Como poderei configurar a minha Plataforma?

Por: Equipe Ideia no ar . Publicado em:21/08/2018

Negócio digital

Você está no Capítulo 2: Como poderei configurar a minha Plataforma?

O objetivo deste material é esclarecer todas as suas dúvidas sobre a Plataforma do Ideia no Ar, te ajudar a entender como ela funciona e de que maneira pode gerar o máximo de valor para o seu negócio.

Lendo você irá descobrir:

  • O que é a Plataforma e como ela funciona?
    • Você já ouviu falar da Plataforma, mas ainda não entendeu exatamente o que ela é, como funciona e como é diferente de outros websites? Esclareça tudo isso lendo esse capítulo.
  • Como poderei configurar a minha Plataforma?
    • Para que você consiga aproveitar ao máximo a sua Plataforma, é importante que conheça o básico de como ela pode ser configurada, como customizá-la e quais são as principais funcionalidades disponíveis.
  • Como utilizá-la para gerar o máximo de valor para o seu negócio?
    • Vamos focar no que importa: como você irá utilizar sua Plataforma no dia a dia. Precisa organizar sua rede? Fazer cobranças? Pedir orçamentos? Expandir seu negócio? Aqui você descobrirá como fazer tudo isso e muito mais.
  • Por que escolher o Ideia no Ar?
    • Ainda restaram dúvidas? Veja uma demonstração de como a sua Plataforma irá funcionar na prática e esclareça qualquer incerteza com nossos especialistas.

Boa leitura!

2. como-poderei-configurar-plataforma.

Como expliquei no capítulo anterior, podemos comparar a contratação plataforma do Ideia no Ar ao aluguel de um imóvel.

Após a locação, essa casa poderá ser mobiliada de algumas maneiras diferentes. É sobre essas principais “configurações” que falaremos neste capítulo.

Não irei me aprofundar em detalhes sobre cada opção, já que isso será feito no processo de Implementação, logo após a contratação da Plataforma. Lá analisaremos o seu negócio e decidiremos juntos qual configuração irá melhor se adaptar às suas necessidades – como visto no mapa do capítulo anterior.

A ideia aqui é, simplesmente, que você entenda o que pode fazer com a sua “casa nova”.

Modelos de Configuração

Há diferentes tipos de configuração construídas para atender às necessidades de negócios que possuem ofertas e formas de pedido diferentes.

Dentro da nossa Plataforma você poderá oferecer:

  • Produtos (ex. brinquedos, roupas, espaços, cursos online, etc.)
  • Serviços (ex. filmagem, carona, aulas particulares, consultoria online, etc.)

Ambas as configurações podem ser utilizadas para ofertas físicas ou digitais – como cursos online, venda de leads ou consultoria via Skype, por exemplo.

configuraçoes plataforma

A forma como essas ofertas são solicitadas também pode ser escolhida para se adaptar ao seu negócio.

Você poderá escolher entre essas formas de pedido:

  • Para Oferta de Produtos
    • Venda
    • Locação
  • Para Oferta de Serviços
    • Pedido de Orçamento/Cotação
    • Agendamento

configuraçoes plataforma ideia no ar

  • Exemplos Práticos

Para ficar mais claro, aqui estão alguns exemplos de como os nossos clientes escolheram configurar suas plataformas.

O pessoal da Pyx Network – uma rede colaborativa de profissionais freelancers – configurou sua plataforma para oferecer os Serviços dos profissionais da rede, no modelo de pedido de orçamento/cotação.

Exemplo-plataforma-ideia-no-ar-pyx-min

A Paula da Kinti – uma empresa que permite alugar artigos infantis, como cadeirinha para carro – configurou sua plataforma para oferecer Produtos, no modelo de locação.

exemplos plataforma ideia no ar

O Ricardo, do Dentista Ideal – uma empresa que conecta dentistas à pacientes de forma online – configurou a sua Plataforma para oferecer os Serviços dos dentistas, no modelo de Agendamento.

plataforma-agendamento-ideia-no-ar

Já o Thiago, do EUAD – uma empresa que agrupa e compara cursos de Pós-Graduação em Direito – configurou a sua Plataforma para oferecer Produtos Digitais, no modelo de Vendas.

