Voit: conectando esportistas por meio da inovação

Por: Carol Kuviatkoski . Publicado em: 27 de maio de 2020

Voit: conectando esportistas por meio da inovação

O marketplace Voit promove a troca de experiências e artigos esportivos com base na economia compartilhada

 

Todas as modalidades, infinitas possibilidades

O Voit é um marketplace esportivo, com foco na venda de produtos second-hand ou usados. Na plataforma, é possível encontrar desde artigos para ciclismo e corrida, até triathlon e surf. São mais de 15 categorias disponíveis, que contam com equipamentos, acessórios, roupas e calçados.

O marketplace também oferece conteúdo sobre esporte, para agregar mais valor aos clientes. Os voiters, como são chamados os usuários da plataforma, ainda podem trocar dicas e experiências sobre as atividades que praticam.

“Queremos promover a interação de pessoas, criando uma atmosfera segmentada e direcionada aos interesses de cada esporte, de cada mundo.”

 

De amante do esporte a empreendedor

A ideia do negócio surgiu por acaso, quando o fundador percebeu uma necessidade dele enquanto consumidor. Ao buscar uma camiseta de futebol na internet, ele percebeu que não existiam plataformas confiáveis e atrativas neste nicho de mercado.

Assim, o empreendedor decidiu criar um marketplace especializado no tema, proporcionando uma experiência personalizada. Essa segmentação permitiu uma conexão muito maior com o público, que acabou se tornando uma verdadeira comunidade em torno do negócio.

Na visão do empresário, o marketplace era o modelo de negócios mais adequado para tirar a ideia do papel. “Este é um modelo mais justo para ambas as partes, além de evitar onerar excessivamente a operação”.

 

Empreendendo o Voit

Apenas três meses após o lançamento, o Voit já está conquistando grandes resultados. “Ainda estamos no início, mas diria que fazer vendas neste momento de crise é, sem dúvida, uma grande conquista”.

Como o negócio está em fase inicial, os sócios ainda conciliam o empreendimento com seus empregos. Antes do lançamento, eles dedicaram um tempo à análise do mercado e ao planejamento do MVP (produto mínimo viável). 

“Nosso ponto forte é ser uma plataforma focada no esporte, onde esportistas vão encontrar produtos, conteúdo e oportunidades dentro do esporte que praticam. O ponto fraco é que temos concorrentes de peso que, embora não sejam focados no esporte, são grandes.”

Os fundadores contam que os feedbacks dos clientes têm sido bastante positivos. Mesmo assim, eles desejam aprimorar alguns aspectos do negócio nos próximos meses. A lição que fica é que não adianta ser perfeccionista, afinal, empreender é fazer testes, identificar pontos de melhoria e evoluir constantemente. 

“É claro que os desafios sempre vem, mas há algumas características que contribuíram para fazer o negócio dar certo. Sou uma pessoa resiliente, inquieta, que sonha grande e sempre procura novos desafios. Acho que essas características são vitais para qualquer empreendedor nos dias de hoje.”

 

Dica dos empreendedores

Diante dos resultados já alcançados, os empreendedores se sentem otimistas em relação à plataforma. O objetivo agora é transformar o Voit no maior marketplace esportivo do Brasil. Eles querem posicionar a marca como top of mind, para que “sempre que as pessoas falarem em esporte, pensarem na Voit”.

E, se você quer criar o seu próprio marketplace, a dica que os empreendedores deixam é:

“Você precisa entender muito bem o seu cliente, pois há muitas jornadas de consumidores diferentes. Mas, se você acha que tem um bom nicho de mercado para atuar, este pode ser o grande negócio da sua vida.”

Que tal conhecer o Voit, que foi desenvolvido com a plataforma do Ideia no Ar? É só clicar aqui.

E se você quiser lançar o seu próprio marketplace, agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.