua empresa quer inovar por meio do Corporate Venture, uma dica pode ser participar de espaços de coworking. Isso pode ajudar você a ter a oportunidade de trabalhar lado a lado com startups e outras iniciativas inovadoras.
Intraempreendedorismo
Você também pode iniciar uma estratégia de Corporate Venture dentro da sua própria empresa. Estabeleça programas de intraempreendedorismo para que os seus colaboradores possam ter mais autonomia, inovarem processos e gerarem ideias.
Esse tipo de projeto é muito benéfico para aprimorar os produtos e serviços, além de reter talentos e valorizar a sua equipe.
Além de estabelecer parcerias com startups e iniciativas inovadoras, uma organização pode até mesmo adquirir uma startup que seja estratégica. Ou, pode realizar uma sociedade com esse tipo de negócio.
Essa forma de Corporate Venture já exige um grau de comprometimento e também de investimento maior, mas pode ser muito vantajosa a longo prazo.
Spin-off
Outra forma de Corporate Venture bastante vantajosa é a criação de spin-offs, que são empresas derivadas do seu negócio já existente. Ou seja, a estratégia consiste em criar novos modelos de negócios, cujo nicho de mercado pode ser, inclusive, diferente da sua área de atuação atual.
Dessa forma, é possível ampliar as fontes de receita e diversificar o alcance da empresa. Esta é uma das formas mais inovadoras de expandir uma corporação. E, o novo negócio pode ser baseado em diferentes modelos digitais, como marketplace ou SaaS, por exemplo.
O Corporate Venture é uma estratégia utilizada por grandes empresas a fim de gerar inovação e competitividade no mercado. Ela consiste na conexão com startups e outras organizações do ecossistema empreendedor, e podem abranger também iniciativas de intraempreendedorismo.
Uma das formas mais escaláveis de realizar o CV é a criação de spin-offs, que podem ter modelos de negócios exponenciais, como o marketplace.
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