Assim, ele captura o contato dos interessados e distribui para as universidades parceiras.

produto-digital-plataforma-ideia-no-ar

.Esses são os Modelos de Configuração que você poderá escolher para que a plataforma se adapte da melhor forma possível a sua empresa. .

Customização da Identidade Visual

Agora com a sua Plataforma já configurada, você poderá personalizá-la de acordo com a identidade visual do seu negócio.

Continuando a comparação com um imóvel, no aluguel de uma casa – por exemplo – você poderá colocar seu móveis, pintar a parede e decorar os cômodos. Já a estrutura da casa (como o número de quartos, as paredes e saídas de água) deve ser mantida.

O mesmo acontece com a sua Plataforma Digital, você poderá escolher sua paleta de cores, imagens, textos, entre outros elementos. Algumas partes estruturais (como botões, campos, etc) são padrões do produto.

Veja como nossos clientes deixaram suas plataformas com a cara das suas empresas:

identidade-visual-plataforma-ideia-no-ar.

 

Principais Funcionalidades

Parabéns! A configuração da sua plataforma está pronta! Chegou a hora de utilizá-la dentro do seu negócio.

Irei apresentar algumas funcionalidades que você irá encontrar utilizando a sua plataforma.

Esta será uma visão geral, tenha em mente que cada Modelo de Configuração possuirá funções ainda mais específicas e otimizadas.

  • Vitrine Virtual Organizada

Você conseguirá organizar todos os prestadores de serviço ou produtos disponíveis em um só lugar. O cliente poderá encontrar o que busca através de um sistema de pesquisa eficiente, filtrar os resultados e ver mais detalhes de cada oferta antes de realizar seu pedido.

vitrine-virtual-ideia-no-ar

  • Pedidos e Cobranças Eficientes

A partir de um cadastro simplificado através das redes sociais, o cliente poderá fazer um pedido facilmente, negociar com prestadores de serviço por dentro da Plataforma ou adicionar quaisquer produtos dentro de um carrinho único, escolher entre diferentes formas de pagamento e receber sua encomenda em casa através dos Correios – caso seja um produto físico. Além de ser notificado a cada passo no seu e-mail.

Já você poderá ganhar dinheiro com a sua Plataforma cobrando uma comissão em cima de cada transação ou através de mensalidades dos fornecedores/prestadores de serviço. Para garantir a segurança, poderá também configurar o Pagamento em Garantia – de forma que o dinheiro só seja repassado após a realização do serviço ou entrega do produto.

fluxo-plataforma-ideia-no-ar

  • Fácil Gestão e Métricas Valiosas

Cada fornecedor ou prestador de serviço cadastrado terá sua “mini-vitrine” dentro da Plataforma, podendo editar informações ou cadastrar ofertas de forma independente. Já o administrador terá controle total sobre tudo o que estiver acontecendo dentro da Plataforma através do seu Painel de Controle com métricas do negócio.

metricas-plataforma-ideia-no-ar

 

  • Aspectos Técnicos Otimizados

Nós nos preocupamos com a tecnologia para que você possa focar no seu negócio. A Plataforma é intuitiva – não requer conhecimentos técnicos – e focada em fazer sua organização funcionar, além de contar com melhorias  constantes.

  • Diferencial Ideia no Ar

Através da metodologia individualizada de Implementação e nossa Central de Atendimento, você contará com os aprendizados e experiência que coletamos nos últimos anos lançando mais de 300 negócios digitais.

atendimento-ideia-no-ar.

No próximo capítulo você irá entender como pode utilizar a Plataforma para gerar valor para o seu negócio. Ou seja, como você vai utilizá-la no seu dia a dia.

Precisa organizar sua rede? Fazer cobranças? Pedir orçamentos? Expandir seu negócio? Lá você descobrirá como fazer tudo isso e muito mais.

Botao_Capitulo-3

Equipe Ideia no ar

Publicado por:

Equipe Ideia no ar

Veja também

Acompanhe nossos materiais e conteúdos, para aprender tudo sobre como criar seu próprio marketplace de nicho, seja para escalar sua empresa ou monetizar sua base de vendedores e clientes.